Projeto com muitas lampadas fluorescentes - MR

Por: Marcelo Guarrata  

Em: 18/11/2008 11:45

Gago: Eu estou usando o max 9 mas obrigado mesmo assim. Bituca: Então Bituca, eu estou usando uma photometrica linear para cada dupla de luzes, na verdade para cada luminária, já que há apenas uma lampada em cada uma. A área renderiza mais rápido que a linear? Valeu!
Testa o Max 2009 Marcelo, eu tô usando e tô achando muito bom! Mas então, cada luminária tem uma lâmpada? Ai complica, acho que tanto faz usar linear ou area, o peso vai ser o mesmo se tiver que colocar muitas luzes... Tenta diminuir os samples de sombras das luzes mais distantes e deixar bom só nas luzes mais próximas... Um jeito de "feikear" é colocando uma luz area grandona no teto pra simular todas as lampadas, não fica com a iluminação tão definida, mas diminui o tempo de render....
Ai Marcelo, vc já tentou fazer com luz MR Area Omni com a opção Cylindrical. Essa ai faz luz cilindrica igual as lâmpadas fluorescentes ;) Coloca um shader de luz no slot de Shader no menu do Mental Ray dentro da luz, isso faz a luz ser emitida por todo o cilindro ;)
Magster: Tá parecendo uma boa idéia mas eu não entendi o que vc escreveu!! rss Dá pra vc detalhar um pouco mais? Estou chegando em um resultado legal aqui, logo eu atualizo.
A idéia do Magster é boa msm, pq luz comum é mais leve que photometric... Marcelo, pela a MR area omni e olha na lista que tem no menu area light parameters... lá aparece a luz cilindrica... vc regula o tamanho no size e width que tem em baixo... se vc clicar nas setinhas do lado do número e arrastar com o mouse, aparece o tamanho da luz na viewport ;) Testa ai, acho que vai ficar mais leve msm...
Ai Marcelo, era isso mesmo que o Gago disse, a luz MR Area Omni tem a opção de forma cilíndrica e funciona igual uma fluorescente. Mas tem um detalhe muito importante que é colocar um shader de luz no Mental Ray Light Shader que fica no último menu da luz. Porque sem isso a luz fica mais forte no centro do cilindro do que nas bordas, pra ter uma distribuição por igual vc tem que colocar o shader de luz. Como as luzes comuns são mais simples, eu acho que o tempo de render também vai ser menor nessa cena que precisa de muitas luzes. Posta ai depois pra gente ver!
teste
Oi gente! Ainda não são as imagens finais, tem câmera sem correção, alguns objetos estão errados... mas vejam ai! As luminárias eu fiz com photometrica linear mesmo mas sem sombra. Agora eu vou tentar com a omni e projeção cilindrica. Valeu
Está ficando legal, mas vc falou que não usou sombra nas luzes? Está aparecendo as sombras bem suaves na imagem. Ou vc usou sombra só nas spots que tem no teto? Eu fiz um teste de luz fluorescente com a indicação do Magster e achei que ficou legal. As photometrics não ficam boas comigo, não sei pq!
Então Vladis, apenas as luzes das luminarias estão sem sombra, o resto das luzes são free areas e essas sim com sombra. Ainda vou tentar usar as omnis com projeção cilindrica Valeu

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 700

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.