Projeto com muitas lampadas fluorescentes - MR

Por: Marcelo Guarrata  

Em: 18/11/2008 11:45

Olá pessoal, desculpem a ignorancia, mas o que é shader de luz, onde tem ? Abs.
Ai Osires, os shaders de luz ficam no último menu das luzes no modify, olha lá. Tem que ligar o enable e dai vc clica no botão de baixo que abre a lista com os shaders. Eles já vem destravados e dá pra usar, só o mib-cie-d e o mib-blackbody que vem travado e tem que ligar editando o arquivo de shaders. Eu acho melhor usar estes shaders mib do que os que vem destravados, porque estes mib são fotometricos. Quando vc coloca um shader desse na luz, os controles dela não funcionam mais e vc tem que controlar pelo shader, dai vc arrasta ele pro material editor pra poder editar. Olhem essa matéria do jeff patton: http://www.mrmaterials.com/mr-materials-blogs/Light-shader-tip.html
Mental Ray User
Olá Gutao, eu peguei onde voce indicou o que tem que fazer no codigo, mas desaprendi em que parte do max estão estes codigos e como fazer para edita-los. Me dá uma força Obrigado
Ai Osires, o arquivo é o base.mi que fica na pasta mentalray>shaders_standard>include Vc precisa encontrar o GUI do mib_cie_d e do mib_blackbody. Depois vc deleta a tag Hidden que aparece no código. Mas se for só pra testar shaders de iluminação, usa os comuns que já vem habilitados, dai vc já vê como funcionam. Os photometrics vão funcionar igual, dai vc consegue transformar uma luz comum em photometric.
Obrigado magster, Eu fui fuçar nos meus tutoriais e encontrei um do Glare que tinha que destravar, então eu descobri qual era a pasta e usei como o jeff explicou, acrescentei a palavra texture apos a palavra light e coloquei o sinal pound ( # ), na frente do "hiden" nos dois shaders. Verifiquei no Max no modify da luz e eles aparecem no Material Editor. É assim? Obrigado Marcelo Garrata, me perdoe por pegar carona no seu post.
Osires, não precisa colocar a palavra Texture após a palavra light, porque esse shader é só de luz. Quando vc coloca a palavra Texture vc está habilitando o shader pra ser aplicado como textura. Mas acho que não dá nada não. Se apareceu ali e aceita aplicar nas luzes, está certo!
Mental Ray User
Legal, então ! Agora que anotei para não esquecer mais, e sei onde encontrar, se der problema eu volto oque era, eu anotei as modificações que fiz. Agora é só treinar para ver os efeitos, o efeito do jeff, achei bonito. Obrigado
Oi gente! ai estão as imaegens finais. As imagens levaram em média 2h de render cada uma em um quad em 1500x1250px. Um abraço
Beleza Marcelo, ficou muito bom e o tempo de render também.
Ficou legal Marcelo, parabéns! Vc fez com luzes Photometrics mesmo? O tempo de render ficou bom, pode ser que diminuisse um pouco mais com luzes comuns, mas não muito.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 698

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.