Iluminação global interna com várias luzes - Mental Ray

Por: sanderpalma  

Em: 27/11/2008 21:48

Olá pessoal, Fiquei na dúvida em qual Forum deveria postar meu questionamento, pois poderia ficar em grupo de estudos também, mas vamos lá... Mandei duas imagens. Uma é a que fiz para um cliente, mas não fiquei satisteito com o resultado da iluminação global e acabei me utilizando do Photoshop pra arrumar. A outra eu criei uma cena para estudo....comecei do zero, mas a cena é bem semelhante. A cena é de um salão que se divide no meio...metade jogos e a outra metade Festas. Minha dificuldade ficou na hora de configurar o GI porque na cena original existem várias bexigas grudadas no teto e eu queria que as sombras ficassem numa posição convincente, por isso coloquei uma Mental Ray Omni logo abaixo de cada luminária. O que aconteceu foi que alguns photons ficaram muito forte e visíveis nas bexigas e o FG não conseguiu suavizar legal (com baixo samples). Gostaria de saber se tem algum macete para fazer essa iluminação. Eu queria disponibilizar o arquivo ... no caso de alguém querer baixar, mas não conheço nenhum site que tenha esse serviço...alguém sabe? Obs: Na cena criada para estudo eu não estou usando sombra do tipo área pq essa máquina que estou usando é novinha e não sei pq está gerando um artefato muito do esquisito (deve ser por falta do Service Pack). Também não estou usando AA para renderizar mais rápido. O engraçado é que na cena de teste não aparecem as marcas dos photons...por isso q preciso estudar!!! kkkk Abraço, Sander
Então...descobri dois jeitos de compartilhar arquivos. Então...se alguém quiser baixar a cena feita no max9 pode baixar por aqui: http://www.4shared.com/file/73446004/26c0eee2/ilum_int_estudo.html ou por aqui (a senha é 3d1): http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/sanderpalma/3dsmax
Boa Sander, vou baixar a sua cena pra testar e te falo o que conseguir. Mas eu já indicaria pra usar a Skyportal, em luzes iguais estas que tem no teto é a melhor opção, pq ela é uma luz area. Se vc não tem o max 2008 ou 2009, tenta com a luz photometric free area, que também é boa pra este tipo de luz. Mas vou te falar que gostei muito do material das bexigas, vc fez com qual material? O arquivo que colocou pra download está com os materiais? Uma forma que pensei pra diminuir o GI das bexigas é colocando o shader photon basic no material delas, já tentou isso? Se por um cinza escuro no specular vai diminuir bem o GI delas. Vlw pelo arquivo, vc trabalha muito bem. Acho que seria legal criar uma cena de estudo no fórum de grupo de estudo, o pessoal vai gostar de testar nesta cena.
parece q ta soh nas sombras ,parecem q tao todas duras? mas se for soh o gi q voce acha q eh o pro, diminui o multplier do gi valeu
Pessoal! Deixa eu pegar um gancho aqui pqe estou com um problema muito parecido, observando a primeira cena sobre a porta de vidro aparecem varios pontos luminosos ali, meu arquivo esta exatamente assim e tambem não consigo arrumar, quero deixar claro que estou usando max 9 , se alguem tiver a solução diz ai para que nos possamos resolver. Abraços.
Estes pontos luminosos em cima da porta aconteceream por causa do radius dos Photons ou do FG muito baixo. Quanto a qualidade do FG é pequena aparecem estes pontos nos objetos próximos, mas mesmo quando o FG tem boa qualidade, vai aparecer estas manchas se o raio dos Photons estiver errado ou se tiver poucos photons que não preenchem toda a imagem. Pode ver que não é só em cima da porta que está acontecendo isso. Arruma o radius e o FG que resolve bicho.
Deus é maior!
Bituca Valeu pela dica vou ver se assim resolvo o problema. abraços.
Uma dica do curso de Mental Ray: o tamanho do Radius do GI é melhor não ser maior que a espessura da parede. Corroborando com o Bituca, veja no Ligth Properties os Photons se não são poucos e se o FG não está pouco tambem.
Sander, essa sua cena é muito boa pra testar iluminação, todas as luzes são área e tem o vidro dividindo os dois ambientes... Coloca no fórum do grupo de estudo pro pessoal treinar!!! Estou postando meus primeiros testes... Coloquei material cinza em tudo e configurei a iluminação com skyportal... Depois coloquei material no vidro e nas bexigas pra ver como ficava... As bexigas precisam de mais samples no material pra não dar estes pontinhos, porque o material é translúcido... mas não ficou com o GI manchado... Vou fazer um render com os outros materiais.... Se quiser eu coloco o arquivo pra download... mas tá no max 2009...
Olá gago, sempre é bom conhecer vários métodos, se voce disponibilizar o arquivo eu fico grato. Abs.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 797

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.