Entrando no ramo + 1 ano de max + duvidas

Por: dbleal  

Em: 22/12/2008 03:28

Olá. gostaria de saber como os arquitetos/engenheiros costumam entregar as plantas pra vcs fazerem as maquetes... tem como achar isso na net ?
Dani-Boy ICQ#242196047
Oi dbeleal, tudo joia? Passando a madrugada estudando 3D? :) Olha eu particularmente nao tenho muita sorte com isso, recebo as plantas em DWG via email ou alguma midia, e vou te falar, na modelagem sempre encontro algum erro de arquitetura ou estrutura que seria notado mais tarde na execução da obra, um dos problemas em se trabalhar com os desenhos desvinculados é esse, de que voce pode fazer algo em um desenho e no outro fazer diferente. Neste momento exato estou com um projeto em mãos, tenho um preso de 6 dias para executar o trabalho, sendo que 2 deles ja se foram por conta de incompatibilidade nos desenhos. A fachada tem um detalhe volumetrico, no corte esse detalhe se encontra de outra forma por conta da estrutura, e na planta baixa ha paredes maiores que nos cortes... ou seja, hoje pela manha tentarei me reunir com o arquiteto responsavel para tirar essas duvidas, pois a tarde tenho uma reunião com o investidor que me contratou. Se vale como dica, sempre trabalhe com os desenhos finais e executivo, e deixe isso bem claro no contrato. Eu sempre especifico isso, mas creio que sempre pulam tais linhas ao ler o documento. Te mais.
"panorama4D" disse: Oi dbeleal, tudo joia? Passando a madrugada estudando 3D? :)
:-P pois é passei virei a noite estudando.. o negocio vicia e é gratificante quando dá certo. pois é ainda tenho duvidas a respeito disso. gostaria de ter alguns projetos em dwg pra poder me aperfeiçoar... onde consigo tais projetos ? de preferencia alguns simples pra começar.. é necessário algum conhecimento especifico para interpretar essas plantas ? ou só logica e bom senso já dao conta. outra coisa q me assusta é em relação as medidas.. elas precisam ser reais ? tipo fora a proporçãodo projeto em si.. pra q finalidade serve uma maquete eletronica ? é só pra ver como o projeto ficaria pronto ou como vc disse tb serve pra corrigir futuros problemas na obra.. tens msn ? ia ser ótimo uma ajuda on line de vez em quando :seila: da uma olhada no predio q fiz seguindo um tutorial q achei na net. adicioneis alguns modelos q nao foi em quem modelou... mas o prédio todo foi em quem fiz. é comum utilizar modelos feitos por terceiros ? ou vc prefere modelar tudo por conta ?
Dani-Boy ICQ#242196047
Olha, uma maquete virtual serve justamente para que se torne possivel visualizar a obra antes que ela se materialise, ai vem varias finalidades que vao desde: Facilitar uma venda, Convencer um grupo investidor, Vender o projeto... etc. No caso de se trabalhar com o metodo BIM, onde os desenhos 2D vem de um modelo 3D, criando-se assim uma conexao entre todos os desenhos, a resposta e sim, a maquete serve sim para se encontrar problemas que seriam encontrados no momento da execução, pois tal metodo segue uma linha de criação similar a linha de construção real. Ja no caso de trabalhos Artisticos, como é o caso de quem trabalha com Max por exemplo, voce pode encontrar erros sim, mas nao no nivel de quando se trabalha com BIM, pois no BIM o erro pode impedir a continuidade do trabalho, ja no Max voce pode maquiar. Com relação as medidas, o que vai contar e a proporção, pois uma perspectiva nao tem escala numerica, existe sim uma escala de proporção onde geralmente se leva como medida base o ser humano, dai o motivo de se usar molho em maquetes, e de fundamental importancia ter a medida humana em uma maquete para que se possa notar a escala do projeto. Olha, nesse link aqui do forum tem uma serie de plantas em dwg... http://www.tresd1.com.br/diversos.php?t=40862 Sobre a leitura de desenho tecnico, dai fica ruim de te falar como fazer, pois eu ja curso arquitetura a 5 anos, para mim ja e uma coisa natural olhar um desenho 2D e visualizar tudo em 3D. Mas creio que com o tempo voce vai ficando mais confiante, e logico que um projeto bem representado ajuda muito, pois tem representaçoes que nem jesus cristo entende. Mas procura livros de desenho tecnico, te indico procurar pelo autor GILDO MONTENEGRO. Tenho sim msn... [email protected] A modelagem do predio esta boa sim, agora so resta praticar criando uma maquete do zero partindo dos desenhos 2D. E é extremamente comum se usar modelos de terceiros, principalmente por um dos motivos que pesam nesse mercado de 3D para construção civil é o praso. Mas e sempre bom aos poucos voce modelar teus modelos, ate mesmo para praticar. Se eu tivesse o tempo disponivel eu modelaria todos os modelos que uso em maquetes, mas isso para mim se torna impossivel. Espero que tenha ajudado, te mais.
po ajudou pra caramba.. acabei de voltar pra casa sai pra entregar uns curriculos na minha area (design gráfico) e já falei com alguns arquitetos.. mostrei o predio pra ele e ele disse q ta mais ou menos.. e vai me ajudar a melhorar.. disse q vai me passar um projeto simples de uma casa e se eu fizer direitinho ele até me paga.. senão fica como estudo mesmo. ele disse q vai me ajudar tipo ele nao sabe fazer as maquetes mais sabe como elas devem ser.. vai me passar umas manhas... pra mim tá ótimo faço 3d a anos por diversão (claro q nao sempre) se ganhar um trocado pra mim tá ótimo. mas depois q eu tiver mais confiança ai sim vou cobrar pelo trabalho. no mais valeu ajudou pra caramba... vou continuar estudando... 3d é massa pra caral¨&%& abraço.
Dani-Boy ICQ#242196047
olá dbleal, tudo bom... po cara, e o seguinte... acho q sua história e muito parecida com a minha... eu aprendi a mexer no 3d max com um amigo meu, apenas por diversão, mais mesmo assim paguei a ele pelas aulas...rsrsrs e ai comecei a estudar o tão sonhado 3d max, na epoca o max 6 tava sendo lançado, comprava várias revistas sobre 3d nas bancas de jornal, ai conheci o site 3d1 (meu salvador) rsrsrsr, ai foi so cair matando nos estudos isso em 2004, ai, em 2006 comecei a vender meu trabalhos...rsrsrs eu nem te conto srsrsr CARA... OQ APARECEU DE NEGUINHO QUERENDO SE DAR BEM EM CIMA DE MIM...RSRSRSR DIZENDO Q MEU TRABALHO TAVA RUIM, MAIS Q IRIA ME AJUDAR... CARA... mais eu coloquei uma coisa na minha cabeça, q cobraria um valor "X" pelos meus trabalhos, dai como trabalho com cad á 8 anos, garimpei uns projetinhos e comecei a modelar... fui estudando mais ainda, as vezes sem estar a fim de estudar. hoje DEZ/2008 tenho um valor fixo q cobro pelo trabalho agora, e poucos reclamam... graças a Deus rsrsrs... onde eu quero chegar com isso: toma cuidado com essa parada de vou te ajudar pois mais tarde as pessoas podem não querer te pagar o valor correto de seus trabalhos, e pelo q vi em sua modelagem não ta ruim não cara... e so estuda um pouco mais e pronto... pode acredita, não se desmereça não... grande abraço e bons estudos!!! ps:não quero q pense q to falando por mau, mais e que o q mais tem hoje, e gente reclamando sobre valores nos serviços 3d... inclusive ak no site!! da uma estudada sobre renderizadores, aplicação de materiais/criação de materiais e luzes!!!! ak no site tem ótimos tutoriais!! e quanto as plantas baixas, tem como pega na net tb... boas festas!! KK
Ai galera tudo na boa? Tomem cuidado com este tipo de pensamento "se ganhar uma grama ta bom". Isso prejudica quem ja trabalha e voces que querem entrar na area tambem. Por que depois de fazer um trabalho muito barato ou até de graça fica muito dificicil (quase impossivel) cobrar o valor de mercado para uma maquete. Se eu tiver que modelar todo o projeto não faço nada por menos de R$250,00. Dai para o cara que ja pagou tipo uns "50 pila" nunca mais vai querer pagar 250, e voces vão ficar trabalhando pelos mesmos 50 pra sempre. Fiquem atentos. Grande abraço.
po valeu.. .tb acho q a modelagem já to ficando em um ponto intermediário.. texturização ainda me encomoda bastante... mais é mais por falta de estudo mesmo já modelei uma pá de coisa mais sempre faço uma iluminação mais ou menos.. apresentei essa foto ai pra um arquiteto e ele disse que ainda não está bom mais que ele vai me ajudar... vou conversar com ele certinho e vou estipular um valor minimo de 250,00 (acho q ninguem faz por menos q isso.) se ele nao quizer azar... de graça é q nao vou fazer. aprendi isso já mais valeu o toque.. nao vou dar uma de micreiro mesmo sendo um kkkkk me orgulho de ter aprendido praticamente tudo sozinho gostaria de fazer um curso. aproveitando o topico o q vcs acham q eu poderia melhorar ali na modelagem ? tipo texturização eu sei q ta bem fraca mais aos poucos eu melhoro isso.... queria saber umas tecnicas tb pra deixar tudo mais leve pq as vezes eu deixo de completar um serviço ou dar mais detalhe por que o computador pede arrego. ou fica muito lento pra trabalhar. o q me leva a outra pergunta.. qual a config minima pra trabalhar com 3d ?
Dani-Boy ICQ#242196047
Cara faz assim, cria outro topico na seção de imagens de maquetes para o pessoal fazer as criticas e sugestões para as tuas imagens, se não este topico (que está muito bom)vira sala, ehhehheh. Quanto a hardware voce pode pequiser pelo forum que este é uma assunto muito recorrente, mas se precisar pode criar quantos topicos forem nescesários. Grande abraço.
[quote:a795a2a8be]queria saber umas tecnicas tb pra deixar tudo mais leve pq as vezes eu deixo de completar um serviço ou dar mais detalhe por que o computador pede arrego. ou fica muito lento pra trabalhar. [/quote:a795a2a8be] Dbleal: Tente usar as opções de PROXY. Tanto vray qto mental possuem essas opções. Grasiano: cara, 250 reais acho 1 valor baixo para qualquer maquete, pelo trabalho que da, não sei, sou perfeccionista qto a detalhes e texturização, e sempre acho meus renders "lavados", mas cobro no minimo o dobro disso...Mas essa é minha humilde opinião e as vezes pela falta de pratica acho mto dificil, pode ser tb... vlw!!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 893

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.