Problema Mental ray

Por: cadupuccini  

Em: 18/01/2009 16:33

Opa, pessoal da tresd1 estou com um problema no mental ray e estou postando aqui para ver se vcs conseguem me ajudar. O problema é o seguinte, ao termino do render ficam duas faixas pretas e não sei o que ocorreu, eu tenho um mrsun. um mrsky e alguns objetos escondidos(hidden) e estou usando Render Hidden Geometry. Se alguem souber como arrumar isto por favor me ajude. Obrigado pela Atenção...
areas pretas no render normalmente é problema de falta de memoria
Opa, falta de memoria? tenho 8gb na minha máquina, será que tenho que liberar mais mem virtual? Obrigado!
www.cadupuccini.com
Qual o tamanho da imagem que está fazendo e qual o sistema operacional? SO de 32 bits vai até 2 GB de memória e imagem muito grande dá falta de memória. Que materiais está usando? Aqueles materiais architectural das livrarias que vem no max dão problema conforme a configuração.
opa! Pois é tenho uma máquina bem redonda para trabalhar com CG em geral, nunca aconteceu isto comigo em meus trabalhos. A imagem que estou fazendo está em 1024x768, tenho o windows vista 64bits, rodando em um core 2 quad Q6600, 8gb DDR2 800 e VGA 9800GX2... Mas quando a renderizo em 320x240 não acontece este problema, e em algumas ocasiões aconteceu em 640x480... Estou utilizando em todos os slots de materiais o arch & design e a grama com hair & fur... talvez seja o hair & fur que deixa o render muito pesado e deixa falhas em algumas regiões, pois está com uma quantidade acima 250 mil fios... Deve ter alguma configuração para otimizar o mental ray nestes casos de renderizações muito robustas. Estou estudando como reverter este problema no momento, se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecido :) Obrigado!
GALERA VOCÊS ACHARAM A PESSOA CERTA PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA!!! COMO EU SOFRI COM O METAL RAY NA MINHA RENDERIZAÇÃO!!! FICAVA HORAS RENDERIZANDO E NO ULTOMO QUADRANTE APARECIA OS FRAGMENTENTOS NA IMAGEM!!! BLZ FUI PELEJANDO ATÉ QUE EU FUI ABRIR O GOOGLE ERTH E APARECEU A MSG!!! " SUA PLACA D VIDEO É INCOMPATIVEL" FIZ UM TESTE EM OUTRO PC COM PLACA DE VIDEO MELHOR E RENDERIZOU NORMALMENTE SEM FRAGMENTOS PRETOS!!! COM CERTEZA É A PLACA D VIDEO QUE JA NÃO TA SUPORTANDO A QUALIDADE DA SUA IMAGEM!!! ESPERO QUE GOSTEM DA MINHA HISTORINHA!!! ABRAÇO!!!
LUCAS HIGH-TECH www.absolutstudio3d.com.br
Opa! Obrigado pela dica! Mas amigo, acredito que não seja placa de vídeo, ta certo que a Nvidia 9800 GX2 não foi fabricada para trabalhar especificamente com aplicações de modelagem em 3d, mas sim para jogos, e o problema ocorre na renderização, onde o processador é 100% utilizado junto com grande quantidade de memória. A placa de vídeo apenas desempenha grande função nas viewports e não no render. E é só neste arquivo da problema, já tive renders mais demorados e pesados que não aconteciam esta casualidade, estou começando a suspeitar do hair & fur, que como mencionei anteriormente está com mais de 250 fios... Obrigado
Bicho, eu também acho que não é a placa de vídeo, ela não interfere no render. É alguma configuração ou algum problema na cena. A imagem tá com tamanho baixo, pode ser o hair and fur, 250 mil fios é uma porrada. Ai não tem haver com o mental ray, só se tiver usando mr prim no hair and fur, dai pesa mais ainda. Tenta fazer a grama com displacement ou usar o buffer do hair and fur pra ver se renderiza. Com mr prim é bom ligar o use placeholder objects, mudar pra BSP2, diminuir o bucket de render e desligar o scanline na aba renderer. Mesmo assim bicho, com a sua máquina dá pra fazer qualquer coisa sem problema, eu estou achando muito estranho.
Deus é maior!
Mentira galera!!! Eu tava crente que tinha resolvido esse problema e pelo visto vou enfrenta-lo de novo pela frente!!! Cepuccini retira o hair e fur.. e faz um piso normal para fazer o teste!!! Se sumi e ele mesmo!!! No meu caso eu não tinha usado o hair e fur... e acho se não estou mais enganado ainda que pode ser o material!!! Desculpa o furo!!!
LUCAS HIGH-TECH www.absolutstudio3d.com.br
Opa! Bem, tentei todas as possibilidades que lucas e bituca me falaram, infelizmente nenhuma deu certo, então pensei que o problema estava no objeto (plane) que hair & fur estava aplicado. Então criei uma nova cena ou documento com um plane das mesmas medidas do anterior que estava com "problemas" e apliquei hair & fur nele, dei um merge em todos os objetos da casa menos no plane, deixei o hair & fur com as mesmas configurações e bati um em 640x480, para a minha surpresa não houve casualidade nenhuma, então bati outro render com mais qualidade em 1024x768, também não o ocorreu problema. A minha conclusão disto tudo é que, de tantos testes com hair & fun, iluminação, modificação de materiais, configuração de render, adição de objetos e modificadores novos assim como a exclusão de outros, corrompeu a cena bem no objeto que demorava mais para renderizar e utilizava mais memória, a solução foi criar outra cena com outro objetivo e dar um merge nos objetos da cena anterior. Agradeço a todos pela ajuda! Quando chegar em casa vou ver se posto uma imagem da cena sem áreas pretas Abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 791

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.