Dúvida sobre Lightcache (subdivision)

Por: arquiteto fabiano  

Em: 28/02/2009 17:04

Boa tarde a todos Já faz algum tempo que visito e aprendo muito neste site e com todos aqui do fórum, até adquiri o curso de maquete eletrônica do site para renovar meus conhecimentos e surpreendi-me (recomendo muito), mas só agora decidi cadastrar-me e participar ativamente. Já faz alguns anos que modelo e renderizo no 3dmax, mas faz pouco tempo que comecei com o v-ray. Vou começar então trazendo uma dúvida básica que talvez seja a de mais alguém, que é a seguinte: alguém sabe qual é o critério técnico para escolher o valor de subdivions no lightcache para um render final? Tenho me virado meio "no chute", mas acho que não deve ser assim, por exemplo, para um render final em 800X600 ponho 1000 para o lightcache, se for um render grande para banner, tipo 4000X3000, ponho uns 3000 de lightcache, acaba ficando bom para o que necessito apresentar, mas não domino nenhuma teoria sobre isto, e a mesma coisa serve para o pre-filter. Se alguém tiver algum conhecimento para compartilhar fico muito agradecido, e espero poder também contribuir com minhas participações já que visito o site praticamente todos os dias. Obrigado a todos.
\"Quanto maior o conhecimento, maior o livre-arbítrio\" Raumsol
ops... desculpem pelo erro de escrita para "subdivisions"... mas sei que todos entenderam.
Então... vou tentar acrescentar algo para ver se alguém se anima a esclarecer minha dúvida. Quando utilizo o lightcache com valor de 3000, ponho o valor de sample size em 0,01. Continuo com a dúvida se estes valores podem ser melhor otimizados, pois o tempo de render é importante e não sei se valores assim são um exagero ou não. Se houver uma forma de ficar bom e reduzir o tempo seria melhor, não sei se o lightcache mais rápido influencia no irradiance map, esta é outra dúvida.
Opa amigo, blz, eu nao sou um mestre nesta area nao, mas vou citar situações onde ja vivi, e podemos trocar ideias, veja so, tu pergunta sobre o valor do lightchache, acho que quase tudo no render depende da cena cara, cenas internas so muito diferentes de cenas externas, iluminação conta tambem muito, acredito que por exeplo cenas externas onde nao ha tantos reflexo e nem muita combras e efeito de luz atificial, o ligth cache pode ser menor, entende? mas de qualquer forma o valor de 3000 é um valor muito alto, pode ser que nao seja nessesario, sobre a influencia do light cache no irradiance map, acredito que os dois nao tem nada aver, cada um faz seu calcalo usando ideias diferentes, intende mesmo porque quando vc usa irradiance map no primario ele calcula um tipo de luz e o light cache no segundario ele calcula outro tipo de luz, eu ja fiz render final light cache nos dois, com valores ate baixo. abraços, espero ter ajudado um pouco com sua duvida! abraços
InovaCG - www.inovacg.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 337

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.