Exposure control, quem usa pode ajudar?

Por: Paulo JR  

Em: 02/04/2009 13:38

Bom amigos estou começando a fazer cenas externas agora, e nos dois cds do site tem menção ao uso do MR Sun E MR Sky. No curso de modelagem tem comentarios sobre o exposure control, mas não consigo definir um parametro em que a imagem não fique lavada e as sombras não fiquem muito escuras. Duas coisas que queria saber. Dá pra fazer um bom render sem o exposure control? Se eu tiver que usar o exposure control, podem me dar dicas de como conf. pra não dar os erros mencionados acima? Abraço!
Never Don\'t give up your dreams - Think About it!LEARNING MENTAL RAYhttp://paulojrarquitetura3d.blogspot.com/
Bom dia. O exposure é uma técnica diferente, não pode mais fazer igual fazia antes, tem que usar luzes photometrics em vez de standard, tem que corrigir as texturas e de preferência tem que modificar o gamma. Na parte de baixo do exposure tem uma nota alertando que é melhor ligar o gamma. Mas se ligar o gamma e não mudar o input bitmap, as texturas ficam lavadas, se mudar o input bitmap as texturas ficam normais. No saturation do exposure você controla o contraste das cores, no highlight você controla o brilho e no shadows você controla as sombras. Se deixar com alta exposição tudo fica lavado mesmo, igual em foto real, primeiro você ajusta a exposição e depois os outros valores. Eu acho que dá pra fazer bons renders sem exposure, tem várias imagens boas aqui sem exposure, mas é mais fácil com exposure. No começo eu também senti dificuldade, mas hoje não vivo mais sem exposure.
malcon- no imput deve-se aumentar ou diminuir? eu nunca uso o exp.
é fácil, deixa as mr sun e mr sky com 1.0 e coloca no expousoure liga o exterior day light... e seu problema de luz é resolvido.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Olá Malcon Eu estou usando as MR Sun E MR Sky, elas são photometrics? Vc citou o gamma, é outra coisa que num tenho minima idéia de usar, e nem mudar o input bitmap. tem tuto sobre?
Never Don\'t give up your dreams - Think About it!LEARNING MENTAL RAYhttp://paulojrarquitetura3d.blogspot.com/
Paulo,, na verdade sim.... só que elas emulam o sol. p ex.. cria um box... e um plane. cria a daylight. vc verá que no canto perto do box.. ela ficará bem nítida, e aos poucos ela irá ficando difusa, qto mais longe é o ponto. da sombra, mais fica difusa.... testa ae... logico que ela terá q ser bem baixa pra vc ver bem o efeito.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Bicho, esse assunto é difícil, mas o lance é que o render trabalha com gamma 1 e o monitor com gamma 2.2. Ai vc vê as cores mais escuras do que são na verdade, mudando o gamma pra 2.2 vc vê as cores certas. Mas se por uma textura com gamma 2.2 no material ela fica esbranquiçada por receber o gamma duas vezes ( o que tava nela e o que o max botou). Ligando o 2.2 no inputbitmap nas configs do gamma (customize>preferences>gamma) a textura é importada com menos 2.2 no gamma e fica com 1.0 igual o render, dai não fica esbranquiçada. No output bitmap também tem que por 2.2 pra salvar a imagem do render com o gamma certo, se não vai aparecer escura quando abrir em outro lugar.
Deus é maior!
Boa noite. Bela explicação do Bituca, mas tem muitos outros poréns que incorrem em erro quando a pessoa tenta usar a técnica. O input bitmao com 2.2 facilita na importação das texturas com o gamma correto, mas não é bom com imagens usadas no displacement e no bump, a curva de cor da imagem não será linear e o displacement também não. Se fizer um teste com um gradient criado no photoshop você percebe o defeito, fica curvado no displacement em vez de ficar reto. Quando importar mapa de bump ou displacement tem que mudar para gamma 1 na janela do open bitmap. HDRI também não pode ter correção de gamma. No output bitmap você usa 2.2 para salvar a imagem com as cores corretas para display, para ver na tela. Se for compor a imagem em float point ou criar um HDRI tem que salvar com gamma 1 e você muda na janela do save bitmap. Eu aprendi estas coisas lendo esta matéria do my mentalray http://mymentalray.com/wiki/index.php/Gamma Os links que estão no final também são muito bons.
gostei do comentário do Bituca, que esclarece uma duvida q tive no help do max.. sobre duplicar o gamma e pelo q entendi, imput serve para contrabalançar... vejam o comentário dele... Achei um ponto de equilibrio no Gamma de 1.8 mas deixei o render sendo feito esta madrugada e, como estou no laço, vou desistir de usar mr exposure control neste trabalho...depois estudo mais. Mas tá valendo esta discusão. Acho que a autodesk sempre sinaliza uma tendencia pro futuro e quem não acompanha acaba se dando mal mais tarde...quem sabe na versão 2010 já não teremos este problema? Abs, Marco Rocha
Comecei a estudar o Exposure Control por causa deste tópico e das explicações que obtive nele. A Primeira imagem tem as seguintes configurações: (Sem Gamma) 1) Exposure Control Habilitado - Mrexposure Control - Preset: Indoor Daylight Na 3º imagem, estou com os seguintes parametros: (Com Gamma) 1) Exposure Control Habilitado - Mrexposure Control - Preset: Indoor Daylight EV: 09 A Questõa é a seguinte: A Imagem que foi renderzada, é bem diferente daquela que foi salva. A Imagem do Render era muito mais escura (na verdade ficou excelente), e quando eu salvei, ficou como voces estao vendo (bem pouco esbranquiçada). As configurações do gamma estao assim : (2º imagem)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 904

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.