Exposure control, quem usa pode ajudar?

Por: Paulo JR  

Em: 02/04/2009 13:38

fiz um teste com gamma 2,2 em todas as opções... e aconteceu o seguinte... mudando o gamma e depois desmarcando o enable gamma da certo mas tudo fica igual, mas quando marco (habilito o enable) com preset pra exterior day light (mr sun e mr sky), alguns materiais não ficam legais, como por ex o A&D satinet varnish wood, que já vem no max, fica marrom... teria eu que aplicar o shader de correção gamma & gain para este material?
Então, eu quero salvar as texturas com gamma 1 pra não ter que mudar o input bitmap, vi bastante gente falando que tem as texturas salvas dessa maneira, alguém sabe como fazer isso? Marco, o material de madeira do a&d tem uma correção de cor no output do bitmap que escurece, desliga o color map no output e coloca 1 no rgb level que a madeira fica igual a cor da textura.
UERJ
vou testar, e os outros materiais não são afetados? Ainda me entendo com isso!!! Vale, Robson, obrigado
Valeu robson, funcionou! Vale só pra A&D? Sabe qual é a lógica? As imagens de teste ficarm ótimas, mas to tentando entender os porques dessa calibragem. abs, marco
Robson: Você pode fazer isso em qualquer editor de imagens. No Photoshop, por exemplo, tem uma opção lá acho que nos adjustments que faz isso. Basta mudar o gamma de 1 para 0,45, que é o inverso de 2,2 (o chamado degamma). Se você não entendeu posso explicar melhor. É só berrar! hehehe :D Marco: Esse negócio do output só ocorre nesse material da madeira, seja satin ou glossy. Não é para todo o A&D. A lógica disso é de corrigir um pouco a tonalidade da cor para ficar melhor no render. No caso de um render LWF, só atrapalha. rsrs Abraços.
Valeu renan, continuo estudando pq vi no trial do max 2010 que o gamma já vem 2,2 por padrão, mas vem desligado o enable.. O melhor é dominar bem LWF e entender como se aplica pra não ter complicações mais na frente. A impressão que tenho é de que, cada vez mais nos preocupamos com criação no max, usando a iluminação e o render de forma mais parecida com a realidade física (levando em conta, que mesmo na física ral, para uma boa foto precisamos de alguns truques de iluminação)
Obrigado Renan, mas eu fuçei em tudo no photoshop e não achei onde mudar o gamma. Vc pode me falar onde fica? Desculpa ser tão noob no photoshop, mas não achei mesmo.
UERJ
Ae pessoal, beleza? Voces disseram que tem que habilitar o Affect Material Editor e Affect Collor Selection, mas isso deixa o material editor todo esbranquiçado. Quando eu visualiso as texturas, elas tambem estão super esbranquiçadas. Mas na hora de renderizar e salvar esta tudo ótimo. O Problema é a visualização da mesma.
Robson: Que isso cara. Estamos todos aqui aprendendo. Também sou noob em PS. hehehe Estou postando uma imagem pra te ajudar. Bruno: Você trocou o valor de input bitmap para 2,2 ou similar? Abraços.
Sim. O Valor de Input Bitmap e OutPUt estão em 2.2. O render esta perfeito. Mas a visualização do thubnail, como vemos na imagem, esta esbranquiçado. Mas o render ta perfeito.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 516

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.