iluminação de ies+vray

Por: alanpinho  

Em: 11/05/2009 11:49

agora vai...
www.maquetes3d.weebly.com
poxa cara, sei nem como agradecer :D isso estava me dando nos nervos, e não lembro de ter mexido no controle, ou ele já vem abilitado mesmo ? mas de qualquer forma ricardo obrigadão mesmo
Alan,blz? fiz um outro arquivo, mas dessa vez usando centimetros ao invés de metros como vc fez (as fotometricas se comportam melhores trabalhando em cm - pra não precisar extrapolar nos valores de lumens, etc e max systems e afins) então, ao invés de usar as fotometricas do max (do mental ray-tudo bem o vray aceita elas) mas resolvi fazer uns testes aqui(usei seu arquivo pra isso) e usei luzes Vray IES (fluorecente de 40W de 1,2m com 2.700lm, color daylight, temperatura de cor e tal) isso tudo vc vê no arquivo e usei a ies linear pendant da fotometrica nessa luz (pra ficar igual) Acontece que a luz da luminaria não aparece (eu me enganei e confundi tudo com o mental ray) . Não fica auto iluminado (na opção cilindrica da luz que fiz nesse arquivo que te mandei. Então criei as luminarias, coloquei um vraylight material nelas (vc vai ver no arquivo que vou te mandar), e pus embaixo as ies conforme seu arquivo (linear pendant...bla bla...) .Acontece que dei um render e vi que deixando ele no sentodo da luminaria fica ao contrario do que deveria ser (não me pergunte pq tb não sei como...rsrs) Dei um giro então de 90º e ficou correto (fica parecendo no arquivo que tá errado mas não está.) Usando 2.700lm como vc fez (com 2 lampadas por lumin) eu achei que ficou meio escuro-não sei se vc fez o calculo luminotécnico antes, mas acho que aumentando -tipo 3000 ou 3500 por luminaria deva ficar mais claro 9vou fazer uns testes aqui tb. Tõ mandando o arquivo pra vc! (vê se entendeu )Ah, coloquei um material nas poltronas renderizar. Outra coisa, esse tipo de luminaria não corresponde a esse arquivo ies, teria que ter o arquivo original ies de uma luminaria deste tipo pra ficar mais real, entende, isso foi só um teste meu.
"alanpinho" disse: poxa cara, sei nem como agradecer :D isso estava me dando nos nervos, e não lembro de ter mexido no controle, ou ele já vem abilitado mesmo ? mas de qualquer forma ricardo obrigadão mesmo
Não habilita sozinho não a não ser que vc tivesse criado um daylight system, no desespero vc deve ter mexido ali também, aí já viu...complicou...mas aí o grande Bruno Monteiro deu a dica...fui lá e fechou, mas o lance de estar em metros é que tava complicando....maquete e max...meu...com fotométricas então faz em cm, senão vc tem que jogar tipo 50.000 lumens em cada luz pra aparecer algo. Ah, lá na camera eu mexi na velocidade de abertura dela (acho que estava 200-coloquei 20) pq senão tb, não adianta (vê lá) .

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 891

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.