Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
godon2004   Taboao da Serra - SP
tiaocarreiro   sao jose do rio preto
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

donato   Rio de Janeiro - RJ
buiu   Sobral - CE
efeito3d   São José dos Campos - SP

tabela de preços

Por: Comandante X  

Em: 20/03/2004 22:16

Espero que ajude a moçada : Acho importante estabelecer um valor pela modelagem e um valor por cada imagem renderizada. Acho mais justo. Pela modelagem pode cobrar um valor por metro quadrado, de acordo com a dificuldade do desenho. Por imagem de acordo com o tamanho e resolução da imagem.
Rodrigo
"lucas.scaravelli" disse: eu acho que dinheiro não é tudo na vida!
Entaum me da o teu e seja feliz... :) Brincadeiras a parte, eu particularmente tenho essa idéia de regulamentação mais como um sonho utópico, mas isso não impede que se lute por ele. Realmente a grande dificuldade que se tem hoje em fazer esse padrão é diferença de valorização que se tem de estado para estado devido ao mercado mais competitivo ou a uma demanda de ditos “profissionais”, entre outras mil razões. Mas isso e uma coisa de extrema necessidade, vou dar um exemplo. Eu e meu sócio estamos numa luta para abrir o CNPJ, mas pelo que tudo indica teremos que abri-lo com outra descrição que não seja Computação Gráfica para Arquitetura (Maquetes), pois esta categoria de empresa esta vinculada ao CREA e segundo exigências deste órgão ultrapassado e saturado, para se ter uma empresa de Computação Gráfica dedicada à visualização para arquitetura se faz necessário ter um responsável técnico, ate ai tudo bem, mas o problema e que tal técnico tem que ser um Arquiteto ou um Engenheiro, e com um piso salarial de aproximadamente 10 salários mínimos. Minha primeira critica: Eu sou estudante de Arquitetura e Urbanismo cursando o 5 ano e já trabalho com construção civil a 3 anos (de forma informal lógico), e não vi no meio acadêmico nada na grade curricular que me desse embasamento para que eu possa responder como “técnico em maquete virtual”. No máximo o que se aprende é AutoCAD 2D e uma introdução sobre o 3D, isso ate o surgimento do SketchUp, pois hoje ele é a principal ferramenta de rápida visualização de volumétrica para arquitetos. E mesmo essas aulas de SketchUp não passam nenhum conhecimento técnico especifico alem do que se aprende abrindo o programa e de forma intuitiva se tentar usa-lo. No curso de Engenharia Civil, pelos colegas que tenho cursando-o, não se foge muito do que foi dito acima. Segunda critica: Como uma empresa que esta começando no mercado pode se manter pagando um piso salarial para um funcionário de no mínimo 10 salários mínimo? Sem falar dos impostos e toda aquela burocracia que já é de praxe no nosso país. Moral da historia: Estávamos tentando nos regulamentar segundo a lei, mas a mesma nos força a seguir pelo caminho errado. Agora para poder-mos ter um CNPJ e assim poder avançar no mercado, teremos que escolher uma categoria que não será fiel a nossa atividade. A idéia é ótima, mas o caminho e longo e possivelmente se tudo se iniciar agora só iremos desfrutar de bons frutos alguns anos mais tarde. A verdade é que para algo acontecer tem que se tomar uma iniciativa, e creio que todos aqui já cansaram de esperar, pelo contrario o tópico não faria tamanho sucesso. Ate mais pessoal.
"lucas.scaravelli" disse: eu acho que dinheiro não é tudo na vida!
Cara! Eu concordo contigo. Ainda mais nessa época de crise, temos que ser mais "low profile". :-P :-P gustavo benites
computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro. demental ray
Hehehehe... O que escrevo aqui é muito mais para os iniciantes, quem aqui já vive efetivamente do seu trabalho em 3D, paga suas contas etc, já sabe disto, imagino... O que acho curioso é que ninguém comentou ou deu importância no post do erculesc, na página 12:
"erculesc" disse: (...)Quando empresas me contratam para determinar preço de produtos tenho sempre que levar em conta os custos fixos e variáveis, também o markup (retorno esperado pelo produto) com isso monto uma equação. Proponho que para definir o preço do trabalho também se leve em conta as variáveis exogenas. Bom deixa eu ser claro: 1 - Custos fixos (por hora): Valor hora da cópia do max(o produto se deprecia em +/- 3 anos e 8 horas dia, então é o valor do Max é dividido por 8760) + valor hora profissional (incluir encargos trabalhistas)+Custo com hora de energia elétrica + custo hora do computador (também se deprecia em +/- 3 anos) + outros custos em hora (adsl,outros softwares etc) 2 - Custos variáveis (também por hora): transporte (inclui par visita ao cliente)+tempo para visita(profissional)+outros custos 3 - Somando os dois temos o custo real por hora para se dedicar uma hora em fazer o projeto. 4 - Faz-se uma previsão do tempo em horas para fazer a cena. 5 – Multiplica a previsão do tempo em horas pelo custo real por hora e se tem o custo do projeto. 6 – Aplica-se 20% a mais pois pode acontecer um erro na estimativa e obtém o custo real do projeto. 7 – Com o custo real do projeto esta na hora de por o seu lucro, bom, agora esta na hora de olhar para o mercado e responder as seguintes perguntas: a) Quanto o concorrente esta cobrando? b) Existe muitos concorrentes? c) Qual é a qualidade e a dos concorrentes? d) Vc já tem um mercado formado ou quer abrir mercado? É claro que dependendo destas e outras respostas vc terá de ajustar o seu lucro, mas poder ser feito da seguinte maneira: Ajustando o lucro com a realidade do mercado, desde que não se tenha que reduzir o preço. Ao somar o custo real do projeto com o lucro que se quer obter encontramos o preço que deve ser cobrado. Façam estas contas e vcs vão se surpreenderem com o custo. O que é interessante é quanto mais experiencia se tem, menos tempo se leva par fazer o projeto, mais projetos se faz e o preço é constante, ou seja, não diminui!!! Logo a experiência trará mais rentabilidade para o negócio. Bom, acho que é isso, fico disponível para tirar duvidas. Sucesso a todos....
É isso, o cara disse tudo! Eu só mudaria o tempo de depreciação do software, de 3 para 1 ano ou 1 ano e meio, máximo 2, pois senão você fica pra trás. Sim, software original. No item 1 acrescentaria também custo de vida (aluguel, luz, gás, etc.). Se você ainda não tem estes gastos, pois pense que uma hora vai ter e se programe pra isto, comece a contabilizar, gradualmente se quiser, senão você nunca vai chegar lá. Trabalho nesta área há 15 anos, hoje tenho meu estúdio e vou bem, obrigado, mas comecei como estagiário em produtoras, cresci como generalista 3D, comecei uns freelas em paralelo e quando me senti preparado, saí e montei meu estúdio com um amigo e bom profissional. Você, desde sempre, tem que saber qual o valor do mercado e se você se mete nele tem que fazer o preço do seu trabalho ser compatível. Não tenham vergonha de cobrar mais caro, não tenham pena do seu cliente, pois ele não tem de você quando chora pra pagar. Lógico, você não pode da noite pro dia aumentar 300%, mas abram o Excel e façam as contas propostas pelo erculesc, não tenham preguiça, se não souber direito, peçam ajuda de alguém que manje de Excel (eu fiz isso!). Depois de feitas as contas, vocë descobrirá que estava cobrando barato, tenho certeza! À partir daí, para cada cliente novo apresente seus preços reais, para os antigos, comece a apresentar os reais mas deixe-o pensar que como ele já é um cliente seu, tem vantagens e pode ter um desconto. Assim você inicialmente continua cobrando o que cobra hoje, mas deixa-o ciente de que está barato. SEMPRE coloque no orçamento que você enviar, o preço real, a porcentagem de desconto e o preço final. Aos poucos você vai diminuindo esta porcentagem até este se enquadrar mais próximo do preço real. Com o tempo busque selecionar os clientes que pagam um preço justo e dar prioridade a eles. Dá pra ganhar dinheiro bem, mas tem que se valorizar e, principalmente, fazer as contas certas! Quando eu falo que dá pra ganhar dinheiro, não viajem que dá pra ficar rico não, não é bem assim, pois lembra do teu PC que tem que fazer upgrade de tempos em tempos, manutenção, versão nova de software, livros, cursos, palestras... vejam como são caros os cursos! Inclua na lista o curso de inglês, se o seu estiver fraco. Ou você cobra com seriedade e faz desta a tua profissão, ou daqui há pouco tempo você vai acabar mudando de área porque não consegue viver de 3D. Nada disto do que estou falando vale se você não for bom no que faz. E isto, eu posso garantir, não é talento pura e simplesmente, é também muito estudo, dedicação, auto-crítica, vontade e mil outros fatores mais. Cultura principalmente. Tem que gastar dinheiro com livros (de arte em geral, não só de softwares), tem que entrar de cabeça. É a determinação que move montanhas! Outra coisa que esta conta do erculesc indica é o meio que você vive. O cara que vive em Fortaleza não vai ser tão caro quanto o de São Paulo, não porque seu trabalho seja pior ou não tenha valor, mas porque na tua conta você considera teu custo de vida, e Fortaleza é bem mais barato pra se viver que São Paulo. Mas não esqueça de que se você, por exemplo, ainda mora com seus pais, tem que imaginar um custo de vida que te permite pagar um canto pra morar, que te dê perspectiva de pra onde você vai. Não é porque você ainda não paga aluguel que não vai se programar pra um dia fazê-lo, tem que pensar adiante. Com calma e bom senso, eu não posso cobrar como se tivesse um custo de vida além da minha realidade, mas sim em melhorar passo a passo. Depende das oportunidades que você tem e como as aproveita. Repito: não tenham medo de cobrar o preço justo, pois pra se manter nesta área é preciso ter dinheiro para se manter competitivo e atualizado. Ah, importante, nunca esqueça dos clientes que te renderam bem no começo e hoje não podem pagar teu preço atual: existem crises, como as de agora, por ex., que quebram muita gente, faça uma reserva, esteja preparado p/ voltar a ganhar menos nestes tempos. Vale sempre atendê-los, na medida do possível. E há uma diferença entre quem paga mal porque não pode pagar mais e os que pagam mal porque exploram seus fornecedores. Esteja atento. É isso, meu ponto de vista. :joiae:
Caetano Brasil Loucomotion
[quote:947166879d] Cara! Eu concordo contigo. Ainda mais nessa época de crise, temos que ser mais "low profile". [/quote:947166879d] Ja que Estamos em Crise e tudo que nos compramos é mais caro os juros são mais altos e eles colocam a culpa na crise, Vamos então aumentar nossos preços e se um cliente reclamar vamos falar pra ele é culpa da crise do valor ter subido Pronto!!! porque tudo sobe, impostos, juros, preço, etcs. porque so a renda de quem trabalha não sobe né?
A Ferramenta é importante quando a criatividade é infinita!!!
Tem um método que é bom, é o seguinte: Calcule quanto vc gasta para viver, despesas com aluguel, iptu,condomínio,luz,internet,supermercado....,tudo.Inclua ai a grana da cerveja ou o que gostar de fazer. Com a experiência vc se tornará um bom conhecedor do seu trabalho e quando olhar pra um projeto saberá quanto tempo vai gastar pra modelar e renderizar e etc... Aí é dividir o seu custo de vida por horas trabalhadas, se quer trabalhar 6 ou oito horas por dia(agente sempre calcula com o horário do expediente comum mas pode saber que vai variar bem...), aí vai saber quanto vc precisa ganhar pra bancar seus custos e sua melhoria de vida.Por exemplo:3200 reais por mes para viver, trabalhando 160 horas, são 20 reais por hora de trabalho.Se olhar pro projeto e calcular 10 horas de trabalho por imagem, são 200 reais.Mas como geralmente não se tem certeza do fluxo de trabalho mensal e o fato de um trabalho muitas vezes voltar para correção pode aumentar o valor de sua hora de trabalho. Acho que isso é um bom meio de calcular o preço do seu trabalho, e parece uma ciencia exata, mas no fim disso que vem a arte que é o quanto vc é experiente e quanto vc convence as pessoas de o que elas lhe pagam é justo. E o importante é sempre saber que se sua vizinha lhe contratar um serviço, não adianta cobrar 50, 80 reais a hora, ela muito provavelmente não pagará e vc não verá dinheiro algum. Poderia cobrar 450 reais para fazer uma imagem, trabalhando em casa que pagará seus custos.Uma empresa não tem como cobrar assim, porque tem uma equipe de profissionais pra pagar, além de custos com escritório, e outros.Precisa cobrar 1200, 1500 reais por imagem.
Que vacilo, depois que vi que já tinham postado algo parecido.Desculpas
Panorama4D, Estou com o mesmo problema que você para ter CNPJ, ainda mais que tenho que fazer de tudo para cair no simples para pagar menos imposto. Se coloca como maquete não pode, se coloca como design não pode, mas como comunicação visual pode, é complicado, além do que, devido ao alto valor envolvido, na hora de emitir a nota, tem que cuidar na descrição do serviço pois se a Receita invoca que não está condizendo com a atividade descrita no seu CNPJ, você se ferra. Mas sobre os preços, a coisa está complicada, ainda mais quando estamos falando de cidades que agora que estão descobrindo que existe maquete eletrônica e design. Cidades grandes como capitais e cidades polo do Interior dos Estados a coisa é diferente, mas em cidade que ainda usam máquina de escrever em consultórios médicos, complica. Felizmente muitas empresas aqui estão mudando este pensamento de investir UM POUCO nisto, mas ainda acham tudo caro. Um cliente esses tempos veio consultar quanto que era uma maquete porque ele queria fazer um outdoor de um loteamento que a imobiliária dele estava lançando. O cara que ele faz a parte de comunicação visual diz para ele que meu trabalho saia em torno de R$250 (duzentos e cinquenta reais). Daí me subiu o sangue daí pedi para ele quanto o cara iria cobrar este outdoor em impressão digital (9x3m), "só" R$7500. A parte mais trabalhosa e que exige conhecimento técnico, dedicação, vale R$250, mas o outdoor vale 30 vezes mais. Tinha pego o trabalho, não por R$250 tudo, mas 3 imagens por R$400 cada. Mas hoje me estressei porque o cara quer que eu pare o mundo para ele, queria que eu deixasse de ir na minha pós e no curso que irei começar hoje para fazer o trabalho dele. Falei pra ele procurar outro e desistir, ainda mais que hoje do nada, sem eu esperar entrou 3 novos trabalhos. O nosso grande problema, principalmente no interior dos estados, é desmistificar essa ideia de quem trabalha com um computador não tem trabalho, é tudo voilá e tá pronto. Eles esquecem que pessoas investem em conhecimento cursos, faculdades, CDs como da 3D1, fora os equipamentos, nós não trabalhamos em PCs do Milhão, fora que um licença do Max, CAD e softwares da Adobe, além do Windows, dá o valor de um carro praticamente, ainda temos que atualizar alguma coisa no equipamento e nos conhecimentos de tempos em tempos. Um exemplo é agora o Mental Mill, vamos "perder" um tempinho para nos atualizar e saber do potencial deste novo recurso, será para melhor sem dúvidas, mas é um custo que teremos que absorver, vamos deixar de trabalhar algumas horas para poder conhecer a nova ferramenta. Conhecimento não tem valor tangível, mas tem custos.
Cara legal... Muito legal essa discução!!! Eu gosto de acompanhar para ficar por "dentro" do que rola no mudo 3d! Eu só acho o seguinte... Como cobrar o valor do serviço? Primeiro, você vai fazer o trabalho para quem? Para uma loteadora, para uma construtora, ou para o "PUXADINHO DO SEO ZÉ ALI DA ESQUINA"???? Agora, você vai fazer o trabalho para um cliente que comprou uma quadra, no centro de "CARAGUATATÁ DO SUL" e esse pequeno "Mimo" que ele está adquirindo, não vai sair barato!!! Só para o pintor ele vai pagar uns R$ 2.500.00 à R$ 3.000.00! E pra você que vai fazer o trabalho que todos eles juntos vão fazer, ele não vai morar dentro da imagem , mas se for ver bem vc tem que fazer o trabalho do ENGENHEIRO, DO PEDREIRO, DO PINTOR... Enfim, você cobra R$ 600 ou R$ 700 por imagem, e o cara chora pra pagar, cara vc tem que valorizar o que você faz! Ai depois disso como disse o amigo ali "farfud", pra você ele paga R$ 250.00 chorando, ai depois disso ele vai numa gráfica e paga R$ 1.200.00 para plotar isso pra ele por na sala pra mostrar para os amigos que chegarem na casa dele como a nova residência dele será... Afff... Sem comentários... Eu falo isso porque trabalhei com "TOPOGRAFIA", e eu vou te falar... O dono da fazenda, acha que se ele pagar R$ 20.000.00 pra você medir meia cidade, que é uma das fazendas dele, ele vai ficar mais pobre! Mas o conhecimento adquirido para isso, não compramos em banquinhas de camelô! Pelo contrario, é caro, e muito caro!!! Já pegamos serviço de R$ 10.00.00 que no final deveria ter cobrado R$ 40.000.00, e ainda assim tava caro! Então eu digo, valorize o que você sabe fazer! Porque ninguém irá valorizar por você!!! É isso... Abraço a todos!
Oi Farfud Tudo bem, para melhorar as coisas, em minha cidade agora o que vale para a grande maioria das construtoras nao é mais a qualidade do trabalho e sim o custo. Ontem perdi um trabalho que tinhamos cotato em 6.000 (seis mil), tratava-se de um condominio que teria 180 unidades habitacionais. Seriam 10 imagens, uma arte para outdoor, uma arte para folder A3 e 8 plantas humanizadas. Esse valor oi o menor que podemos chegar, pois sa sabemos como as coisas sao aqui. Ontem entramos em contato com o cliente e ficamos sabendo por meio da secretaria que ele fechou contrato com outro pessoal, no valor de 1200 reais, nos ficamos sem saber o que fazer. O valor de meu trabalho eu nao baixo mais, ja debati isso com meu socio e disse que se for para cobrar menos que isso eu prefiro mudar de ramo. Agora chego ao ponto em que queria, uma solução encontrada para suportar esses valores concorrentes seria pegar trabalho de outras regiões, e para isso 2 coisas sao indispensaveis, primeiro um website para mostrar o escritorio sem limites de alcance e outra e ter um registro da empresa ou escritorio, pois assim voce tem como comprovar que é um profissional e passar confiança, emitir nota e etc. Vou dar uma olhada na descrição "comunicação visual", para nos daria certo, pois dificilmente fechamos contratos so com a produção de maquete virtual, sempre incluimos identidade visual do empreendimento, arte para impressos e ETC. Ate mais pessoal

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1036, sendo 4 membro(s) e 1032 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Ronaldo, carlosborlin, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.