"lucas.scaravelli" disse: eu acho que dinheiro não é tudo na vida!Entaum me da o teu e seja feliz... :) Brincadeiras a parte, eu particularmente tenho essa idéia de regulamentação mais como um sonho utópico, mas isso não impede que se lute por ele. Realmente a grande dificuldade que se tem hoje em fazer esse padrão é diferença de valorização que se tem de estado para estado devido ao mercado mais competitivo ou a uma demanda de ditos “profissionais”, entre outras mil razões. Mas isso e uma coisa de extrema necessidade, vou dar um exemplo. Eu e meu sócio estamos numa luta para abrir o CNPJ, mas pelo que tudo indica teremos que abri-lo com outra descrição que não seja Computação Gráfica para Arquitetura (Maquetes), pois esta categoria de empresa esta vinculada ao CREA e segundo exigências deste órgão ultrapassado e saturado, para se ter uma empresa de Computação Gráfica dedicada à visualização para arquitetura se faz necessário ter um responsável técnico, ate ai tudo bem, mas o problema e que tal técnico tem que ser um Arquiteto ou um Engenheiro, e com um piso salarial de aproximadamente 10 salários mínimos. Minha primeira critica: Eu sou estudante de Arquitetura e Urbanismo cursando o 5 ano e já trabalho com construção civil a 3 anos (de forma informal lógico), e não vi no meio acadêmico nada na grade curricular que me desse embasamento para que eu possa responder como “técnico em maquete virtual”. No máximo o que se aprende é AutoCAD 2D e uma introdução sobre o 3D, isso ate o surgimento do SketchUp, pois hoje ele é a principal ferramenta de rápida visualização de volumétrica para arquitetos. E mesmo essas aulas de SketchUp não passam nenhum conhecimento técnico especifico alem do que se aprende abrindo o programa e de forma intuitiva se tentar usa-lo. No curso de Engenharia Civil, pelos colegas que tenho cursando-o, não se foge muito do que foi dito acima. Segunda critica: Como uma empresa que esta começando no mercado pode se manter pagando um piso salarial para um funcionário de no mínimo 10 salários mínimo? Sem falar dos impostos e toda aquela burocracia que já é de praxe no nosso país. Moral da historia: Estávamos tentando nos regulamentar segundo a lei, mas a mesma nos força a seguir pelo caminho errado. Agora para poder-mos ter um CNPJ e assim poder avançar no mercado, teremos que escolher uma categoria que não será fiel a nossa atividade. A idéia é ótima, mas o caminho e longo e possivelmente se tudo se iniciar agora só iremos desfrutar de bons frutos alguns anos mais tarde. A verdade é que para algo acontecer tem que se tomar uma iniciativa, e creio que todos aqui já cansaram de esperar, pelo contrario o tópico não faria tamanho sucesso. Ate mais pessoal.
"lucas.scaravelli" disse: eu acho que dinheiro não é tudo na vida!Cara! Eu concordo contigo. Ainda mais nessa época de crise, temos que ser mais "low profile". :-P :-P gustavo benites
"erculesc" disse: (...)Quando empresas me contratam para determinar preço de produtos tenho sempre que levar em conta os custos fixos e variáveis, também o markup (retorno esperado pelo produto) com isso monto uma equação. Proponho que para definir o preço do trabalho também se leve em conta as variáveis exogenas. Bom deixa eu ser claro: 1 - Custos fixos (por hora): Valor hora da cópia do max(o produto se deprecia em +/- 3 anos e 8 horas dia, então é o valor do Max é dividido por 8760) + valor hora profissional (incluir encargos trabalhistas)+Custo com hora de energia elétrica + custo hora do computador (também se deprecia em +/- 3 anos) + outros custos em hora (adsl,outros softwares etc) 2 - Custos variáveis (também por hora): transporte (inclui par visita ao cliente)+tempo para visita(profissional)+outros custos 3 - Somando os dois temos o custo real por hora para se dedicar uma hora em fazer o projeto. 4 - Faz-se uma previsão do tempo em horas para fazer a cena. 5 – Multiplica a previsão do tempo em horas pelo custo real por hora e se tem o custo do projeto. 6 – Aplica-se 20% a mais pois pode acontecer um erro na estimativa e obtém o custo real do projeto. 7 – Com o custo real do projeto esta na hora de por o seu lucro, bom, agora esta na hora de olhar para o mercado e responder as seguintes perguntas: a) Quanto o concorrente esta cobrando? b) Existe muitos concorrentes? c) Qual é a qualidade e a dos concorrentes? d) Vc já tem um mercado formado ou quer abrir mercado? É claro que dependendo destas e outras respostas vc terá de ajustar o seu lucro, mas poder ser feito da seguinte maneira: Ajustando o lucro com a realidade do mercado, desde que não se tenha que reduzir o preço. Ao somar o custo real do projeto com o lucro que se quer obter encontramos o preço que deve ser cobrado. Façam estas contas e vcs vão se surpreenderem com o custo. O que é interessante é quanto mais experiencia se tem, menos tempo se leva par fazer o projeto, mais projetos se faz e o preço é constante, ou seja, não diminui!!! Logo a experiência trará mais rentabilidade para o negócio. Bom, acho que é isso, fico disponível para tirar duvidas. Sucesso a todos....É isso, o cara disse tudo! Eu só mudaria o tempo de depreciação do software, de 3 para 1 ano ou 1 ano e meio, máximo 2, pois senão você fica pra trás. Sim, software original. No item 1 acrescentaria também custo de vida (aluguel, luz, gás, etc.). Se você ainda não tem estes gastos, pois pense que uma hora vai ter e se programe pra isto, comece a contabilizar, gradualmente se quiser, senão você nunca vai chegar lá. Trabalho nesta área há 15 anos, hoje tenho meu estúdio e vou bem, obrigado, mas comecei como estagiário em produtoras, cresci como generalista 3D, comecei uns freelas em paralelo e quando me senti preparado, saí e montei meu estúdio com um amigo e bom profissional. Você, desde sempre, tem que saber qual o valor do mercado e se você se mete nele tem que fazer o preço do seu trabalho ser compatível. Não tenham vergonha de cobrar mais caro, não tenham pena do seu cliente, pois ele não tem de você quando chora pra pagar. Lógico, você não pode da noite pro dia aumentar 300%, mas abram o Excel e façam as contas propostas pelo erculesc, não tenham preguiça, se não souber direito, peçam ajuda de alguém que manje de Excel (eu fiz isso!). Depois de feitas as contas, vocë descobrirá que estava cobrando barato, tenho certeza! À partir daí, para cada cliente novo apresente seus preços reais, para os antigos, comece a apresentar os reais mas deixe-o pensar que como ele já é um cliente seu, tem vantagens e pode ter um desconto. Assim você inicialmente continua cobrando o que cobra hoje, mas deixa-o ciente de que está barato. SEMPRE coloque no orçamento que você enviar, o preço real, a porcentagem de desconto e o preço final. Aos poucos você vai diminuindo esta porcentagem até este se enquadrar mais próximo do preço real. Com o tempo busque selecionar os clientes que pagam um preço justo e dar prioridade a eles. Dá pra ganhar dinheiro bem, mas tem que se valorizar e, principalmente, fazer as contas certas! Quando eu falo que dá pra ganhar dinheiro, não viajem que dá pra ficar rico não, não é bem assim, pois lembra do teu PC que tem que fazer upgrade de tempos em tempos, manutenção, versão nova de software, livros, cursos, palestras... vejam como são caros os cursos! Inclua na lista o curso de inglês, se o seu estiver fraco. Ou você cobra com seriedade e faz desta a tua profissão, ou daqui há pouco tempo você vai acabar mudando de área porque não consegue viver de 3D. Nada disto do que estou falando vale se você não for bom no que faz. E isto, eu posso garantir, não é talento pura e simplesmente, é também muito estudo, dedicação, auto-crítica, vontade e mil outros fatores mais. Cultura principalmente. Tem que gastar dinheiro com livros (de arte em geral, não só de softwares), tem que entrar de cabeça. É a determinação que move montanhas! Outra coisa que esta conta do erculesc indica é o meio que você vive. O cara que vive em Fortaleza não vai ser tão caro quanto o de São Paulo, não porque seu trabalho seja pior ou não tenha valor, mas porque na tua conta você considera teu custo de vida, e Fortaleza é bem mais barato pra se viver que São Paulo. Mas não esqueça de que se você, por exemplo, ainda mora com seus pais, tem que imaginar um custo de vida que te permite pagar um canto pra morar, que te dê perspectiva de pra onde você vai. Não é porque você ainda não paga aluguel que não vai se programar pra um dia fazê-lo, tem que pensar adiante. Com calma e bom senso, eu não posso cobrar como se tivesse um custo de vida além da minha realidade, mas sim em melhorar passo a passo. Depende das oportunidades que você tem e como as aproveita. Repito: não tenham medo de cobrar o preço justo, pois pra se manter nesta área é preciso ter dinheiro para se manter competitivo e atualizado. Ah, importante, nunca esqueça dos clientes que te renderam bem no começo e hoje não podem pagar teu preço atual: existem crises, como as de agora, por ex., que quebram muita gente, faça uma reserva, esteja preparado p/ voltar a ganhar menos nestes tempos. Vale sempre atendê-los, na medida do possível. E há uma diferença entre quem paga mal porque não pode pagar mais e os que pagam mal porque exploram seus fornecedores. Esteja atento. É isso, meu ponto de vista. :joiae:
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.
Total de membros registrados: 138553
Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.
Usuário(s) on-line na última hora: 1036, sendo 4 membro(s) e 1032 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Ronaldo, carlosborlin, Elis.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .