Ajuda com cena externa+interna juntas!

Por: rcdesign3d  

Em: 30/05/2009 19:57

malcom, danilo, eduardoqf obrigado pelas explicações. Bom estou um tempo sem postar aqui, pois estava finalizando esse projeto, só que hj tive um problemão na hora do render. A externa rendenizou numa boa demorou 30 minutos em 3100x2140, acredito ser um bom tempo. Quando chegou na externa aconteceu o seguinte: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=401639#401639 Se alguém tiver qualquer dica vai ser muito valida. As luzes da interna estavam todas com raytraced shadows, achei que era isso que estava travando, tentei usar a shadow map mais ficou meio bugado, acho que não sei configurar ele direito. Então deixei só algumas luzes com sombra raytraced mesmo, mais não resolveu. abs e obrigado
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
rcdknot, eu postei umas dicas no seu tópico, olha lá. No mental ray vc sempre usa raytrace shadow, a shadow map não funciona direito.
UERJ
Bom, sem olhar o outro tópico eu posso afirmar que usar a shadow map é bronca. Isso tem no manual do max. Agora a mentalrayshadowmap é uma boa opção em cenas pesadas onde não precisamos de efeitos que precisam de raytrace como refração. Vou olhar lá pra ver o que pode melhorar.
Boa noite. E não ligar a sombra nas luzes distantes? usar o attenuation. É uma boa opção?
Só é... principalmente se for para animar porque dai o tempo de render realmente cai. MAs tem que fazer mais testes até acertar o ponto.
Boa noite. Obrigado Eduardo, com as dicas de profissionais como você que a gente vai crescendo. Ainda não uso animação mas para imagem em alta resolução vale a pena perder mais tempo na configuração. Vou testar no próximo trabalho, acostumei a ligar raytrace em tudo.
Fala galera estou de volta mais uma vez rs! Achei muito curioso o que aconteceu com o erro no render, cheguei em casa e fui tentar rendenizar (meu PC é igual o do trampo só que com Windows XP 64) e foi numa boa sem travar, realmente a questão do 32bits para 64bits faz muita diferença para nós que mechemos com CG. Mesmo assim coloquei as dicas que o Robson postou (muito obrigado irmão) e tirei um monte de sombra raytraced das photometricas (render tava demorando 2h: 30), que acabou dando uma chapada na imagem, mais já não dava tempo de testar outro tipo de sombra. Normalmente quando se utiliza a técnica de lwf + exposure, vcs colocam a photometric e controlam a claridade só pela exposure? Ou mechem também na intensidade da luz? Bom acabou o prazo e apresentei já as imagens para o cliente que felizmente adorou. Gostaria de agradecer todos vcs que passaram aqui no meu tópico e tentaram me ajudar de alguma maneira. Não gostei do resultado final, mais fico muito feliz mesmo de ter aprendido um monte de coisas, que com certeza meu próximo trampo ficara muito melhor e sem tantos tropeços. Um muito obrigado a todos. Render: 2 Externas 3100x2140: 30 minutos cada uma 4 Internas 3100x2140: 5 horas todas.
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Parabéns rcdknot! Belas imagens! Fico muito feliz em ter ajudado e ver que vc está se esforçando e evoluindo. Os tempos de render ficaram dentro do esperado para a resolução utilizada. Continue nesse ritmo que daqui a pouco vc estará fazendo animações com o mentalray. malcon, obrigado pelo elogio! Estamos todos juntos aqui no forum! abrs!
Ficarão muito boas as imagens, eu só achei que nas internas poderia ter uma iluminação externa tbem. Parabens
http://lucasgatoprojetos3d.blogspot.com/
Parabéns rcdknot, bom trabalho. Respondendo a sua pergunta, eu uso luzes photometrics com ies e raramente mexo na intensidade, regulo pelo exposure. Pq as luzes com ies tem a intensidade real das luzes de verdade, mas as vezes a gente quer uma luz igual e mais fraca e não tem o ies, dai que mexe na intensidade, se não mexe só no exposure.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 573

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.