Ajuda com cena externa+interna juntas!

Por: rcdesign3d  

Em: 30/05/2009 19:57

Alberto, eu ainda sou um desastre usando o hair and fur. O máximo que eu consigo é travar a máquina hehehe!! Ainda vou tirar um tempo para olhar com bastante calma o capítulo do curso de modelagem da 3d1 que descasca o hair em quase tosdos os detalhes. vlw!
Estou usando o LWF sim eduardoqf, achei algo bem estranho, não sei se foi ele ou o exposure que causou, mais, por exemplo, a Sky light que eu coloquei para dar uma clareada nas sombras da Sun light só funcionou com intensidade 25000, sendo que antes com uma já dava uma boa iluminada. Ao contrario da Day light, que com 1,2 já consegui a iluminação que eu queria. Acho que essa técnica só funciona bem com luzes reais, standard já não pega legal. Que shader vc usa para fazer material auto-iluminado? Sempre usei o self ilumination por ser rápido, mais tb não funciona com essas técnicas. Eu sempre trabalhei com scanline fazendo fakeosity, e material standard (que só uso ele até hj), pois aonde eu trabalhava, se o render demorava mais que 15 minutos (em alta para impressão) já reclamavam, era tudo muito rápido. Mudei agora para outro escritório de arquitetura e design, e eles já permitem uns 40 minutos de render. Vc usa hj principalmente o Arch e design? Estou com bastante vontade de começar a usar, ele realmente fica muito bom em pouco tempo de configuração, mais ainda acho pesado, preciso aprender a configurá-lo. Paredes por exemplo, vc tb usa arch e design? começa com alguma pré-configuração? Bom a comunicação visual esta sendo feita aqui pelo diretor de arte, realmente tudo branco ta ficando difícil de visualizar, mais daqui a pouco ele ta me passando. Vc costuma texturizar antes de iluminar? Fiquei curioso com a sua animação, deve estar muito linda mesmo não duvido. Projeto pessoal ou para cliente? estou aguardando. Algo que tenho me tocado é que às vezes fico muito chateado pois todo trampo eu quero deixar para portfólio, mais realmente trampando em escritório acho difícil, é tudo muito rápido, não da para ficar lapidando! Obrigado Eduardo e desculpa se tive te enchendo ae rsss abss
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Sem problema amigo! Não chateia não.. olha só , vamos por partes. primeiro sobre as luzes. Use para externas somente o daylight e não precisa de mais nada. Não use skylight por cima porque vc já está usando uma mrsky. Aceite a sugestão do max para habilitar o physical sky e o mr exposure. O clareamento das sombras dependerá do presset. Não mude os valores das luzes (multiplier) o oxposure control ajusta isso para vc. Sobre materiais, eu não lembro agora, mas tem um ajuste que podemos fazer (acho que é no menu rendering, algo em torno do UI (user interface) que vc pode ajustar como "max mentalray" daí todos os materiais ficam a&d por padrão. O arch&design tem a opção glow e vc deve usar como "physical" quando se trabalha em LWF. Ainda tem a opção de poder iluminar a cena da mesma forma que o vraylightmaterial faz a partir do material auto iluminado. Cara, sobre tempo de render, dependendo da cena demora mesmo, mas 40 minutos numa boa máquina renderiza quase tudo numa resolução com pouco mais de 2000. Eu uso arch&design para quase tudo, como afirmei anteriormente, pois ele é um shader mais moderno que incorporou os melhores shaders que haviam para o mentalray como o dieletric para vidros, por exemplo, só que ele foi formatado para ser simples de usar como é o material do vray. Além disso ele é fisicamente correto, evitando que vc cometa absurdos na configuração. Todos os trabalhos que eu estou fazendo são sempre para clientes. Mas procuro fazer bonito para poder botar no portifólio.Mas a maioria deles são projetos nossos aqui do escritório. Assim temos até mais tempo para dedicar, pois é sempre trabalhoso. SObre a animação, eu estou preparando agora um material para um empreendimento grande (cerca de 1000 apartamentos) daí tem muita animação quero concluir esse trabalho para poder montar algo e disponibilizar, mas eu estou bastante satisfeito com os resultados sim. Sobre os seus ttrabalhos, acho que vc deve sempre tentar fazer o melhor possível, mas é importante tbm trabalhar rápido e fazer muitos trabalhos. Vc vai ver que com o tempo aquilo que vc demorou será bem mais rápido para fazer e vc poderá dedicar cada vez mais tempo para aprimorar. Isso se chama evolução. abraço!
Cara acho que tudo isso de informação que vc me passou já considero que tenho mais um curso rss Muito obrigado mesmo, esse fim de semana vou me internar em casa e estudar tudo que posso, principalmente sobre o arch e design que tinha um preconceito sobre o tempo de render que parece não existir! Vc tem toda razão, tirei a Sky light e modifiquei as configurações do exposure e cheguei no mesmo resultado, ela estava apenas pesando a cena. Gostaria de saber se na suas internas vc usa as photometricas com o exposure. Pois fiz um teste aqui, e com o exposure ligado tem que aumentar muito o multipler das photometricas para elas começarem a funcionar. Caramba 1000 apartamentos? Parabéns. Deve estar sendo um trabalho e tanto, se precisar de algumas dicas sobre animação de câmera da um toque, estou tendo bastante aula sobre direção de câmera, tem muita coisa bacana! Bom muito sucesso pra vc e a todos do escritório ae. Abraço
Quando faço internas tem que ajustar as luzes photometrics e usar o exposure tbm. A técnica de lwf ajuda bastante em internas, mas ainda não confio totalmente nos pressets de luz. SObre camera, que legal que vc está estudando isso pois eu ainda não sei fazer coisas muito complicadas com elas. flw!
Eu faço parece com o arch&design usando o preset matte finished. O pro materials tem o wall que vc escolhe a forma que foi pintada, com rolo ou spray, e o acabamento, mas eu achei que pesa no render por ter reflexo borrado.
UERJ
Ae robson muito obrigado pela informação. Muda alguma coisa na config do matte finished? E esse pro materials, oq é isso? procurei mais não encontrei! abs
No material editor, quando vc vai em "get material" o Arch&design é o primeiro da lista de shaders. Lá no final tem os pro materials que nada mais são que shaders pressetados para arquitetura. Eles foram icluídos no max por causa da necessidade de compatibilizar o revit com o 3dsmax. O revit está usando o mentalray tbm. É um mentalray bem mais simples que o do max mas que permite bons resultados só que com muito mais tempo de render em relação ao que o max pode fazer. Acho mais importante estudar o arch&design, pois conseguimos os mesmos efeitos e temos mais opçõe de controle. Aqui no site tem no botão "artigos" um tutorial para vc gravar os seus pressets para serem carregados a partir do arck&design. É uma excelente opção. abrs!
Boa noite. O pro materials até tem uns presets legais, eu gosto dos de vidro, o de louça e cerâmica também. Mas o de parece eu acho ruim pela falta de regulagem nos samples, para ficar suave tem que usar muito AA e pesa no render.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Lendo as perguntas de alguns colegas e colaboradores também, há uma opção mesmo para sempre quando abrir o Material editor, os materiais já venham com o Arch & design habilitado. Sobre o render padrão ser o Mental Ray, toda vez que for abrir o Max, por exemplo, é simples, basta você selecionar o Mental Ray no menu Assign Render e clicar no botão "Save As Defaults" que aparece logo abaixo. Mas tem uma coisa melhor que pode fazer, mudar o preset do 3ds max para o Mental Ray, isso ajuda muito, pois todos os materiais já aparecem como Arch&Design no Material Editor, entre outros detalhes, como as sombras sempre serem Raytrace por padrão. Você acessa o menu Customize>Custom UI And Default Switcher, aparecerá um quadro para você escolher o preset Mental Ray 3ds max, só isso. Abraços! __________________________ [i:edfbdb6830]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:edfbdb6830]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143160

Últimos membros registrados: Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons.

Usuário(s) on-line na última hora: 387

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.