Ajuda com cena externa+interna juntas!

Por: rcdesign3d  

Em: 30/05/2009 19:57

Oi, rcdknot. Só agora estou começando a fazer alguns trabalhos em lwf, com gamma a 2.2 - note que precisamos ter o monitor calibrado, e a gamma 2.2, isso é importante - mas antes eu usava o mr photografic exposure sem lwf, sem habilitar o gamma a 2.2. É uma grande bobagem achar que o mr exposure, ou qualquer outro controle de exposição deixa a imagem lavada. É que não basta apenas habilitá-los e configurar a exposição apenas. No caso do mr photografic exposure control vc precisa ajustar adequadamente o controle de MIDTONES e SHADOWS, para ter um bom contraste, e um adequado valor de midtones. Precisa configurar também o HIGHLIGHTS. Os presets do mr exposure dizem respeito apenas a configuração de exposição, ou seja, para adequar a "lente" da câmera às condições de iluminação do ambiente, captando mais ou menos luz. Mas, o controle de midtones, shadows e highlights e independente, precisa de ajustes para uma boa configuração. E não tem nada de anormal, não tem segredo para isso. Basta ir mudando os valores dos 3 campos (hilights, midtones e shadow) e ver o preview do mr exposure para obter um resultado que lhe satisfaça. Abaixo, duas imagens que fiz usando mr photografic exposure, mas sem usar ainda LWF. Repare, que contraste adequado não é problema. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=46940&highlight=aqu%E1rio http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=47076&highlight=su%EDte+casal abrç
Pessoal, Uma boa dica é ir para a rua e tirar fotos de ambientes assim com condições de sol diferentes. Percebam que dependendo da condição luz externa x luz interna o interior será visto mais claro ou mais escuro. Cenas externas são muito mais fáceis de ajustar comparando-se com internas. Mas entes de tudo tem que ver o que se deseja como resultado: realismo ou elucidação do projeto. Vejam as imagens acima que eu fiz como referencia de controle de exposição utilizando uma máquina de foto com esse recurso. Neste dia o céu estava azul e o interior sem luz alguma acesa. Então por mais que eu tentasse sempre fica escuro mesmo. Se o céu estivesse nublado daí seria mais visível dentro da oca ou se estivesse bastante luz dentro dela...
Lembre-se que um supermercado sempre tem luzes dentro. Se quer mostrar a cena com as portas abertas então sugiro ligar as luzes. Vc pode usar várias free area exatamente no local das luzes de verdade (sem sombra) ou então pode usar o daylight e uma grande sky portal na abertura. Não tem erro! abraço!
Olá Eduardo. Que ótima referência! Matou duas dúvidas com uma paulada só. kkkkk Além do que vc queria mostrar eu estou vendo como o telhado de piaçava é liso e brilhante. A gente pensa em fazer quiosque com hair and fur, mas a foto mostra que apenas um bump resolve. :)
São Paulo Futebol Clube
Alberto, sobre a questão da piaçava depende muito da distância do observador. Quando se está mais perto as texturas são bem mais visíveis do que de longe. Eu te juro que nunca tentei fazer uma coberta de piaçava, mas no dia em que for preciso acho que tentarei primeiramente usar fotos de texturas preparadas no photoshop aplicadas sobre um model que eu teria que estudar. Mas já vi muitas cobertas feitas com hair bem legais. Só tem que saber pentear para não carregar muito a cena.
Dudamel: Muito obrigado pela explicação irmão, pra mim marcou que o exposure control deixa a imagem lavada. Mexi nos parâmetros que vc me indicou e deu uma melhorada, mais confesso que ainda ficou lavada, preciso de mais estudo! Nessa cena que tu fez os materiais são arch e design com Day light + Sky portal? Estão muito lindas, parabéns. eduardoqf: Sempre me ajudando, sem palavras para agradecê-lo, sempre que vejo seus comentários transborda humildade e respeito, são por essas e outras que vc manda tão bem. Muito obrigado de novo pela ajuda, estou estudando tudo! Cara me bateu uma curiosidade, com certeza vcs tem muita informação conceitual que é um diferencial enorme, mais aonde aprenderam tão bem os parâmetros do software? Sabem de tudo mesmo. Como faz para mudar a temperatura de cor da Mr. Sun? Ela esta puxando pro amarelo, que junto coma luz atmosférica esta puxando pro esverdeado, queria deixar ela mais laranja! Bom, estou postando com as alterações na parte externa, esta praticamente finalizada, só falta algumas texturas e comunicação, gostaria de ouvir as criticas! Estou utilizando a técnica de LWF. Abs a todos.
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Olá rcdknot! Cara, obrigado pela consideração. Vejo que vc está se esforçando e isso alimenta a minha vontade de ajudar, pois até hoje eu preciso de ajuda para muitas cenas e tenho certeza de que muitos usuários aqui do 3d1 pensam como eu. Sobre o conhecimento.. este é resultado do uso diário do software, além de estudar muito mesmo. Não sei se vc tem os cds da 3d1, mas considero o André como um mestre para mim. Os cds de curso dele são muito bons mesmo. Depois de um tempo de experiência, quando vc já estiver seguro para usar o max em diversas situações é muito importante observar fotos, trabalhos dos outros e observar o mundo real. Além disso é muito importante tbm cuidar da saúde e praticar exercícios físicos para manter a cuca em ordem. Parabéns pela evolução! um grande abraço!
Opa que isso, sinceras palavras! Na verdade já estou enrolando para pegar o cd do Mental Ray deis do começo do ano, mais investi no curso da Melies (Pretendo fazer uma demo de luz, textura e render) e um PC novo, dai ficou pesado, espero mês que vem já poder encomendar o meu! Quanto ao exercício físico te dou total razão, treinei muay thai por quatro anos e tive que parar agora por causa de trampo e curso, n da mais tempo. Confesso que tenho ficado bastante estressado, mais é isso, corrida hj vitória amanha. Estou tendo problema pra iluminar a parte interna, o mesmo que tive na outra que vc me ajudou Tb. Coloquei as free light (photometric) praticamente na mesma posição que vão ficar na realidade, mais o render parece que fica todo sem brilho especular, o chão fica todo embaçado. Estou com gi e fg ligados, tem idéia do que pode ser? Obrigado mais uma vez.
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Rapaz.. não sei se vc está usando a técnica de lwf. Com ela fica bem mais fácil mesmo de iluminar a cena mesmo com poucas luzes. Sobre a sua iluminação eu sugiro que vc use o parametro de distribution tipe em uniform difuse e no shape vc usa "rectangle" ao invés de "cilinder". Daí vc usa o tamanho do shape de acordo com o tamanho das luminárias. Se vc for fazer uma interna e quizer que fique mais leve é melhor não usar luzes externas nem sky portal porque naturalmente teremos muitas luzes. Faça primeiro o teste com uma luz para ver a área de atuação e a quantidade de luz. Feito isso vc pode fazer instancias delas. Outra dica é usar sombras tipo mrshadowmap ao invés de rayrtrace. O render fica mais rápido. Essa é até uma dúvida que depois eu vou discutir aqui neste tópico porque estou fazendo uma animação de uma sala e está linda, mas parece que os parametros da mrshadowmap não funcionam tão bem em lwf (postarei mais adiante este caso) contudo eu ainda recomendo mudar o tipo de sombra. Ah.. usa luminárias e para ficar mais legal coloca cilindros, material auto-iluminante porque estas ajudarão nos brilhos que faltam na sua cena. Não esquece de posicionar as luzes um pouco abaixo das luminárias. Bom.. apesar de toda a informação, iluminação ainda é um dos itens mais fáceis de ajustar. Principalmente hoje em dia que temos daylight system skyportal LWF e exposure control do mentalray. Mas de nada adianta se os materiais não estiverem corretos. Eu sou do tempo dos materiais puros do mentalray e dos standard (e haja composição de shaders). Esse tempo passou, apesar de eu ainda guardar muitos materiais que eu fiz com muito trabalho e usar hoje. Sua cena carece disso. Com tudo branco fica mais difícil. O piso ficou com uma paginação muito grande e não sei como está a setagem. A dica é usar sempre materiais arch&design porque a chance de errar fica bastante reduzida. Tenta usar um cromado na base dos caixas, frizos de alguma cor nas gôndolas. Geralmente as paredes dos supermercados possuem alguma comunicação visual. Seria interessante vc pegar essas informações com o seu cliente pois isso faz toda a diferença. Mesmo que vc não queira colocar produtos nas prateleiras (aí o preço do 3d teria que aumentar 10X :) , com alguma comunicação já vai ficar muito bom. abrs!
Valeu Eduardo, cada caso é um caso mesmo e tem que ver a melhor opção. Eu tentei fazer quiosque com hair and fur e não me dei muito bem. hehe Vc usou hair and fur com lwf? Fica claro demais, será que tem alguma solução?
São Paulo Futebol Clube

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 569

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.