Ajuda com cena externa+interna juntas!

Por: rcdesign3d  

Em: 30/05/2009 19:57

Boa noite a todos. Venho mais uma vez pedir a ajuda de vocês. Estou fazendo a maquete de um Mercado aqui para São Paulo e estou tendo problemas com a parte de iluminação. Como mostra as fotos, preciso fazer uma iluminação diurna, onde a única fonte de luz seja o sol. Para isso escolhi utilizar a Daylight, que me trouxe resultados agradáveis na parte externa. O problema esta na parte interna do mercado, que a luz não esta entrando direito. Coloquei duas Mr. Sky portal na entrada para ver se ajudava a iluminar mais não ajudou muito alem de aumentar o tempo de render por causa dos samples dela. Estou com gi e fg ligados td padrão, sem configuração. Alguém sabe como me ajudar? Qualquer dica será muito valida. Obrigado
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Oi, rcdknot. Na iluminação diurna que vc mencionou, são duas as fontes de luz: o sol (iluminação direta) e a luz difusa proporcionada pela atmosfera (no 3d é feita pela skylight, mrsky, etc). Na interna do mercado, pela imagem, acho que vc está só com o FG habilitado. Neste caso, como é iluminação interna, vc precisaria de skyportals, e também de configurar adequadamente o seu Final Gather, que no caso, não está configurado legal, pois parece não estar sampleando o encontro das águas do telhado. vc está usando algum preset? Tente fazer com a emissão de photons habilitada. talvez fique mais fácil para vc suavizar com o final gather. abrç

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Fala rcdknot! Cara, manda um print do posicionamento das luzes. Acho que essa cena resovle facinho apenas com o FG e sem o gi + skyportal. Eu não gotei da externa, A luz está bem na fachada do mercadinho. Tenta posicionar a sun&sky de forma que a parede da esquerda projete sombra no estacionamento, ou seja, comoque as luzes do lado esquerdo de quem olha a fachada. Assim vc terá um volumetria bem interessante. Configura o FG com 1 bounce e usa uns 64 samples no teste. Vc está usando LWF? Está usando exposure? abrs!
Concordo com o que o Eduardoqf falou. A imagem externa nunca deve ter o sol apontando paralelo à câmera. Ele deve ficar no mínimo a uns 30° da linha da câmera para criar um "clima". Se vc usar sky portals, elas devem ser do tamanho das aberturas frontais e NÂO se usa GI, apenas FG. Marco.
Marco.
Marco, sobre o uso de photons em externas é possível com o parâmetro radius da mrsun. Ative a casinha "target" da mrsunphotonse que temos controle sobre a área de atuação dos photons o que é bom para cenas internas, mas em cenas externas onde temos áreas cobertas e desejamos trabalhar tbm com GI podemos utilizar os photons também, mas isso é uma técnica pouco comum pois só funciona quando o sol se dirige para a área em questão. Numa situação onde o sol está atras da casa aí só botando uma luz dentro do ambiente coberto. Na cena do nosso amigo eu concordo contigo que usar apenas o FG é uma boa escolha.
Oi Eduardo, No manual do max a indicação é de não se usar GI quando estamos com Portal Lights na cena. Marco.
Marco.
Dudamel e Marco: obrigado pela explicação. Eu coloquei as Mr. Sky portal do tamanho da porta, com fg no draft. Mais o interior não pega a iluminação. Fica toda escura. Eduardoqf: Ae Eduardo obrigado mais uma vez por sempre tentar me ajudar, eu mudei a posição da daylight para a sombra ficar no estacionamento. Mais quando deletei as Mr. Sky portal e tirei a gi, a parte de dentro fica praticamente sem luz alguma, como vou fazer essa luz rebater pra dentro sem o gi? Não estou utilizando o LWF e estou com o exposure ligado. FG bounces 1.
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Não pode colocar luz no interior? A omini ilumina para todos os lados.
Olha, Para a interna, vc deve deixar as Portal Lights e modificar o exposure control uando o preset Interior Daylight e mesmo assim ainda regulando o valor da exposure. Marco.
Marco.
[quote:76b9c2112a]Oi Eduardo, No manual do max a indicação é de não se usar GI quando estamos com Portal Lights na cena. Marco.[/quote:76b9c2112a] Existem algumas indicações no manual que não precisam ser seguidas regiamente. Como se faz uma animação de uma externa sem flickar? Usando PHOTONS. Já cansei de fazer maquetes com sky portals emitindo photons, algumas delas dá para ver aqui na galeria. Existe até um macete para usar photons com sky portals e outras luzes photométricas, no caso de internas, sem gerar aquele "bug" do photon map, quando se utiliza sky portal + photometricas na cena, gerando photons. tem um tópico sobre isto.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 1002

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.