Render mais Realista

Por: rafaneto  

Em: 06/09/2009 10:03

E ae feras, Esta é minha última cena e preciso de Críticas & Sugestões para ficar mais realista. As figuras mostram quais configuraçoes usei. Uso o MR, trabalhei com LWF, gamma 2,2. Valew pela ajuda
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) rafaneto: ai cara!! tudo bem?? olha só, sobre a sua imagem, vc está com a sua maquete muito lavada, está sem saturação e na minha opinião, tira bastante o realismo da cena. Todas as maquetes da área de Arquitetura "geralmente" ficam muito lavadas, mas usando o Exposure Control ainda fica um pouco pior, porque além de perder alguns detalhes na cena como Efeitos especiais, ainda perde muito com relação ao brilho e contraste da cena, mas tudo pode ser ajustado, porém dá mais trabalho. A minha dica a vc é que não use Exposure Control, particularmente falando prefiro diminuir manualmente os valores de multiplier das luzes, e não uso Exposure Control (controle de exposição). Particularmente falando não uso a técnica do LWF (Linear Work Flow) ou LCS (Linear Color Space). A única vantagem do LWF é a fidedignidade dos materiais no Material editor serem bem fiéis aos que vc vê na tela do seu monitor. Particularmente ela é com certeza uma técnica que veio para ficar e reconheço a sua importância, eu mesmo já usei uma ou duas vezes as técnicas do LWF (Linear Work Flow) ou LCS (Linear Color Space) e não me acostumei, porém eu prefiro a técnica "old school". Essa sua imagem poderia ficar bem melhor se vc não usasse o Exposure Control, nem o MR photographic exposure control, prefira baixar manualmente os valores dos multipliers das luzes, no seu caso, deve ter usado o sistema daylight de luz, mr sun para algo em torno de 0,01 e mr sky para algo em torno de 0,04, ok?? Diminuindo os valores dos "multipliers" das luzes e sem usar Exposure Control vc tem ótimos detalhes na cena e pode controlar depois na pós-edição a saturação da imagem, que é muito importante para o realismo da cena. Em cenas externas usando o Mental Ray como render, vc não precisa usar G.I para simular efeito de iluminação global, geralmente se usa em cenas internas, o que torna o render bem mais rápido, do que se só usasse F.G. Usando os bounces do F.G vc tem perfeitamente o efeito da radiosidade da luz na cena que seria gerado pelos photons do G.I, mas veja que vc não usou nenhum bounces de F.G, o que está certo, porque está usando os photons do G.I Desabilite os photons do G.I e coloque 2,00 nos bounces do F.G, com 250 samples de F.G e 0,4 em Initial F.G point density, ok?? ;) Hoje em dia é muito melhor usar apenas F.G com Bounces para cenas externas, até para poder usar o sistema "Daylight" com o Shader Physical Sky, para fazer cenas noturnas e tudo mais. Apenas em animação que o profissional vai preferir usar Photons, mas neste caso terá que pensar muito bem em todo o projeto, pois não poderá usar luzes Sky, não poderá usar o Shader Physical Sky, entre muitos outros detalhes. Já em cenas internas, a qualidade e a precisão da radiosidade são muito importantes e os Photons fazem isso muito melhor do que o Final Gather, além de serem mais velozes. Com Photons você pode fazer muitos Bounces em cenas internas sem aumentar em nada o tempo de render, pode usar muitos Photons com raio pequeno, obtendo um mapa com altíssima fidelidade. Assim, não tem que usar os Bounces do FG e certamente o render fica muito mais rápido desta forma. Cenas lavadas em Arquitetura tira muito o realismo da imagem, e "entregam" a imagem, fazendo o cliente pensar que é maquete com certeza. Sobre a sua setagem, retiraria o Exposure Control e o mr photographic exposure control. Mas claro que essa técnica do LWF (Linear Work Flow) é importantíssima, mas eu não me acostumei a ela. Mas tem um ótimo tutorial do nosso amigo e colaborador "renankogut" que descreveu brilhantemente como trabalhar com essa técnica no 3ds Max. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=48365 (TUTORIAL LWF- renankogut ). Espero ter ajudado de alguma forma. De qualquer forma seu trabalho está muito bom, Parabéns!! Abraços!! __________________________ [i:d89bb1e415]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:d89bb1e415]
Eu li em algum lugar que o max liga o gama automaticamente quando usa o daylight com mr photographic exposure, de tão importante que é o gamma com exposure control. Por isso que as texturas ficam lavadas. Vai no customize>preferences>gamma & lut e configura igual na imagem. Dai dá file>reset e abre o arquivo de novo, dai renderiza pra ver a diferença.
São Paulo Futebol Clube
Boa noite. Além do que os colegas comentaram eu vejo várias coisas erradas na configuração. Não usa photons em cenas externas, somente FG. O exposure value para externas fica entre 14 e 15. O highlights (burn) nunca pode ser zero. Aumentar o midtones deixa a imagem lavada e perde saturação.
Valew Danilo, Malcon e Alberto. Vcs estão me dando uma grande aula, ainda bem que tá tudo escrito e posso analisar cada dica com calma....rsrs Vou abrir o Max agora e fazer os testes e aplicar o que vcs estão me ensinando. Depois posto o resultado, Brigadão hein feras
Trazendo aos olhos o que estava apenas na imaginação http://rafanetomaquetes.blogspot.com.br/
Depois de uns testes com um pouco de cada dica, ficou assim... Gostei do progresso, mas tem muita coisa ainda para melhorar. Vou estudar melhor os mapeamentos dos materiais e outras coisas mais pra conseguir um resultado melhor. Brigadão pela ajuda Danilo, Malcon e Alberto. E é claro tô agradecendo mais Críticas & Sugestões...
melhorou muito cara essa plantas q vc está usando na cena são RPC´S? derrepente se vc usar modelos mesmo ficaria mais realista ( apesar de o render ficar mais demorado) mas ta muito bom abraço
http://java3d.daportfolio.com
nossa! melhoro bastante!! parabens!! ^^ entao .. na grama axo q poderia usar o displacement.. ai ficaria show.. as plantas rpc... n estao legais... se conseguir trocar... por modelos fikria melhor... tenta melhora o bump dos materiais... principalmente da madeira e do piso da garagem... ^^ t++ abraço!
Fala Rafaneto, as dicas da galera foram maneiras, a imagem melhorou muito! Estou com o raycast, as plantas chapadas não ficam boas, atualmente tem que ser 3D. De fundo não tem problema, mas as que mais aparecem tem que ser 3D. Nesta página tem várias http://seek.autodesk.com/search.htm#query=search%5Enew%5Equery%3Dxfrog%3Bcategory%3D%3Bfilters%3D%3BsortKey%3D%3BsortDir%3Dasc%3BstartAt%3D0%3BmaxResults%3D20%3BviewMode%3D0%3Bsource%3DSearchBox O telhado é preto assim msm? Achei muito reflexivo para telhado, está refletindo o céu. Vc botou branco puro nas paredes? Usa branco cinza claro pq branco puro fica branco demais e estoura. Vai refinando os materiais que a imagem vai melhorando.
E ae galera... Realmente tenho um problema com vegetação. To correndo atras do Vue para tentar resolver este problema. Valew pelo link Mauricio depois vou dar uma olhada lá. Realmente as madeiras, gramado e piso da garagem não tá legal, por isso que disse que preciso estudar mais, tô fazendo tudo com bump, vou tentar ajustar no displacement, mas geralmente quando testo, o bump acaba ficando com uma aparência melhor. A noite faço os testes com as dicas aqui, é que na verdade eu sou bancário e mexo no 3D por gosto mesmo, mas quero aprender bem para viver de maquete eletrônica um dia. Então, como acabou o feriadão agora só de noite terei tempo pra dar uma mexida. Valew pelas dicas feras.....
Trazendo aos olhos o que estava apenas na imaginação http://rafanetomaquetes.blogspot.com.br/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 836

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.