Iluminacao externa

Por: Fabio Akira  

Em: 10/09/2009 09:42

Bom dia galera sou novo no forum , porém ja estudo nele a algum tempo pelos tutoriais... bom a pergunta e a seguinte estou criando uma cena externa de uma piscina e churrasqueira, uso o mental ray, gostaria de saber qual a melhor tecnica pra usar e ficar realista, ja usei daylight, dei uma configurada e nao achei legal... meus materiais nao ficaram realistas, a melhor q eu achei foi usar uma mr sky portal mirada como de estudio fotografico e uma sky light.... bom ai fui configurando multiplier.... nao sei se essa tecnica e a correta..... obrigado abracos obs: nao repara na modelagem e mapeamento q to no max a menos de 3 meses...rsrsrs valeuuu
ajuda aiii galera... rs....por onde comeco.... a dar mais qualidade.....
A iluminação é uma coisa e os materiais são outra. A luz pode ficar boa e os materiais não dependendo da configuração deles. Na minha opnião é muito mais fácil fazer a iluminação do que os materiais. O problema é que o daylight é fisicamente correto e só funciona bem se a maquete estiver na escala real, tb depende do exposure control para trabalhar com o daylight, sem ele é mais difícil de configurar. Que max vc usa? Se for o 2009 ou 2010 aparece uma mensagem pedindo para ligar o exposure quando cria o daylight na view. Vc tem que dar OK. Depois no modify tem que mudar as luzes para mrsun e mrsky. Tecla 8 e no exposure vai estar com 15 no EV, baixa para 14. Se a maquete estiver na escala certa a luz vai ficar boa com essa configuração. Ai tem que refinar os materiais. A grama está estranha pq tem poucos polígonos no objeto ou pq o edge size do displacement está alto. Não use imagem no bg por enquanto até acertar a iluminação, pq a imagem do céu pode não bater com a iluminação. O granulado nos materiais é por causa dos samples baixo nos glossiness destes materiais. A água da piscina não está refratando pq está lisa, bota um noise no bump.
UERJ
opaaa blz robson... entao to usando o max 2009... entao cara to comecando agora no max, mexia com 3d no cad.. mais vc sabe como é ne... a renderizacao nao e tal boa quanto o max... entao to lendo de td.... vendo tutorial.... ai nao sei direito por onde comecar a melhorar, achei legal quando vc aponto os erros... q ai eu trabalho em cima... pq pra mim ta legal ja.... mais deve ser pq nao tenho mta nocao de como poderia ficar..kkkkkkkk bom vo faze os topicos q vc deu de dica.. e vamos ver se melhoraaa.... agora so uma coisa vc nao acha legal usar uma mr sky portal com uma sky light???ou nao se usa elas em cenas externas???? abracos...
a uma observação robson.. to usando os materiais prontos q estao disponivis aqui no site.... materiais mental ray, cmo a grama, madeira, etc... algumas coisas sao arch desing, e renderizador mental ray.....
bom vou comecar pela grama aumentei o displacement de 1,0 para 3,0 e ficou assim.... sinceramente nao sei se melhorou ou pioro....como havia dito essa grama peguei pronta aqui do site....tirei tb a imagem do bc q vc havia falado pra tirar....
Bom aqui eu fiz como o robson falo...... coloquei um noise no bump do material (agua)...coloquei 23 de bump.....
Bom tirei as luzes antigas e coloquei uma daylight segui o q o robson falou, coloquei sao paulo as 15:00, abaixei o exposure para 14, nem mexi em multiplier nd..mudei para mr sun mr sky.... agora vi a diferenca.. achei bem legal essa daylight... so a grama q zuo.....
O daylight não era pra zuar a grama, vc deve ter mexido em algo. Eu recomendo deixar a grama por ultimo até acertar tudo pq grama com displace pesa bastante. Coloca agora no background o mr Physical Sky, vai melhorar bastante os reflexos, e diminui o tamanho do bump da agua. No telhado ta faltando as telhas de baixo, se chover vai molhar tudo ai dentro.
opa... valeu pelo toque tb... entao coloquei a mr physical sky, diminui o bump da agua pra 10.... agora nao entendi sobre as telhas... qual q ta faltando? seria um beiral maior??? abracos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 761

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.