Como iluminar ambientes com iluminação noturna?!

Por: Joao Neto CG  

Em: 11/09/2009 12:35

Ae galera estou estduando iluminação e queria saber dicas e de como posso iluminar ambientes internos ou externos com luz da noite. Vlw \o,quem poder passar dicas Vlw \o :)
Eu tb estou estudando iluminação e acompanhei um tópico na semana passada que indicaram usar a skylight com cor azul escura pra fazer a iluminação da lua, as luzes internas são sempre photometrics.
Fala João, ambiente interno é com luzes photometrics usando intensidades reais de iluminação. Tb tem que regular o controle de exposição (mr photographic exposure) para cena noturna, tem o preset indoor night time para cena noturna interna e o outdoor night time para cena noturna externa. Se for externa precisa de uma luz fraca do lado de fora, pode ser a skylight que o colega falou, mas tbm pode ser o daylight com horário noturno. Mas uma pergunta. Vc sabe iluminar bem cenas de dia? Pq de noite é mais difícil e sem saber iluminar de dia é mais difícil ainda. Começa com cenas de dia.
Olá ,vlw mesmo pelas dicas, eu sei sim iluminar de dia,por isso tenho alguma snoções pra iluminar de noite,mais queria dicas pra melhores iluminações e resultados . Vlw!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) João Neto 3d: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua dúvida, os colegas e participantes da 3d1 o responderam muito bem. É como o nosso amigo e colaborador "mauriciocpd" falou, se não souber configurar de dia a cena com o sisitema daylight de luz do Mental Ray, fica bem mais difícil de iluminar uma cena noturna, porque a mesma requer alguns macetes que precisam ser conhecidos e estudados para ficar bom. Gostaria de lhe indicar um tópico de um amigo nosso e colaborador da 3d1 que perguntou como fazia iluminação noturna com Mental Ray. Tomei a liberdade de postar um pequeno tutorial a ele, dando algumas pequenas dicas de como se trabalhar com cenas noturnas usando o Mental Ray . Espero que goste e aproveite; separei o link indicado para vc. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=438104#438104 ( TUTORIAL ILUMINAÇÃO NOTURNA EXTERNA- MENTAL RAY). Boa sorte e sucesso a vc!! Abraços!! __________________________ [i:f95daf7d49]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:f95daf7d49]
Ambiente interno de dia ou de noite vc ilumina com luzes photometrics, a única coisa que muda é a exposição e o whitepoint no mr photographic exposure control. Na cena de dia vc usou daylight e skyportal nas janelas, na cena de noite não vai usar, só as photometrics no interior. Ambiente externo de dia usa daylight e de noite também, coloca zero hora no horário do daylight e a exposição para noturna que fica com cara de noturna. Mas é melho diminuir o multipler da mr sun e da mr sky. Coloca preto no ground color pq ele emite GI se ficar cinza que é o padrão. O segredo está mais no valor da exposição do que nas luzes.
São Paulo Futebol Clube
Po vlw mesmo ,ambientes com luz do dia ja saquei, ja conseguir concluir legal,so a de luz noturna que estou estudando,usando as photométricas e tbm usando o shader beam,vi aqui nuns topicos ,bem interessanhte o uso delas. Vlw \o.
Então João, é melhor fazer sem o shader beam por enquanto. Pq dependendo da técnica que usar o shader beam não fica bom. O shader parti volume é melhor pra fazer o mesmo efeito, mas é mais difícil de configurar. Nas photometrics internas vc pode pegar o preset incandescent para simular luz de lâmpada. Elas ficam alaranjadas, dai tem que mexer no whitepoint do mr photographic exposure control pra acertar. A luz externa feita com a skylight e cor azul marinho pode não aparecer por causa da exposição, mas ai vc aumenta o multipler da sky que aparece.
São Paulo Futebol Clube
Ok cara vlw!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 777

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.