Iluminação Externa

Por: NeimarPinarello  

Em: 16/09/2009 16:41

Galera eu usso o MR, eu gostaria de saber a melhor técnica para uma rendenização em cenas externas ! luz, etc.: poís não consigo deixar os trabalhos com luz suaves e nem com GI, qual o tipo de luz mais usada ? abraços obrigado
ironnpmaiden compra o curso do mentalray do André cara...valhe cada centavo...no mais...seria interessante vc postar a cena e explicar mais detalhadamente suas dificuldades...de preferencia com imagens da setagem...ai sim podemos dar uma força...
Fala ironnpmaiden. Tb indico o curso que ensina cada pedacinho das janelas, mas iluminação externa é fácil. O jeito mais fácil é com daylight, mrsun, mrsky e mr photographic exposure control (mrpec) Mas a maquete tem que estar em escala. Se não fez na escala do max os valores padrões não dão certo e tem que configurar bastante coisa. Se estiver na escala certa a iluminação fica boa sem configurar nada. Primeiro cria o daylight com as luzes mrsun e mrsky. Dá ok nas mensagens que aparecer. Tecla 8 e diminui o EV pra 14, tecla F10 e poe 3 no diffuse bounce da aba indirect illumination. Cabou! Renderiza!
ah obrigado pessoal, eu faço todo o 3d no Cad (em metros) exporto para o 3ds ai apareçe a mensagem para rescale eu coloco em METERS mas ficou estourada as luzes quando configurei com as luzes MRSKY e MRSUN bom tenho os curso da 3d1 hehehhee, minha maquete é toda colorida ´´UMA ESCOLA INFANTIL´´ mas as imagens ficaram apagadas, assim sem radiosidade, qual video aula estudar ? a video aula 17 Iluminação com HDRI e photons em cena externa ou a video aula 9 final gather 1-samples e radius aproveitando também heehe tenho muitas duvidas em termos de vegetação acompanho no aqui no site muitos trabalhos de mestres que as vegetações ficam muito bacanas gostaria de saber qual tipo ussar ! abraços e fiquem bem obrigado
Que max vc usa? O daylight fica muito claro se não tiver controle de exposição. A forma mais fácil de iluminar externa é a que o maurício falou, mas não funciona antes do max 2008. O max 9 tem daylight mas não tem exposure e o logarithimic é muito ruim. Mesmo que estiver fora de escala vai iluminar, a diferença aparece na sombra que fica muito diffusa ou muito dura. O cd do mental ray é show, mas tem que estudar tudo para aprender configurar bem. Tem que saber para que serve e como usa os recursos do fg, do gi e do antialiasing. Sabendo bem estes 3 vc configura qualquer cena. Não usa o raio do FG no começo, pode fazer com o interpolate que é mais fácil. Não liga o GI em externa, liga apenas o FG e usa o preset draft pra renderizar rápido e testar. Não tem segredo, mas precisa botar o mr photographic exposure pra controlar a exposição e só tem depois do max 2008.
UERJ
Robson estudei o cd MR e to fazendo umas setagens de luz com skyligth com imagen HDRI e ta ficando bacana, irei postar as mesmas abraços e obrigado pela ajuda
galera voltei hehee, amigos é o seguinte estou com o 3ds 2009, e estou usando a dayligth com MRsun e MRsky, bom fiz as configurações conforme o Mauricio me disse e ficaram otimas mesmo, mas estou com um probleminha, as texturas estão ficando com cores neutras e não com suas cores reais, ussei no céu um MR PHYSICAL SKY, e também gostaria de usar uma textura de céu mesmo ai fiz um instance do PHYSICAL SKY para um slot de materiais para editalo, adicionei a bitmap nuvem, mas não apareçeu nem na viewport nem no slot e muito menos no render hehehehe, bom é isso ai abraços e obrigado mais uma vez
Galera está ai, gostei da luz ficou bem suave, mas só as texturas que estão lavadas bem estranha sem a cor real ! abraços fiquem bem e obrigado
Obs Textura SÓmente Tem No Gramado O Restante NÃo Tem Hehehe
As texturas ficaram claras pela falta de correção do gamma. Vai no menu customize>preferences>gamma & lut e liga o enable do gamma, coloca 2.2, liga o affect material e o affect color selector, coloca 2.2 no input bitmap e no output bitmap. Nesse tutorial eu postei a janela com a configuração http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867
São Paulo Futebol Clube

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 619

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.