configuração para animação

Por: smartcad  

Em: 10/11/2009 08:03

Bom dia a todos. Sou iniciante no mental ray e gostaria de saber se existe uma configuração que otimize o processo de renderização de animação. O pré-calculo do FG para imagem estática já facilita bastante as coisas, mas para animação ele tem que calcular o FG para cada frame? ou existe um facilitador. Não sei se fui claro. grato.
fala smartcad ! cara vou responder o que eu entendi !rs ,... o Final gather tem a possibilidade de gravar o passes dele na aba Final Gather Map : abilite o read/write file e clike no botao que tem 3 pontinhos ai so definir um nome para o seu mapa de fianl gather toda vez ele ira ler o mapa entaum nao precisara render tudo de novo ! espero ter ajudado ! abraçs,...
http://cesar3d.wix.com/cesarcoelho3d
Grato pela resposta godon2004. Já faço isso para imagens paradas, mas isso funciona também para a animação? quando se renderiza quadro a quadro?
Para animação que só a câmera se move é igual, mas salva o FG com incremental a cada 10 frames. É só marcar o read/write e renderizar a cada 10 frames pela aba comom, bota 10 no nth frame e clica no generate final gather map now que ele vai gravando de 10 em 10 frames, depois tu renderiza a animação marcando o cadeado do FG para não calcular de novo. OBS: Se objetos se movem tem que calcular o FG a cada frame.
UERJ
Grato pela ajuda, Robson Mello. Mas fiz um teste com uma cena básica (100 frames) marquei para renderizar de 10 em 10 frames e mandei gerar o FG. Realmente ele processou de 10 em 10 frames, mas salvou o mapa por cima, ele não salvou de 10 em 10. Em seguida mandei renderizar a cena completa (100 frames) e apareceram manchas, poque ele usa o cálculo do último frame (100), ele não tem como buscar o 10, 20 ,30, assim por diante. Depois renderizei apenas os frames que ele calculou o FG e mesmo assim apareceram manchas, pois ele busca o último frame calculado (100). Eu lembro que o Vray, tinha um cálculo com incremento como esse.
Qual versão que vc usa? Depois de renderizar a cada 10 frames tem que dar um lock, não era pra ter problema. No max 2010 esse processo ficou um pouco mais intuitivo.
uso o max design 2009
Eu achei pior no max 2010 pq fica longe. Para renderizar o mapa com incremento no 2009 clica no read/write do fg. Depois que terminar clica no cadeado do read only para renderizar lendo o mapa. Se ficar mancha o fg não foi bem configurado.
Desculpe eu contestar todos vocês mas o mental ray simplesmente não salva o mapa FG com incremento de frames. Tanto que mandei renderizar todos os frames com cálculo de FG um por um e renderizou normalmente sem manchas, repito, calculando FG frame por frame. Mas quando mardei renderizar com os FG por incremento de 10 em 10 frames as manchas apareceram. Quando clico no cadeado realy only, ele busca apenas o último frame calculado, ou seja o frame 100
É estranho isso, mas eu também ja vi o FG dar uma piradas no mapa quando ele é salvo... às vezes tem que zerar e calcular de novo. Quando vc renderiza a cada 10 frames vc ja experimentou acompanhar pra ver se o arquivo FGM ta aumentando de tamanho pra ver se ele vai salvando? Em ultimo caso faz o calculo frame a frame mesmo, não vai ser muito ruim pq ele deve só acrescentar detalhes onde precisa.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 466

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.