Função da skyportal?

Por: Júlio Santos  

Em: 13/11/2009 18:09

Quero abusar mais um pouco do conhecimento de vocês. Qual é a função da skyportal? Eu coloco no desenho e não tem efeito.
a função da skyportal é jogar luz do céu na cena. Pra testar faz assim, cria um box, faz uma janela(furo quadrado pode ser) e cria um daylight system, diz sim pra ele configurar o sistema e exposição, coloca as luzes do daylight como mr sun e mr sky e coloca a skyportal na janela configurada pra pegar a luz do mr sky (use existing skylight se n me engano). Tenha em mente que isso é só pra testar mesmo, e que o MR precisa de muitos parametros para conseguir bons resultados. Abraco.
É isso que o 11hank11, é só criar a skyportal nas janelas quando tiver daylight do lado de fora. Não precisa mexer na skyportal que já vem com a configuração certa. Nem no daylight ou nas configurações das luzes mr sun e mr sky. É só colocar na cena e dar ok nas mensagens. A configuração do mental ray tb é fácil, só tem que escolher o preset low no final gather e colocar 3 no diffuse bounces. Mas para ficar legal tem que usar material arch&design em todos os objetos e tem que configurar o gamma no customize>preferences>gamma and lut. Olha o meu tutorial http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867
São Paulo Futebol Clube
Obrigado gente! Entendi como funciona! Obrigado do tutorial também.
Se tiver problema com o tutorial posta lá ou aqui msm.
São Paulo Futebol Clube
Tb dá pra usar a skyportal pra iluminar sem daylight, se botar o shader mib cie d ou o shader backbody.
Eu procurei esse shader mas não tem no meu. Eu uso o 2009, só vem no 2010?
Não, ele vem escondido, tem que desbloquear, segue essas dicas: http://mrmaterials.com/jeffs-blog/72-3ds-max-2008-portal-light-tip.html Mas vc não precisa do mib_cie_d, basta colocar em custom o source e ajustar o multiplier, só que aí a luz vai ser sempre branca, o shader serve para dar a cor em kelvin e a opção de outro multiplier com o mesmo efeito.
Fla3DMadness, obrigado. Vou seguir as suas orientações.
Júlio, tb pode botar um gradient ramp no custom shader da skyportal para controlar a forma da luz em vez de usar o mib cie d ou blackbody. OBS: Faz backup do arquivo de shaders se for mexer, qualquer coisa é só copiar de volta.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 491

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.