vidro transparente

Por: marcioul  

Em: 01/02/2010 13:18

Vidro de janela usa o preset glass thin geometry do arch&design, os presets pra solid no arch&design e no pro materials são pra vidros de copos, jarros e essas coisas. Com exposure o bg fica preto, tem que aumentar o rgb level no bitmap ou mudar pra unitless no mr photograpic exposure control pra acertar a escala da iluminação. O max reflections do final gather não tem nada haver com isso, quem controla os reflexos é o max reflections da aba renderer!!! Volta pra 2 pra não aumentar o tempo de render. O vidro não está fazendo caustics então não entra refração da luz, a luz é pra atravessar normal e iluminar a cena. Se estiver usando photons a refração deles fica no menu do GI em baixo do final gather. Estuda esse tutorial que é da hora http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867
É mesmo! Agora que li que é o max refraction do FG que estava em 2. Mil desculpas pela bola fora marcioul! de quaquer forma, é necessário sim ter o mínimo de refrações porque senão não há transparência, em caso de sólidos. Senão vai ficar preto e refletir. Foi o que aconteceu porque você, acidentalmente, desligou a refrção (sempre acabo clicando nesses checkboxes também e desregulo meu MR todo!! kk). Para as janelas, como o Rodrigo disse, não só pode como deve usar o thin. Vai economizar nos cálculos e não vai refratar. abração!
Doe medula óssea! Doe vida!
valew mesmo galera... Voces poderiam tirar mais duvidas? Queria saber se é assim que vocês configuram a iluminação? Estou usando uma MR area light dentro do ambiente e para simular o sol eu estou usando o day light e fazendo aquelas configurações basicas do mental ray. Tem mais algum macete pra ficar legal?
Então marcioul... o BASICÃO mesmo: com o daylight, você tem uma luz que simula o sol(sunlight), e outra que simula a iluminação indireta gerada pela atmosfera(skylight). delete essa mr area e coloque uma skyportal na janela. Esta "luz" vai canalizar a iluminação gerada pela skylight para dentro do ambiente. Daí é só ajustar FG e GI até obter uma iluminação equilibrada (aí é ao gosto do cliente). Você já sabe configurar fótons e FG pra obter boas imagens com baixo tempo de render? porque isso é primordial! Antes de pensar em esquemas de iluminação você precisa saber controlar os parâmetros básicos do MR. Se sair usando preset você vai desperdiçar tempo, e só vai conseguir bons resultados com configurações exageradas. Dá uma lida no grupo de estudos, ou, melhor ainda, compra o curso da 3D1 de mental ray. Vale cada centavo! abraço!
Valew Tirmey, Fiz essa configuração e ficou melhor, só que a sala é bem profunda ae no fundo da sala acaba ficando escuro. Acho que na configurção do GI talvez eu consiga. Como que funciona esse skyportal? Tem agum tutorial esplicando ele?
Que versão do max vc usa? No max 2009 e 2010 tem skyportal, coloca nas janelas para jogar luz do daylight para dentro. Eu explico o meu jeito no tutorial que o Rodrigo indicou, coloco daylight do lado de fora, skyportal nas janelas e mr photographic exposure. Todos os materiais arch&design. Quanto menos mexer nas configurações padrões melhor, no daylight só tem que selecionar as luzes MR, na skyportal não precisa mudar nada e no exposure control só tem que regular o EV, as vezes diminuir um pouco o highlights para não estourar e as vezes aumentar o saturation para sair com cores mais vivas. Mas vai de gosto, tem vários jeitos de configurar.
São Paulo Futebol Clube
"Alberto Rodrigues" disse: Quanto menos mexer nas configurações padrões melhor.
Discordo de você, Alberto! Cada cena é uma cena... Presets e configurações standard podem até funcionar razoavelmente bem de uma forma geral, mas são os ajustes personalizados que dão vida às imagens.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 359

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.