Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Línea Design   Itapema/SC - AC
tagtm   Rio de Janeiro - RJ
Vinicius Luiz   Teresina - PI
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

troy   São Paulo - AC
Rhenan   SP - Santo André - AC
STEIN Design   São Caetano do Sul - SP
hannry   Curitiba - AC

Vale a pena entra no ramo de Maquete eletrônica?

Por: Ro  

Em: 06/06/2004 04:57

Oi pessoal! Se alguém puder me ajudar eu ficaria muito grato.Acontece o seguinte: eu já estou algum tempo praticando CG e percebi que fazer animações de personagem, vinhetas, etc está ficando um sonho distante por vários motivos os quais não gostaria de discutir no momento.Bom, eu percebi que construir objetos geométricos é mais "fácil" do que fazer ,por exemplo, um personagem para um comercial.Resumindo, queria saber como anda o mercado de maquetes? Quando fiz o curso de 3DMax na Cadritech, meu professor disse que era uma área rentável(pelo menos para ele), tanto que ele fazia muitas. Seria uma boa investida? Em suma é mais ou menos essa a minha dúvida. Agradeço a todos que puderem dar um comentário! :) Abração a todos.
olha ro eu trabalho atualmente em escritório de arquitetura e decoração fazendo maquete eletrônica, ganho relativamente pouco, mas c vc conseguir serviços por fora acho que da pra fazer algum dinheiro, mas não viver disso
Ro, seja bem-vindo ao fórum. Quanto a maquetes, o que você precisa ter em mente, é o conhecimento de arquitetura, não adianta ser o "melhor" cara em CG, se não tem o conhecimento técnico na área de construção. Pode ter certeza que muitas vezes quem já trabalha na área ou é arquiteto, muitas vezes fica "sem entender" algumas coisas do projeto, pois existem muitos detalhes que na maioria das vezes não são bem explicados em projeto. Acredito que se a pessoa for boa nessa área, com certeza dá pra viver sim, mas se trabalha muito, dorme pouco... e tem que correr atrás das construtoras que realmente são os grandes clientes.
aproveitando o tópico, gostaria de perguntar aos colegas que trabalham com maquete, qual a forma de cobrança, por hora, por projeto, ... e como está o mercado de maquete eletronica em termos financeiros reais (R$). pergunto isso porque todo mundo que fala nisso sempre fala coisas tipo " dá pra viver..." "ganha mais ou menos..." "ganha pouco...", etc. e eu acho que o pessoal que pretende entrar numa área como essa gostaria de saber algo mais concreto, tipo "cobro 300 reais por projeto..." ou "15 reais a hora". se alguem souber essas informações ou mesmo indicar onde encontrá-las, acho que todos sairão beneficiados. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
eu faço poucos serviços na área, principalmente com montagens de stands e cozinhas ... faço uns três, máximo cinco bicos desses no mês ... se tivesse uma estrutura mínima pra trampar só com isso eu iria, pq é rentável. E olha q nem trabalho taum bem como todos os caras aki do forum .... mas o foda é equipamento, vc tem q ter comp pra render as cenas enquanto já tá em cima de outro arquivo, imagina duas horas d render e vc tomando suquinho e fumando ... rsrs ... agora, se eu demoro 8 horas pra fazer um stand detalhado, etc e tal, imagina pra fazer um prédio!!!! daí vc tbm tira o cálculo do preço: qto vc quer ganhar num mês? se um projeto simples demora um dia de serviço ...
Desculpem! Vou tentar mais uma vez. http://geocities.yahoo.com.br/skynet3d2003/teste2.jpg http://geocities.yahoo.com.br/skynet3d2003/teste2.jpg[img]
Vocês são bem legais mesmo! Valeu pela dica de todos :D Isso que me intriga: alguns dizem que não dá para viver fazendo isso e outros afirmam que o negócio é rentável. :?: Sei lá mas acho que esse ramo pode dar uma grana legal. Eu lí na revista da Folha que tinha um cara que fazia maquete(física, ou seja com madeira....) e chegava a cobrar 20 mil! Lógico que isso não é válido para todos que fazem maquete.Bom, isso me levou a pensar que no ramo de maquete eletrônica a coisa poderia ser um pouco parecida:tem aqueles que cobram uma fortuna e aqueles que cobram um preço mais em conta. Mas valeu a todos. Eu tentei mandar uma imagem de um prédio que comecei amodelar mas não consegui. :oops:
Vinte mil é outro nível ... acho q aki no forum o Sandro, o André, o Pile, só essa galera deve estar cobrando por aí, rsrs Ro, ninguém gosta d falar em valores, eu tbm morro d curiosidd, meu preço eu tiro pelos meus gastos, mas vou tentar dar um exemplo bem palpável: pra fazer um folder prum colega meu, q tá abrindo uma lojinha, eu cobrei cenzinho, é meu brother e coisa e tal. Folder é chato, tem provas e mais provas, eu tenho q tirar as fotos dos produtos (trabalha com frascos e essências), etc. Se fosse prum outro cobraria 150, e todo mundo paga isso tranquilo. Já quando eu trabalhava numa agência, há dois anos atrás, eles cobravam 600!!! Qdo vc já estiver dominando a parada, pensa no seu custo, qto vale sua madrugada (se fizer bico como eu), se vai ter q imprimir, o custo do cd, qto vale seu computador ... se um trabalho demora dois dias e vc quer ganhar ao menos um baraum por mes, seu projeto tem q custar no mínimo 70 reais. Só q: 1) 70 reais é preço d arte-final pra panfleto, todo mundo pode fazer, o curso d 3d q vc tá fazendo custa o triplo dos outros; 2) vc num vai ter trabalho todo dia pra bater a tal meta. Inflaciona esse valor e dê um sorriso!!! Caraca, vou dar aula d economia na faculdd, adorei esse raciocínio :lol: :lol: :lol:
ôpa Patrick Amorim! Valeu pelos esclarecimentos.Eu até tenho uma idéia de como cobrar trabalhos de design.Acontece que eu quero seguir na área de CG só que tô vendo que isso é pra longo prazo.Desse modo, eu estava pensando em fazer maquete eletrônica por alguns motivos: seria "mais fácil";daria para ganhar uma grana razoável e por estar ligado à computação gráfica. Agrade a todos os amigos do forúm! Abração! :)
"Patrick Amorim" disse: Vinte mil é outro nível ... acho q aki no forum o Sandro, o André, o Pile, só essa galera deve estar cobrando por aí, rsrs
Eu cobrar vinte mil? Tão loucos é? por vinte mil eu nem ligo o micro :lol: Então, vamos falar de preço, eu vi uma revista outro dia, muito bacana com uma entrevista com o "Issao" ele é um cara que faz quase todas as maquetes que tem no jornal, a revista era de 2.000 e ele cobrava em média 800 dolares por imagem, é uma puta grana, o escritório dele fazia em média 250 trabalhos por mês. Tenho amigos que vivem apenas disso, e tirando a dor de cabeça conseguem uma boa renda. Eu faço apenas uns freelas e os preços variam muito de empreendimento para empreendimento. Mas em média o ideal seria cobrar pelo menos uns R$ 500,00 por ambiente interno e externo varia de acordo com o empreendimento, se for uma casa, acho que nessa faixa também é um bom valor. Mas é dificil conseguir clientes que paguem isso. Você precisa ter empresa para trabalhar com grandes construtoras e realmente poder cobrar mais. O cliente sempre vai chorar no preço, e você teria que avaliar se vale a pena ou não pegar o serviço. Ja fiz trabalhos que não ficaram tão ruins por R$ 100,00 quando estava aprendendo, hoje não faço mais, não vou trabalhar o dia inteiro e me matar em casa por R$ 100,00. E sempre que cobrar isso o cliente vai querer te pagar esse mesmo valor. Agora R$ 20.000,00 só o André e o Pile mesmo... vc's tão ligados a Dodge que o Pile modelou né? Ele se baseou na dele ;) ... saiu de um cliente com um chequinho passou na loja e levou a vista mesmo... 8) ehe hehe

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1417, sendo 19 membro(s) e 1398 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Rocha, HALTTEMBERG, Eduardo Ramos, Anderson Miguel, Gabriel.C, sandrosp5, marcelo de moraes, Pedro Juliato, Duda, Ronaldo, Paulo Rodrigues Lima, Ricardo Paranhos, Eber.Silva, Frederico Wagner N. R., Luis Antonio, new, Fernando Cunha, Osires Mathoso, Diego Dneo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.