Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
EvandroGP   Paraná - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
ycneiva   Barcarena PA - AC

Portfólios Ver Mais

Leo Mattos   Rio deJaneiro - RJ
michel hebert   fortaleza - AC

Vale a pena entra no ramo de Maquete eletrônica?

Por: Ro  

Em: 06/06/2004 04:57

Oi pessoal! Se alguém puder me ajudar eu ficaria muito grato.Acontece o seguinte: eu já estou algum tempo praticando CG e percebi que fazer animações de personagem, vinhetas, etc está ficando um sonho distante por vários motivos os quais não gostaria de discutir no momento.Bom, eu percebi que construir objetos geométricos é mais "fácil" do que fazer ,por exemplo, um personagem para um comercial.Resumindo, queria saber como anda o mercado de maquetes? Quando fiz o curso de 3DMax na Cadritech, meu professor disse que era uma área rentável(pelo menos para ele), tanto que ele fazia muitas. Seria uma boa investida? Em suma é mais ou menos essa a minha dúvida. Agradeço a todos que puderem dar um comentário! :) Abração a todos.
olha ro eu trabalho atualmente em escritório de arquitetura e decoração fazendo maquete eletrônica, ganho relativamente pouco, mas c vc conseguir serviços por fora acho que da pra fazer algum dinheiro, mas não viver disso
Ro, seja bem-vindo ao fórum. Quanto a maquetes, o que você precisa ter em mente, é o conhecimento de arquitetura, não adianta ser o "melhor" cara em CG, se não tem o conhecimento técnico na área de construção. Pode ter certeza que muitas vezes quem já trabalha na área ou é arquiteto, muitas vezes fica "sem entender" algumas coisas do projeto, pois existem muitos detalhes que na maioria das vezes não são bem explicados em projeto. Acredito que se a pessoa for boa nessa área, com certeza dá pra viver sim, mas se trabalha muito, dorme pouco... e tem que correr atrás das construtoras que realmente são os grandes clientes.
aproveitando o tópico, gostaria de perguntar aos colegas que trabalham com maquete, qual a forma de cobrança, por hora, por projeto, ... e como está o mercado de maquete eletronica em termos financeiros reais (R$). pergunto isso porque todo mundo que fala nisso sempre fala coisas tipo " dá pra viver..." "ganha mais ou menos..." "ganha pouco...", etc. e eu acho que o pessoal que pretende entrar numa área como essa gostaria de saber algo mais concreto, tipo "cobro 300 reais por projeto..." ou "15 reais a hora". se alguem souber essas informações ou mesmo indicar onde encontrá-las, acho que todos sairão beneficiados. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
eu faço poucos serviços na área, principalmente com montagens de stands e cozinhas ... faço uns três, máximo cinco bicos desses no mês ... se tivesse uma estrutura mínima pra trampar só com isso eu iria, pq é rentável. E olha q nem trabalho taum bem como todos os caras aki do forum .... mas o foda é equipamento, vc tem q ter comp pra render as cenas enquanto já tá em cima de outro arquivo, imagina duas horas d render e vc tomando suquinho e fumando ... rsrs ... agora, se eu demoro 8 horas pra fazer um stand detalhado, etc e tal, imagina pra fazer um prédio!!!! daí vc tbm tira o cálculo do preço: qto vc quer ganhar num mês? se um projeto simples demora um dia de serviço ...
Desculpem! Vou tentar mais uma vez. http://geocities.yahoo.com.br/skynet3d2003/teste2.jpg http://geocities.yahoo.com.br/skynet3d2003/teste2.jpg[img]
Vocês são bem legais mesmo! Valeu pela dica de todos :D Isso que me intriga: alguns dizem que não dá para viver fazendo isso e outros afirmam que o negócio é rentável. :?: Sei lá mas acho que esse ramo pode dar uma grana legal. Eu lí na revista da Folha que tinha um cara que fazia maquete(física, ou seja com madeira....) e chegava a cobrar 20 mil! Lógico que isso não é válido para todos que fazem maquete.Bom, isso me levou a pensar que no ramo de maquete eletrônica a coisa poderia ser um pouco parecida:tem aqueles que cobram uma fortuna e aqueles que cobram um preço mais em conta. Mas valeu a todos. Eu tentei mandar uma imagem de um prédio que comecei amodelar mas não consegui. :oops:
Vinte mil é outro nível ... acho q aki no forum o Sandro, o André, o Pile, só essa galera deve estar cobrando por aí, rsrs Ro, ninguém gosta d falar em valores, eu tbm morro d curiosidd, meu preço eu tiro pelos meus gastos, mas vou tentar dar um exemplo bem palpável: pra fazer um folder prum colega meu, q tá abrindo uma lojinha, eu cobrei cenzinho, é meu brother e coisa e tal. Folder é chato, tem provas e mais provas, eu tenho q tirar as fotos dos produtos (trabalha com frascos e essências), etc. Se fosse prum outro cobraria 150, e todo mundo paga isso tranquilo. Já quando eu trabalhava numa agência, há dois anos atrás, eles cobravam 600!!! Qdo vc já estiver dominando a parada, pensa no seu custo, qto vale sua madrugada (se fizer bico como eu), se vai ter q imprimir, o custo do cd, qto vale seu computador ... se um trabalho demora dois dias e vc quer ganhar ao menos um baraum por mes, seu projeto tem q custar no mínimo 70 reais. Só q: 1) 70 reais é preço d arte-final pra panfleto, todo mundo pode fazer, o curso d 3d q vc tá fazendo custa o triplo dos outros; 2) vc num vai ter trabalho todo dia pra bater a tal meta. Inflaciona esse valor e dê um sorriso!!! Caraca, vou dar aula d economia na faculdd, adorei esse raciocínio :lol: :lol: :lol:
ôpa Patrick Amorim! Valeu pelos esclarecimentos.Eu até tenho uma idéia de como cobrar trabalhos de design.Acontece que eu quero seguir na área de CG só que tô vendo que isso é pra longo prazo.Desse modo, eu estava pensando em fazer maquete eletrônica por alguns motivos: seria "mais fácil";daria para ganhar uma grana razoável e por estar ligado à computação gráfica. Agrade a todos os amigos do forúm! Abração! :)
"Patrick Amorim" disse: Vinte mil é outro nível ... acho q aki no forum o Sandro, o André, o Pile, só essa galera deve estar cobrando por aí, rsrs
Eu cobrar vinte mil? Tão loucos é? por vinte mil eu nem ligo o micro :lol: Então, vamos falar de preço, eu vi uma revista outro dia, muito bacana com uma entrevista com o "Issao" ele é um cara que faz quase todas as maquetes que tem no jornal, a revista era de 2.000 e ele cobrava em média 800 dolares por imagem, é uma puta grana, o escritório dele fazia em média 250 trabalhos por mês. Tenho amigos que vivem apenas disso, e tirando a dor de cabeça conseguem uma boa renda. Eu faço apenas uns freelas e os preços variam muito de empreendimento para empreendimento. Mas em média o ideal seria cobrar pelo menos uns R$ 500,00 por ambiente interno e externo varia de acordo com o empreendimento, se for uma casa, acho que nessa faixa também é um bom valor. Mas é dificil conseguir clientes que paguem isso. Você precisa ter empresa para trabalhar com grandes construtoras e realmente poder cobrar mais. O cliente sempre vai chorar no preço, e você teria que avaliar se vale a pena ou não pegar o serviço. Ja fiz trabalhos que não ficaram tão ruins por R$ 100,00 quando estava aprendendo, hoje não faço mais, não vou trabalhar o dia inteiro e me matar em casa por R$ 100,00. E sempre que cobrar isso o cliente vai querer te pagar esse mesmo valor. Agora R$ 20.000,00 só o André e o Pile mesmo... vc's tão ligados a Dodge que o Pile modelou né? Ele se baseou na dele ;) ... saiu de um cliente com um chequinho passou na loja e levou a vista mesmo... 8) ehe hehe

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707657.

Total de membros registrados: 135264

Últimos membros registrados: marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi.

Usuário(s) on-line na última hora: 630, sendo 19 membro(s) e 611 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafa.carvalho, renaz, Ronaldo Junior, Jorge Henrique, Pedro Juliato, Le_Andro, Paty1995, Antonio Domingos, Roberto Trevelin, deathstars, Lucas Reis, Starter, pinart, Leonardo, Reinaldo Silva, cadwillem, Alexandre Longo, marcio.alain, SaavedraCG.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.