Trabalhar Com Escalas Dentro do 3ds Max

Por: THEFELPS  

Em: 03/02/2010 10:15

Aí galerinha do fórum! Ando tendo alguns probelmas pra acertar as escalas dentro do 3ds max! Estava trabalhando em uma cena e comecei a ter problemas quando inseri alguns blocos DOSH, os blocos da evermotino nunca deram problema, os da dosch sim, foi aí que percebi que de fato não sei realmente trabalhar com escala dentro do max! Trabalho muito com autocad, onde trabalho usando as unidades em metros, porém não sei como que isso deve ser utilizado dentro do max! o default do programa é 1 unit = 1 inches ( polegada ), então modifiquei o padrão do max para metros ao inves de polegadas, mas daí na hora de inserir os blocos eles vem em um tamanho absurdo e daí é mó trampo pra adequar na escala da cena, se eu nao mudo os inches pra metros dae a maquete que importo no cad é que não fica no tamanho correto. Alguém conhece algum tutorial ou sabe qual é a melhor maneira para resolver esse problema?? Valew galera do fórum!!!
Olha como está o meu É assim que o video curso de modelagem de maquete aqui da 3d1 ensina. Na ficha de importação do dwg rescale para metros Ou seja, não mexe em nada, só altera o Display Units Scale
Antes de inicar configure em UNITS SETUP para metros em UNITS SETUP 1 Unit= 0,025 - Meters e em DISPLAY UNIT SCALE para opção meters. ai esta configurado para vc trablhar em metros (isto o seu desenho deverá estar em Metros) Transporte pelo FILE LINK MANAGER
SEVEN Imagens 3D - Pedro Paulo
THEFELPS, segue o que o Osires mostrou! Não pode mudar as unidades internas do max e nem o tamanho pq tudo vai ficar mais difícil para você. Trabalhando com as unidades padrões e mudando o display todos os valores padrões de todos os recursos vão servir de primeira. Se mudar as unidades internas tem que configurar muito mais coisa em todo recurso que usar para poder acertar com a escala errada e tem coisas que não resolve, dão pau.
São Paulo Futebol Clube
Como o Osires e o Alberto Rodrigues explicaram: Não mude a unidade interna, essa não interessa a nós, é a escala para o "trabalho interno" do programa. Escolha apenas a primeira escala, a escala externa, no "Display Units Scale" - afinal, é pra isso que ela existe, para que não se precise mudar a escala interna do Max. Uma escala legal para Arquitetura, é a escala métrica em Centímetros. Também pode ser metros, mas não é muito legal para modelar pequenos objetos. Estando a escala assim configurada, ela faz toda a conversão automática para você: ou seja, se fizer um box de 2,5 metros por 2,5 metros, o sistema interno entende perfeitamente que está fazendo um box de 100 polegadas por 100 polegadas. Não precisa ficar em dúvida de que a escala não esteja sendo interpretada de modo correto pelo programa. Abrç

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Eu sei que tem gente com trauma de mudar a escala interna, mas eu sempre trabalho a interna em centimetros ou metros, eu prefiro pq assim o max não tem que ficar fazendo arredondamentos para metros ou centimetros, vcs nunca repararam como alguns materiais e modificadores vem com valores como 2,54cm? É pq internamente ele ta usando 1 polegada, mas como vcs trocam só o display ele faz essa conversão. Isso pode resultar em erros de precisão, por isso eu prefiro sempre trabalhar com o system em centimetros. Mas vai de cada um, é questão de workflow mesmo. Se não me engano os modelos da dosch vem em centimetros também.
Então galera, Eu fiz alguns testes pra ver se compreendia melhor como funcionam as escalas dentro do max, converti uma polegada em cm que dá 2,54, que é o numero que todo mundo indicou aí pra usar, no meu entender, se na janela defaulto do max consta lá como ! unidade = 1 polegada eu deduzi que 1 unidade = 2,54cm ou ainda 1 unidade = 0,0254m , que seguindo uma lógica esses valores que eu usei se referem ao valor da pelagada apenas converido em metros....mas nao deu certo do jeito que eu imaginei.....vou usar as dicas que postaram aí em cima pra ver se entendo de fato o que acontece! mas gostaria de perguntar ao Osíres, o que é esse "DSTANCE FROM ORIGIN" onde no caso dele está marcado o 2,54cm, em quê isso influi?? E quanto aos blocos da dosch, Fla3dMadness, pelo menos os que eu tenho estao em polegadas, se eu configuro as unidades internas do max pra cm ou m os blocos vem desagrupados e mto esquisitos...........mas notei q qdo esto usando a unidade do max em M e importo um bloco é só escalar ele pra de 100 para 2,54 que ele passa para o tamanho real.....nao compreendi mto bem isso, mas funciona
" A mente que se abre à uma nova idéia jamais retorna ao seu tamanho original "
Oi, Fla3dMadness. Se o problema for precisão, é só ajustar o número de casas decimais, com maior número de zeros depois da vírgula, não há arredondamentos indesejados. Eu ainda acho que se pode ter alguns empecilhos ao mudar a escala interna. Muitos recursos são programados para usar a lógica do sistema do programa com sua unidade interna default. Talvez possa haver algumas diferenças nos cálculos de render, por exemplo, como cálculos de GI. E ainda insisto na tecla do Display Units. Pois se não houvesse alguma implicação em mudar a escala interna, não haveria necessidade do "Display Units. Mas é só a minha visão, não tenho uma pesquisa a fundo para ter um parecer definitivo. Mas aconselho a todos, principalmente iniciantes, a trabalhar neste modo default, ajustando a escala desejada no dispay units. abrçs!

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Quanto aos modelos incluidos ccom merge, acontece que eles originalmente foram criados em escalas as mais diversas... tem móveis em mm, tem milhas, kms, etc...aí vc tem que escalar o objeto de acordo com tua cena. Não é o problema da cena em si. Quantoa ao dist from origin, é que o calculo do max é inferior em precisão aos softwares técnicos, com auto cad... se vc importar uma cena muito grande pode dar erro pq os objetos estão muito distantes do ponto de origem, será preciso ajustar se vc importar uma área muito grande... Sempre deixo o centro de meus arquivos do autocad nas coordenadas 0,0,0... pra x, y e z. Já ajuda bastante.
Eu ja li alguns comentarios do pessoal da autodesk sobre isso e não tem problema em deixar o system em metros ou centimetros em vez de polegadas, só não pode mudar no meio de um trabalho. Se tivesse problema eles nem deixariam mudar o system units. Os sistemas do max usam a escala que estiver ali, o master zap uma vez comentou sobre isso em relação ao shader de SSS, pra ele é indiferente a escala que vai usar. Como eu falei, é mais uma questão de costume e preferencia, faz mais ou menos uns 6 anos que eu passei a usar o max em centimetros e nunca tive um problema com isso, no maximo algum bug de conversão de arquivo que estava com escala zoada na hora do merge. Em geral eu acho que o pensamento fica mais fácil quando usamos o sistema em centimetros pois é o que o max vai usar internamente, enquanto o display units é uma comodidade que converte o system para nós visualizarmos como quisermos, e o problema está exatamente aí, vemos uma unidade e o max trabalha com outra. Mas é realmente uma questão de preferencia. ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 577

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.