Trabalhar Com Escalas Dentro do 3ds Max

Por: THEFELPS  

Em: 03/02/2010 10:15

Osires, eu uso system sempre em centimetros, salvo quando vou modelar algo como uma cidade que aí as vezes uso metros para evitar erros de precisão. O display não muda nada, eu vivo trocando o display entre metros e centimetros de acordo com o que eu estou fazendo. Concordo plenamente com vc, vamos manter o bom nivel de discussão e desfazer qualquer mal entendido. :)
fazendo tb uma comparação com o autocad e outros softwares, pelo que entendo, no autocad por ex.: a unidade é sempre 1, vc é quem diz ao programa se este 1 é metro, cm, polegada, etc... Já no max existe tb um sistema interno que é em polegadas, ou seja, uma polegada tem a equivalencia de 2,54... cm... então aquele 1 do unit setup não basta que seja denominado de 1 cm, ou metro... tem que converter na devida proporção, como já disseram aqui... acredito que aí esteja o erro da maioria das pessoas, principalmente usuários de outros softwares técnicos. Será que estou errado? usando o unit setup pelo default, como eu uso, noto às vezes que algumas texturas e ajustes ficam melhor em 2,5, ou 25, etc.. será por causa disso? (uso cm no display). Me desculpem se estou falando algo de errado, mas é como venho raciocinando no meu trabalho
Marco Rocha, É exatamente o que você falou! Diferente do que falaram, o Max não faz conversões automaticamente, ele simplesmente tenta adequar a unidade visualizada (display) à unidade do sistema. Se ele convertesse automaticamente, não parareceriam esses 2,54 ou 25,4 o tempo todo. Além dos mapas, isso acontece quando você está trabalhando com o Editable Poly, por exemplo, ao extrudar um poligono ele aplica 25,4 de default. E falar algo errado em um forum é normal!! Todos estamos aqui para aprender. ;) Abraços.
www.chilli3d.com.br
bem basta assistir a primeira aula do Andre Vieira sobre sistemas de unidades no max do curso de modelagem de maquetes da 3d1...depois disso, não resta mais questão alguma a respeito disso... E Felipe...tambem tambem sou professor de max e trabalho profissionalmente com ele a 10 anos, ou mais, na area de arquitetura, sou arquiteto e tambem ensino arquitetura, desde a versão 3dstudiomax 2.0...e ainda discordo de vc sobre confusão na cabeça de alunos, não vejo motivo pra haver dificuldade de entender que o max pensa numa unidade e mostra uma mais conviente pra o usuario...e muito simples...depende de como se expõe a questão... Caso vc nunca teve problemas quanto os recursos do max, talvez vc precise explorar mais a fundo e anilisar clinicamente as coisas que tenho certeza vc irá perceber. Mais quero deixar claro que não tenho nenhuma intenção de depreciar vc, somos colegas de profissão, amigos aqui do forum, eu te respeito e suas opiniões, e discordar é um pressuposto sadio desde que se mantenha o respeito...eu quero seu bem e te desejo muito sucesso... abração e fica com Deus...
Nakan, neste ponto vc acha que há difernça entre usar no system 1= poleg ou 0,025=cm? Pode ser mais claro?
Com certeza Marco... A questão é simples...sabe que aquelas coisas que agente tem que aceitar como fé....kkkkkk...agente aceita e funciona!...kkkkk É o seguinte...eu trabalhava até um tempo atrás com a dobradinha autocad e max...modelava no autocad e renderizava no max...a bronca é entender que o mundo no max e muito maior que o espaço vetorial do autocad, o model space, então quando modelamos em metros no cad, o quye geralmente acontece, quando o modelo entra no max, entra muito pequeno, porque 1 unidade no cad entrendo como 1 unidade no max, fica micro o modelo, porque o mundo do max é em media 10 vezes maior que o do autocad... O ideal seria representar 1m no max como 100unidades, o que se adequa perfeitamente em centimetros.... Eu faço assim: Quando recebo um projeto em cad...limpo tudo o que não precisarei...hachuras, cotas, blocos desnecessários...se for possivel imprimo uma copia do projeto para consultar...quando termino isso, se o desenhista trabalho a unidade no cad como metros...eu dou um scale de 100 para que 1 unidade em metros torne-se 100 unidades, equivalendo a centimetros... No max, uso o Dysplay Units em Generic Units, e o System Units em polegadas como é o padrão...quando importo o DWG para modelar, eu desmarco a opção "rescale" então tudo que 1 unidade no cad torna-se 1 unidade no max... Esse metodo é super tranquilo, tudo funciona corretamente, não rola problemas de lentes nas viewports em perspectiva, nem em sombras, luzes, GI ou o que quer q seja... Respeito todos os colegas aqui do forum, quero o bem e muito sucesso a todos, mais que estão equivocados estão sim...é so ler o Help do max a respeito do assunto que tudo se clarea....e o André Vieira prova por A+B que é importantissimo manter o System Units em polegadas no curso de modelagem de maquetes daki do 3d1...
E marco...acredito que não faça diferença mudar de 1 polegada para 0,0254cm, o que vc usar no Dysplay Units é o que o max vai mostrar pra vc...ele em tempo real pensa em polegadas no "cerebro" dele e mostra pra vc na unidade que vc escolher no Display Units...agora acho mais adequado usar centimetros ou generic units, porque ele encherga o display units em unidades absolutas, por exemplo, ele le 1 unidade como 1 polegada, se vc modelaou 1 unidade pensando em metros....ferrou, porque seu metro no cerebro do max equivale a 1 polegada...ou seja...o modelo fica minusculo....mais se vc expressar 1 metro como 100cm, ai a coisa começa a ficar boa...que pa o cerebro do max equivlale a 100polegadas, 254cm entendeu? Por isso as vezes acontece broncas quando usamos modelos de terceiros que não bate a escala com a escala de modelagem...mais não se preocupe com isso...use o scale do max e com um bom olho nas proporções é tranquilo.... Abração caro amigo!
Oi Nakan. Isso eu entendi pq é assim que estou fazendo... a relação do autocad ou do revit com o max é tranquila... uso tb pq no cd do andré tá bem claro isso. Mas to falando é da unidade do sistema, que originalmente é 1 polegada. Seria correto dizer que se eu mudar pra cm no sistema, todas as configurações em polegadas serão convertidas proporcionalmente? Na regra de 3?
Nakan, tudo bem? Eu faço como o André explica no Curso de Maquete. Vendo sua explanação, fiquei curioso e fui tentar para ver se tinha entendido. No Cad, limpei tudo, digitei no comando, scale, marquei 100 (ficou enorme no Cad). No Max deixei tudo defalt: no System, inches, no Diplay, generic. Importei sem o rescale, e pensei em centimetros. Parede com 20, porta com 80,210,15. Aparentemente ficaram certos. Ah, a planta está desenhada assim no Cad: porta=0,80cm Foi isto que voce explicou aí em cima? Abs.
Sim Osires...foi exatamente isso...axo esse metodo muito tranquilo até porque usamos menos casas decimais nas digitações e uma coisa é importantissima, os mapas procedurais funcionan quase que sem nenhum ajuste...Ah, tem uma coisa importante Osires...quando for o caso do autocad, seria legal vc trazer os desenhos para perto da origem 0,0,0...e usar o comando "limits"(pode digitar assim na linha de comando) e fazer o ajuste da area disponivel para o desenho, porque como foi usado o scale e os desenhos ficaram enormes, o limite usado para a unidade em metros ira ficar minusculo...mais ou menos assim....Digamos que vc tem um quarto de 3x3 metros...quando desenhamos no cad usamos o comando limits para ajustar melhor o uso do comando zoom e resursos de visualizalação...digitamos "limits" na primeira pergunta ele pede pela origem do espaço, deixamos o valor padrão que é 0,0,0...e so apertar enter...na segunda pergunta ele pede as dimansões da area no exemplo que estou usando algo em torno de 6x6m tava bom.... Depois que usamos o scale o desenho ficara com 300x300 unidades, que adimitmos ser centrimetros, então o limits anterior já não serve, ele tem que ser atualizado para algo como 600x600...lembrando que o autocad trabalha com unidade admensional, valor em modulo no modelspace...essas dicas ajudam um pouco a posicionar o desenho 2d do cad quando entra no max para modelar... Marco...acredito que funcione sim...mais se vc estabelecer a relação de equivalencia, no caso como vc disse antes, setar a unidade do System Units como 0,0254m ou então 2,54cm no caso de vc mudar de polegadas para metros ou centimetros...irei testar essa possibilidade e irei te dar um retorno.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 704

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.