Trabalhar Com Escalas Dentro do 3ds Max

Por: THEFELPS  

Em: 03/02/2010 10:15

Estou modelando um projeto (treino), e vou fazer neste metodo. Um topico do site me ensinou como colocar o projeto em 0,0,0 no cad. Vou testar. Obrigado.
Oi Nakan. blz que entendeu a duvida. Osires, na correria, no autocad, basta fazer um circulo com o centro em : 0,0,0 (é importante os 3 zeros, nós sabemos mas usuarios de cad nem se dão conta da terceira dimensão. O raio do circulo passa a ser seu limite (do 3dsmax), naquela configuração de distancia que foi falada antes... Pra leigo então esse é um truque que funciona bem, no autocad, antes de importar pro max. Quanto a unidade interna do max, como houveram controvérsias, imagino que entendi, mas creio que se invocassemos Zeus, que anda sumido (imagino que preparando outro video curso!) , tirariamos isto à limpo, já que é uma questão fundamental no uso do max (claro que muitos caras bem experientes deram suas opniões aqui), mas um voto de minerva seria bom, né? Oi André! tá nos ouvindo?
Oi, pessoal, boa noite a todos! Estive acompanhando o desenvolvimento deste tópico o dia todo e acabei ficando com a pulga atrás da orelha. Isso porque, pelo visto, sou um dos poucos que trabalha tanto com o display como com o system na unidade metros (herança do autocad e do tempo de desenhista de prancheta), além do que, pelo que também tenho visto no forum desde que estou aqui, sou um dos poucos que trabalha apenas com real word scale nos mapas de textura (procedurais ou não) e mapeamento UVW. Quando cheguei em casa agora a noite (trabalhar sábado o dia todo é dose) fiz um teste para saber se realmente haveria diferença de renderização ao se trabalhar com unidades iguais e distintas de display e system. Criei um box de 5,00 x 5,00 x 0,10 metros (com display em metros e system em polegadas) e texturizei com um mapeamento tiles de 1,00 x 1,00 metros, count horizontal e vertical = 2 (o que daria 10 pisos em ambas as direções) e uma textura de 0,50 metros aplicada em cada tile e usei um vray sun com intensity 1, bem como uma vrayphysicalcamera com fstop 8 e shutter speed 100, renderizando a seguir e gravando a imagem. A seguir deixei o dysplay em metros mas alterei o system para metros, mas usando 1 unit = 0,0253999998m (que é o número dado em distance from origin) que por aproximação é o mesmo que 0,0254. Fui olhar os mapeamentos de tile e textura para ver se havia ocorrido alguma mudança e vi que não havia mudança alguma. A seguir renderizei novamente (com a mesma configuração de câmera e iluminação) e gravei novamente a imagem. Bem, na realidade as duas imagens são idênticas tanto a nível de iluminação quanto de textura, o que quer dizer que não há diferença alguma em se usar system units e display units iguais ou direfentes, DESDE QUE SE USE O FATOR DE ESCALA APROPRIADO (no caso, de polegadas para metro, 1 unit = 0,0254), pois caso contrário, se deixar 1 unit = 1, verificando em object properties, o box que tinha 5,00 x 5,00 x 0,10 m passa a ter 196,8504 x 196,8504 x 3,937 m. Neste caso o próprio max trata de ajustar as dimensões do mapeamento (1,00 x 1,00 m passa a ser 39,3701 x 39,3701 metros), porém, renderizando novamente se vê que o tom da iluminação muda completamente (passou a ser amarelada). Se há algo de errado em meus procedimentos, me corrijam por favor, mas se eles estiverem corretos só posso concluir que usando-se o fator de escala correto, tanto faz usar system e displays iguais ou diferentes. Um abraço a todos, Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
O problema em questão aqui não é usar o Display Units igual ao System Units, ou diferentes entre si....não há problemas em ambus os casos....o unico problema que eu levantei foi usar qualquer que seja a unidade diferente de polegadas no System Units....Eu tentei explicar aos amigos todos os problemas que mudar as unidades do System Units pode causar, e são muitos e simplesmente porque o cerebro do max pensa em polegadas, o programa e Norte Americano e lá eles usam o sistema Ingles de medidas...pés, polegadas, jardas e etc....Todos os recursos do max são progamados em seus codigos para funcionarem em polegadas e o Dysplay Units existe apenas para que usuarios de outros paises que usem outros sistemas de unidades possam usar o prgrama sem problemas...Vc estará vendo as unidades em metros, cm ou qualquer outra unidade do sistema metrico mais o max sempre irá pensar em polegadas.... Eu recomendei a galera usar No Display Units ou em centimetros ou no Generic Units como vem configurado por defaut por seu mais confortável d e trabalhar assim... Agora...façam a experiencia...Coloquem no Display Units a unidade que vcs quiserem e mudem o System Units para metros façam testes com mapas procedurais, sombras, GI no mentalray, modelem algo na viewport no modo perpectiva, testem como as intensidade das luzes se comportam, o mr photografic exposure, e depois façam os mesmo testes com centimetros, depois façam com ele de novo em polegadas e me digam depois os resultados e as raivas que vcs vão ter...um exemplo classico, tentei configurar o mapa procedural Tile com o mapeamento funcionando em Real World com o system units diferente de polegadas... Aguardo a experiencia dos amigos...
Além disso, vale lembrar que nenhum teste pode ser válido se mudar as unidades em um arquivo já existente, pois isso sim gera mais bugs. Se for fazer teste com uma cena em determinada configuração do system units, deve permanecer assim até o fim. Daí, se quiser testar com outra configuração do system units, deve-se pegar uma cena "virgem" e daí importar a geometria da cena anterior, pois não se pode mudar o system units no meio da produção de uma cena. abrç

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Nakan, a questão é que eu ja fiz esses testes... volta e meia pego cena de outras pessoas feitas em polegadas... as minhas são em centimetros... não tenho problema com nenhuma delas. Eu li a explicação e ainda não entendi o problema. Eu também comecei com o max 2 e fiquei bastante tempo trabalhando com o system em polegadas e display em metros ou centimetros. Foi nessa configuração que eu tive problemas, não lembro exatamente com o que era mas era algum plugin que buscava as unidades no systesm e, como eu estava vendo em centimetros, estava saindo tudo errado. Pra mim esse é o problema, vermos uma unidade e o max usar outra no sistema dele. Por isso que eu trabalho em centimetros e não tenho problemas com isso. Eu vou mandar um e-mail para o André para ver se podemos discutir o que ele explica no DVD ou se tem algum problema com isso, pois eu não tenho a video aula e estou curioso para saber os problemas que ocorrem, se ele autorizar aí poderemos nos aprofundar nesses problemas, eu espero que sim pois estou bem curioso. :)
Oi, pessoal, bom dia a todos! Bem, nakan, como hoje é domingo e tenho mais tempo para me dedicar aos estudos, fui fazer os testes que você indicou. Para isso eu peguei uma cena já pronta em mental ray (normalmente trabalho em vray) do gilback (http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=57520) com cálculo de GI, FG e por ai vai, e renderizei da seguinte forma: 1ª imagem - Original com display em cm e system em pol (tempo de render = 36:43 min). 2ª imagem - Display em cm e system em cm com 1 unit = 2,54 (tempo de render = 38:05 min). 3ª imagem - Display em m e system em m com 1 unit = 0,0254 (tempo de render = 38:20min). As três imagens ficaram idênticas e salvo a diferença em tempo de render (que, pela lógica são devidos ao unit diferente de 1, que na verdade não aconteceria se a modelagem fosse feita originalmente em m ou cm), não vi diferença ou problema algum em se usar unidades diferentes de polegadas no system. Um abraço, Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
é mesmo polemico este assunto. Tanto do ponto de vista de que internamente o software trabalha em polegada, quanto da turma que acha melhor usar um fator de conversão pra transformar a unidade interna do sistema numa fração métrica. Deve haver um parecer mais coclusivo ou ambos serem válidos. Vou dar uma olhada neste capitulo da video aula e ver exatamente o que diz o André.
exatamente o que o Dudamel disse...o ideal e fazer os testes com cenas virgens...modelar, texturizar, renderizar com os sistemas diferentes...
Olá, Gaona. Quanto aos seus testes, vc mudou as unidades do system units com a cena já pronta? Se sim, não pode. Mas, principalmente, uma questão importante: Se vc trabalha com o display units em cm, e configura o system units para cm, então 1 unit deverá sempre ser 1 cm, e não 2,54cm. Pois senão, nesta configuração, se vc fizer um box com altura de 1metro (100cm), ele terá na realidade 254cm (2,54metros). Resumindo: absolutamente não entendi porque você, ao trabalhar com o system e o display em centímetros, informa ao sistema que uma (1) unidade = 2,54 centímetros! Isso me parece absurdo. A equivalência de unidades só é usada quando vc usa um display units diferente do seu system units. Por exemplo: Com o dysplay units em Centímetros, e o System units em inches (default), na janela do system units, ficará informado que 1 unidade do sistema (1 polegada) vai ser igual a 2,54 unidades do display units = 2,54 centímetros. Ou seja, faz-se o ajuste automático entre centímetros e polegadas, já que 1 polegada = 2,54 centímetros. abrç

www.zuinn.com.br/andresgsoares

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 718

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.