Trabalhar Com Escalas Dentro do 3ds Max

Por: THEFELPS  

Em: 03/02/2010 10:15

Eu uso sempre 1 para 1, só troquei o dia que peguei uma maquete com a escala toda zoada e foi uma forma de ajudar a começar a corrigir os problemas, mas depois abri uma cena nova em centimetros com 1:1 e dei um merge. Também acho que quem ta começando pode se confundir ao trocar o system units, mas pra quem entende o que está fazendo eu não vejo problemas.
Oi, Marco, bom dia! Não precisa ficar encafifado com o fator de escala. A evermotion usa 1 = 1 cm porque ela fez o desenho original nestas unidades. Se, por acaso, você fosse mudar a system unit de um desenho dela para polegadas, aí sim teria que usar o fator 1/2,54 = 0,3937 em unit, o que normalmente é desnecessário, pois (como já disseram no tópico) se mudar apenas a display para polegadas, mesmo que internamente o max continue trabalhando em centímetros, todas as medidas que você ver serão mostradas em polegadas (o mesmo vale para metros, milimetros, jardas, e etc). Um abraço, Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
"Marco Rocha" disse: Pesoal, acho que é isso mesmo, acabei de ver um tutorial que trata disso. A unidade interna é em polegada mesmo, ou seja 2,54 estaria certo como Gaona falou, mas tb o tutorial (americano) fal que é extremaente recomendável não mudar esta configuração, pq 99% dos usuários deixam como está e caso haja intercambio de arquivos ou trabalhos em conjunto podem haver problemas. Que seria necessário mudar unit setup quando vc trabalhar com escalas muito grandes ou muito pequenas...Quilometros, milhas ou milimetros, etc... Não disse que não pode mudar, apenas que recomenda não mudar.. O tutorial faz parte de uma série da FXPHD, sobre mr Mais lenha na fogueira.
Cada um é cada um, mas que é impressionante não perceberem o problema isso é! Ou não perceberam ou não querem perceber pra marcar uma posição, mas nem vou me meter nessa discussão que não adianta nada. Tem gente que trabalha com o vray ou com outros plugins e usam isso pra fazer os testes, só que estas coisas não são do max, não vem com o max e não foram feitas na mesma empresa do max. Cada plugin usa uma unidade interna diferente dependendo de quem fez. Até o cloth do Max usa uma unidade diferente pq foi feito por outra empresa e tiveram que botar um parâmetro para conversão de unidades no plugin. Eu acho que deviam tratar só do max que ai é mais fácil entender pq tudo vai estar no mesmo sistema. Quem usa plugins de render e de mais sei lá o que não pode falar que o melhor é trabalhar desse ou daquele jeito pq só vale pra quem usa o msm plugin. Eu citei o tópico do Marco pq ele tocou no ponto certo. É por mostrar os valores convertidos com casas decimais e tudo que esse é o melhor jeito de trabalhar. Não estou falando que os outros jeitos estão errados, mas quem testou direito sem plugins dos outros sabe que usando de outro jeito dá muito mais trabalho pra configurar. O max foi feito em polegadas pq foi feito nos EUA e os caras trampam em polegadas. Ai quando escreveram o soft tiveram que botar valores padrões em todos os recursos pra vir com algum valor em vez de zero e estes valores padrões foram calculados pela escala padrão em polegadas. É ai que está o segredo. Todos os valores padrões ficam certos quando trabalha em polegada e muda só o display pra mostrar em centímetro, pq é o msm que pegar uma calculadora e ficar fazendo regrinha de 3 para converter o valores, não muda nada no programa e não interfere em nada. Quando o cara resolve mexer nas unidades do sistema não quer dizer que vai parar de funcionar, mas o cara vai ter que mexer em um monte de valores em cada coisa que usar no programa pq os valores padrões foram configurados em outra escala. É tão difícil perceber isso? Funcionar funciona, mas demora o dobro do tempo para configurar do que quem usa a escala padrão. É tão simples! É por isso que em vez de 1 no valor vem 2.54, pq 2.54 é o valor certo daquele recurso pra essa escala. Quando muda a unidade vem com 1 em vez de 2.54 e esse é o valor errado, ai tem que mexer e renderizar e mexer e renderizar de novo até acertar com a escala que está trabalhando. Mudar o system units é um jeito de ganhar mais quando está recebendo por hora. hehe Pq demora muito mais pra fazer a mesma coisa. hehe
Gera, eu não perco tempo nenhum trabalhando em centimetros e meu max 2010 em casa é sem plugins, eu comentei sobre plugins pois foi quando eu comecei a trabalhar em centimetro faz uns 5 anos mais ou menos. Na real eu acho que vc é que esta fazendo tempestade em copo d'água, ja foi comentado, esta no help, desenvolvedores como o Bobo falaram: a escolha vai da preferencia de cada um. O max não vai ficar olhando para o seu system pra ver se esta em cm ou polegadas pra trabalhar, ele vai pegar o que estiver e usar assim. Eu ja fiz diversos testes e nunca tive problema nem demorei pra configurar, pego cena em qualquer unidade e trabalho da mesma forma, apenas prefiro centimetros. Então não vamos criar problemas onde não tem, eu ainda não vi aqui um problema de trocar de polegadas para centimetros, mas gostaria mesmo de saber onde esta o problema, pois é essa troca de informação que enriquece as dicussões por aqui, mas não vejo muito argumento em dizer que demora mais para fazer algo pq o system esta em centimetros. Pra mim isso é quase como usar a correção de gamma, muita gente dizia que era problema, muita gente não usava pq dava trabalho, mas a verdade é que muita gente não queria usar pq implica em uma mudança de workflow. Em uma empresa, todas as maquinas tem que conversar a mesma lingua, e mudanças são sempre complicadas. Mas onde eu trabalhava foi um pouco difícil mas depois de um tempo todas as maquinas estavam configuradas com gamma 2.2 trabalhando em LWF e se perguntando porque não fizeram isso antes. A mesma coisa vale para a escala, lá todos os micros estavam em centimetros, todos os projetos em centimetros e nunca tive um problema, mas é claro que se no meio tivesse alguns trabalhando em polegadas, aí é que esta todo o problema do meu ponto de vista. ;) Abraço!
uma coisa foi esclarecida prá mim. Se começar com a configuração de 1GU pra 1cm, vai acontecer como no autocad, tudo será relativamente proporcional. (só não sei se os recursos préconfigurados do software vão responder na equivalência (como o andré exemplificou no video curso) Mas se tiver que incorporar outros objetos de terceiros, já complica. Acho que foi isso que o Gera quis dizer. De fato, quando uso o system unity em polegadas (default), percebo algumas situações que se resolvem melhor com 2,54... ou quantas casas decimais for... Por ex em texturas, em objetos vindo do Revit (FBX), etc... Seria isso que vc quis dizer, Gera?
Oi, Gera, boa noite! Ia me manter fora do tópico, pois acho que já havia dito até mais do que devia e, também, não sou ninguém para querer provar coisa alguma ou, sequer, marcar posição (estou aqui para aprender e, quem sabe, poder ajudar quem precise). Porém, já que entrei como personagem de seu post ("Tem gente que trabalha com o vray ou com outros plugins e usam isso pra fazer os testes".. citação sua e o único teste que tem aqui é o meu), o jeito é vir e colocar minha posição. 1 - Apesar de ser usuário do VRay e, ultimamente, estar testando o Final Render, os testes que apresentei aqui foram feitos no Mental Ray (que nas últimas versões é acoplado ao Max), e, portanto, não usam nada que não seja, ou tenha sido adaptado pela própria Autodesk, do 3DSMax (aliás, nativo do Max só o scanline, o qual duvido que você ainda use profissionalmente). 2 - Os resultados mostraram PARA MIM que nâo é necessaria adaptação alguma ao se mudar as escalas system e display, seja em configuração de iluminação, materiais ou de render, quando as mudamos, desde que usemos um fator de escala (units) compatível. Isso quer dizer que não se GASTA O DOBRO DO TEMPO PARA CONFIGURAR, visto que as configuraçoes eram idênticas. 3 - Certo e errado é uma coisa subjetiva, que depende de diversos fatores, portanto, afirmar que "É por isso que em vez de 1 no valor vem 2.54, pq 2.54 é o valor certo daquele recurso pra essa escala. Quando muda a unidade vem com 1 em vez de 2.54 e esse é o valor errado" depende de quem o diz (um americano provavelmente diria isso). Isso é errado para os americanos e ingleses (que estão bem longe de ser a maioria da população mundial), mas para nós não. Ou você vai querer convencer a todos nós que usa o sistema de polegadas no seu dia a dia? 4 - O Max foi feito no Canadá, e não nos EUA, originalmente para a indústria cinematográfica americana, o que explica seu dafault, também, ser em polegadas (também porque polegadas é a unidade oficial canadense), porém, deixaram aberto o sistema de unidades para o resto do mundo, justamente para que cada um o usasse como achasse melhor (no nosso caso, metros, centímetros, milimetros e etc). 5 - Creio eu que uma Evermotion da vida, que a grande maioria da comunidade 3D usa e muitos admiram, não adotaria suas unidades (system e display) diferentes de polegadas se isso fosse errado ou desse mais trabalho e demorasse o dobro do tempo para configurar. Aliás, tenho inúmeras cenas pegas na internet em meu computador (que uso para estudos), e a grande maioria delas é em milímetros ou centímetros E NÃO EM POLEGADAS. Só para finalizar, gosto é uma coisa que não se discute, e, no caso, por tudo que li, vi e testei (a internet está cheia de cenas para se pegar e testar), pouco importa o sistema de unidades adotado. O que importa é a CRIATIVIDADE e a CAPACIDADE do artista que faz a cena SEJA EM QUE SISTEMA DE UNIDADES FOR. Um abraço, Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
Só pra complementar, a Mental Images é alemã, e o master zap ja comentou que ele é baseado em centimetros. Aqui nesse post por exemplo ele fala que o shader de SSS que ele criou trabalha internamente em milimetros: http://forums.cgsociety.org/showpost.php?p=1773699&postcount=169 Nesse mesmo tópico ele comenta sobre o system units do max: http://forums.cgsociety.org/showpost.php?p=1789763&postcount=186 Só pra ajudar a quebrar esse mito de que mudar o system causa algum transtorno, que eu nunca vi. :)
Ae Celso, desculpa qualquer coisa mas nem estava se referindo a vc, não li as suas outras postagens e nem reparei no teste que falou, fui ver agora. hehe Eu falei dos users do vray por causa da evermotion msm que muitos admiram e eu acho que eles não sabem trabalhar. Pq pros caras qualquer um tem que ter um octacore com 128 GB de ram e a nossa realidade é diferente. Bom pra mim é quem faz cena real com máquina comum. Com um octacore, 128 GB de ram e modelos pirateados da evermotion qualquer um faz cena bonita, por isso que hoje uma maquete custa 100 reais. Se não fosse a evermotion as maquetes ainda teriam o valor de antes. Já vi muitos artistas de vray que modelam seus próprios objetos, fazem seus próprios materiais e conseguem imagens perfeitas em 15 minutos de render. Quem prefere baixar as bibliotecas da evermotion no emule ou no 51render em vez de aprender a modelar e a criar materiais, tem que investir milhões em equipamento pra conseguir fazer ceninhas com poucos objetos pra não pesar tanto e ainda vive tendo problema com render. Vc acha que eu não trabalhava desse jeito ai? Acho que todo mundo começa desse jeito. Quando eu vi que nas unidades padrões tudo que eu punha na cena dava certo de primeira sem mexer em nada eu fiquei convencido que é o jeito mais fácil de trabalhar. Quando eu estava acostumado a configurar tudo tb achava normal mas não é. Eu uso centímetros no dia a dia, quem usa polegadas é o max e isso é problema dele, é só ele não mostrar em polegadas pra mim que tá bom. Olha o teste que postei e vc vai ver a diferença de configuração entre as unidades, ou compra o dvd de maquete que tem uma super explicação na primeira aula.
Marco, eu quis dizer que tudo vem com um valor padrão e esse valor foi calculado em polegada. Quando muda o system units muda o tamanho da escala do programa mas os valores padrões não mudam, só são convertidos para a unidade que o cara escolheu. Pra dar certo os valores padrões tinham que mudar junto com o tamanho da escala da cena e isso não acontece, ai os valores padrões não ficam bons pra escala que a pessoa está usando e tem que configurar coisas que trabalhando com o system em inches não precisaria. Por isso que eu disse que dá mais trabalho e dá msm, mas quem está acostumado a configurar tudo não percebe e acha normal.
Fla3dmadness, não quero criar problema mas quando ensinaram o jeito mais prático de trabalhar com as unidades veio gente afirmando que é melhor trabalhar de outro jeito e não é. Se tem alguém que quer criar problema é quem é do contra. Tudo bem que vai do gosto e os dois jeitos funcionam, mas tem que dar o braço a torcer que trabalhando com o system em inches é mais prático pq precisa configurar menos coisas. Só isso! Se a pessoa usa objetos da evermotion e a evermotion trabalha em cm é outra história, pros recursos do max é melhor o system em inches. Como vc e o Celso não perceberam o problema eu peguei a parede que veio no dvd de maquete pra fazer um exemplo e mostrar que é mais prático com o system em inches. Espero que não tenha problema usar o arquivo do DVD, se tiver podem deletar. Primeiro mudei o system para centimetros e o display tb. Os dois estão em centímetros. Importei a parede feita no autocad e medi a abertura com um box, está no tamanho certo, 80cm. (imagem1) Depois criei uma porta com a door do max pq a porta é um objeto conhecido e fica fácil de ver se os valores padrões estão certos ou errados. A porta ficou fina demais, o batente tb, nenhuma configuração padrão deu certo, tem que mexer em todos os valores pra acertar. (imagem2) Ai eu voltei o system para inches e mantive o display em centímetros. Importei de novo a parede do autocad e medi a abertura com um box, tb está no tamanho certo, 80cm. (imagem3) Depois criei a mesma porta com o door do max e olha a diferença. A porta saiu perfeita sem mexer em nenhuma configuração padrão, o batente está bom, a espessura da folha tb, está tudo certo sem mexer em nada. (imagem4) Ai vão falar que é só na porta mas não é, é em tudo!!! Qualquer coisa que usar na cena tem que configurar um monte de valores para acertar com a escala e não precisaria trabalhando com o system em inches, só teria que configurar o que tem que ser personalizado msm como a largura da porta, o resto funciona bem com os valores padrões e poupa muito tempo nas configurações, evita erros e problemas. Na porta é fácil ver que não está certo, mas em outros recursos não dá pra ver, tem que renderizar e mudar os valores, renderizar de novo e mudar de novo até acertar. Pq vc não tenta trabalhar uns 2 meses com o system em inches como eu fiz, vai sentir a facilidade como eu senti e vai mudar de vez. Eu tb trabalhava com o system em centímetros até ver essa diferença. Espero ter ajudado.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 595

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.