Bom dia Gera! Obrigado por finalmente alguém trazer algo de concreto sobre a diferença entre os dois sistemas. :D
O André ainda não me respondeu mas eu acredito que ele tenha sugerido isso para facilitar a vida de quem está começando. Mas pra mim isso é irrelevante pq a primeira coisa que eu faço quando crio uma porta é alterar seus parâmetros, seja em polegadas, seja em centimetros. Apesar de eu não estar no ramo, eu sou formado em arquitetura, e sei que os dois valores que vc mostrou estão errados. Veja que na imagem que vc diz normal, a vista da porta tem 5,08cm de largura e 2,54cm de espessura. Da mesma forma que a folha da porta tem 5,08cm de espessura, tudo isso pode estar visualmente correto, mas se vc pegar um arquiteto mais chato ele vai pedir para trocar todos esses valores, pq o normal de uma porta é ter em torno de 3cm de espessura, a vista varia bastante mas é difícil ter mais que 2cm de espessura enquanto a largura vai pra casa dos 7cm. Isso tudo pode variar, mas pra mim esses valores ficam estranhos, com vistas muito finas. Além do que, se quero detalhe eu uso vistas criadas com o sweep para ter os cantos curvos e as vezes desligo o frame. E não confunda a vista com o batente, são duas partes diferentes e as portas do max é como se não tivesse batente, por isso também quando quero detalhes eu modelo o batente por conta própria. ;)