Trabalhar Com Escalas Dentro do 3ds Max

Por: THEFELPS  

Em: 03/02/2010 10:15

Gera, o que vc diz é o que o André fala no dvd de maquete. Entendi o que vc quis dizer no outro post. Com relação ao teste, vc usou 1=cm? x 1=Poleg? Se usou, não seria certo dizer que se eu usasse 2,54= cm estaria informando ao max que a unidade interna continua sendo 1 polegada? Ou seja, estaria trocando 6 por meia dúzia e nada se alteraria? Inclusive seria desnecessário fazer isso? Bastaria mesmo só mudar o display. Mas se vc usou o fator de escala, nestes testes: 2,54=cm x 1=poleg, aí é diferente. Esse assunto é bem polêmico mesmo. Mas por ser tão fundamenetal merece uma discussão. Mas vc quando fez o teste setou uma cena virgem e depois acrescentou a parede? Imagino que sim mas essa duvida tb deve ter passado pela cabeça de outros, pelo que vc escreveu. Outra coisa é a questão de cenários em escala muito grande...kilometros ou muito pequenos... Neste caso compensaria, mesmo que haja problemas, pq me pareceu que este era um dos principais propósitos de se alterar o system unity. Tb fiquei pensando se quando o max foi desenvolvido, ainda não tã complexo, alterar este parametro era de certa forma irrelevante... Seria um resquicio de outros tempos... Seria uma coisa pra a Autodesk rever no projeto Excalibur, deixando tudo mais claro, ou talvez criando um template em metros, totalmente pré configurado. Tudo que estou dizendo é no caso do exemplo acima, não quero dizer que quem usa cm no sistema esteja errado.
Bom dia Gera! Obrigado por finalmente alguém trazer algo de concreto sobre a diferença entre os dois sistemas. :D O André ainda não me respondeu mas eu acredito que ele tenha sugerido isso para facilitar a vida de quem está começando. Mas pra mim isso é irrelevante pq a primeira coisa que eu faço quando crio uma porta é alterar seus parâmetros, seja em polegadas, seja em centimetros. Apesar de eu não estar no ramo, eu sou formado em arquitetura, e sei que os dois valores que vc mostrou estão errados. Veja que na imagem que vc diz normal, a vista da porta tem 5,08cm de largura e 2,54cm de espessura. Da mesma forma que a folha da porta tem 5,08cm de espessura, tudo isso pode estar visualmente correto, mas se vc pegar um arquiteto mais chato ele vai pedir para trocar todos esses valores, pq o normal de uma porta é ter em torno de 3cm de espessura, a vista varia bastante mas é difícil ter mais que 2cm de espessura enquanto a largura vai pra casa dos 7cm. Isso tudo pode variar, mas pra mim esses valores ficam estranhos, com vistas muito finas. Além do que, se quero detalhe eu uso vistas criadas com o sweep para ter os cantos curvos e as vezes desligo o frame. E não confunda a vista com o batente, são duas partes diferentes e as portas do max é como se não tivesse batente, por isso também quando quero detalhes eu modelo o batente por conta própria. ;) Então voltamos a questão pessoal, se o importante é usar portas com medidas default aceitáveis, ok, aí o melhor é usar em polegadas, mas para outros (o meu caso) isso é irrelevante pq eu não vou usar as medidas default. Além do mais, uma coisa que eu gosto no max é que vc só precisa alterar na primeira porta criada, a partir daí todas vão ser criadas com os parametros utilizados. E se precisar eu ainda consigo via script alterar todas as medidas de todas as portas de uma vez só. Eu sou um cara chato e detalhista, acredito que isso ajude muito a fazer um bom trabalho, pode ser que por um lado eu perca mais tempo mas por outro eu ganho na experiencia e agilidade com o software. Portanto eu volto a dizer, respeito quem trabalha em polegadas, cada um com suas preferencias, mas ainda não foi o suficiente pra me convencer. :) Se puderem postar mais problemas eu agradeço! E acho que a evermotion são apenas um exemplo de uma empresa Polonesa que faz as maquetes em centimetros, existem milhares de outras, cada país costuma usar a unidade local. Isso não tem nada haver com os renders absurdamente pesados que eles fazem, isso eu acho que é proposital mas eles também são extremamente detalhistas. Claro que nossa realidade é diferente, temos que otimizar muito o nosso render para caber nos prazos e orçamentos ridículos que temos, mas acho que não tem haver com a questão de trabalhar em centimetros ou metros. Vamos então continuar nos exemplos praticos pq assim a discussão fica mais construtiva, gostei bastante desse exemplo da porta, pode ser relevante para um mas para outros não, espero que apareçam outros exemplos assim pq só dizer que alguém perde mais tempo não é algo concreto. E Marco, não esquenta com o fator de escala, isso aí sim é que complica mais ainda as coisas, use sempre 1:1 e seja feliz! :D
Oi Flamadness, só to tentando endender o que vcs estão discutindo... É mais uma pergunta pro Gera, do que uma afirmação. To tentando entender a lógica de tudo isso. às vezes me parece que todos estão falando e fazendo a mesma coisa, com unidades diferentes... Mas como vc troca realmente a unidade e não o fator de escala, neste caso há mesmo diferença, não é? Vou fazer uns testes nas 3 situações e comparar, depois posto aqui
Então Marco, para tentar não confundir a tua cabeça, estamos falando de como usar o system units. Alguns usam em centimetros, outros usam em polegadas (default). O consenso está que todos (eu acredito) usam a escala em 1 = 1, pq se trocar isso aí sim vai dar bastante confusão. Dai pra frente o que muda é o display usamos centimetros ou metros, esse pode mudar a vontade a hora que quiser e no meio do trabalho, o system é que vc tem que escolher antes de começar a trabalhar e nunca mudar no meio. Espero que tenha ficado claro, se não fique à vontade para perguntar. :D
Então Fla, como eu usaria a janela de importação do dwg, se eu usar centimetros=1 no system, e centimetros no display, para uma planta desenhada em metros?
Isso é um detalhe que não faz diferença pro max, independente da unidade do system vc tem que informar ao max qual é a escala usada no autocad e depois ele mesmo cuida do resto. Nesse caso é marcar o rescale e colocar no incoming o que vale 1 dentro do autocad, nesse caso é metros e veja se funciona. ;)
Oi Madness, entendi sim a forma como vc usa e dá certo, segundo vc disse quando 1 unidade = 1 cm., no display tb sei q não tem problema. é que tb foi colocado aqui no início, não lembro agora quem falou que usava a unidade 2,54=cm e tb dava certo, no system. Aí creio que ou é um ou é outro. Segundo foi dito seria correto do outro jeito e eu até achei que fazia mais sentido. Não pela unidade em si, mas pelos outros recursos e configurações padrão do max. O melhor mesmo será fazer uma série de simulaões nas 3 situações e tirar minhas conclusões... vou tb importar do autocad e do revit pra testar, apesar que isto não causa problemas, no revit tenh visto alguns problemas com texturas quando importo com o preset pra revit.
Olá Fla, fiz um teste somente com parede e porta. Na parede ele deixou as medidas default, 5 e 96 só acrescentando a unidade metrica cm, ou sja 5cm e 96cm, eu mudei para as que eu queria e tudo bem. A porta tambem veio com as medidas default em polegada no frame que é 2 no Width e 1 no Depth, só acrescentando a unidade metrica cm, eu teria que colocar as medidas que eu quisesse nas folhas e frames. Ficaram bem finas Quando mudei para inches no units e centimetros no display e importei de novo, ele converteu as paredes default multiplicando por 2.54, ou seja ficaram com 12.7cm e 243.84cm. A porta tambem veio com todas as medidas multiplicadas por 2.54. Então, ele não só mostrou em centimetros, ele converteu. Quanto a importar arquivo, importei uma arvore Onyx, nos tres metodos estudados e todas vieram muito pequenas. Realmente é uma outra forma de trabalar.
Então Marco, pode ser que alguém use assim, é mais uma preferencia, mas pra mim isso daria mais dor de cabeça ainda. :D Pra mim vale o que vc falou, testar e escolher a melhor forma de trabalhar. ;) Osires, acabei de fazer o teu teste e realmente fiquei impressionado... mais um bug de conversão de unidades, o max realmente zoa com todo o tamanho da door e window se der merge de um para o outro com escalas diferentes. É engraçado que a altura, a largura e o comprimento da porta são preservados, mas o frame é todo multiplicado por 2.54 mesmo. Eu não costumo usar as paredes do max e quando uso eu sempre converto pra poly, então nunca tinha visto esse problema, mas outros problemas podem ocorrer quando damos merge de cenas com escalas diferentes, objetos agrupados por exemplo podem simplesmente explodir, situação que eu ja vi mas agora tentei reproduzir de diversas formas no max 2010 e não consegui, vai ver arrumaram isso. :) Por esses problemas que eu comparei essa mudança ao uso da correção de gamma, é uma mudança de workflow onde tudo tem que estar falando a mesma lingua, da mesma forma que se juntar cenas com materiais com e sem correção de gamma pode dar problemas, o mesmo vale para cenas com escalas diferentes. A impressão que eu tenho é que os objetos AEC (sistema de paredes, portas, janelas, foliage) do max não é atualizado desde que veio do VIZ, talvez por isso ele ainda tenha esses problemas de merge entre cenas de diferentes escalas e também por ter um valor fixo sem definição de escala, daí a diferença de tamanho quando se usa escalas diferentes. Sobre a arvore Onyx eu nunca testei então não sei onde pode estar a solução para ajustar o tamanho.
Desculpa ae a demora, mas estou trabalhando muito estas semanas pra emendar o carnaval. hehe Fla3DMadness, assim é massa cara, cada um respeitando a opnião do outro sem impor a sua idéia e discutindo pra descobrir qual é o melhor jeito. Pq se eu ficar convencido que é melhor trabalhar em centímetros mudo no msm instante, não sou cabeça dura, o importante é trabalhar do jeito que for mais fácil e pra mim até agora é com o system em inches. Na outra mensagem eu disse que iam falar que era só nas portas, mas não é. O valor do batente e da guarnição pode não estar preciso mas fica muito mais próximo trabalhando em inches do que em centimetros. É isso que acontece nos outros recursos do programa mas o cara não percebe. Pra criar a porta em inches a gente não precisa ajustar quase nada, em centímetros tem que ajustar tudo. Nos modificadores é igual, nas luzes, no render, em tudo é igual pq os valores que vem em tudo não ficam bons pro tamanho da cena com o system em centímetros. Quem está acostumado a trabalhar assim configura um monte de coisas a mais do que quem trabalha com o system em inches, mas pro cara é normal configurar tudo isso, pra quem trabalha em inches não é normal pq as coisas funcionam de primeira sem mexer em mais nada. Não é só na porta como eu já tinha falado na outra mensagem!!!! O que vc falou de criar uma porta e as outras são criadas iguais ou usar script para arrumar tudo de uma vez prova que é mais trabalhoso desse jeito, pq com o system em inches não precisa de nada disso, já sai tudo certo. E se não criar uma porta atrás da outra perde a configuração que tinha antes, tem que selecionar uma porta igual antes de criar uma nova pra pegar a configuração, é trabalho que não precisa. Até agora não são problemas, é mais trabalho pra fazer a mesma coisa do que quem usa o system em inches. Mas se fosse só isso tava bom, quem quiser ter mais trabalho é problema dele. Só que além disso tb dá uns problemas estranhos nos recursos do max quando trabalha com o system em centímetros e tem que ficar setando valores que não precisaria para corrigir o problema. Ai é problema msm. Se sair testando as coisas do max vai encontrar um monte de problemas com o system em centímetros. Eu fiz uns testes e logo de cara já deu problema com o cloth trabalhando com o system em centímetros. Testa ai pra vc ver, eu testei usando o max 2009 32 bits. Segue os meus passos: Primeiro o teste em inches: Eu coloco o display em centímetros e o system em inches, reseto a cena e crio um box com 50x50x100 na coordenada 0,0,0. (imagem1) Depois crio um plane com 150x150 na coordenada 0,0,120 para ficar acima do box e 40x40 segments. (imagem2) Boto o cloth no plane e marco o preset cotton nas propriedades. (imagem3) Adiciono o box nas propriedades e marco o collision object sem mexer em mais nada. (imagem4) Ai eu dou um simulate local e o tecido cai sobre o box sem problema, fica massa de primeira. (imagem5) Agora o teste em centímetros: Coloco o display em centímetros e o system também, reseto a cena e crio o box com 50x50x100 na coordenada 0,0,0. (imagem6) Depois crio o plane com 150x150 na coordenada 0,0,120 igual antes com 40x40 segments. (imagem7) Boto o cloth no plane e marco o msm preset cotton. (imagem8) Adiciono o box e marco o collision object sem mexer em nada. (imagem9) Ai dou simulate local e o tecido atravessa o box como se ele nem existisse. (imagem10) Olha como é mais difícil e dá muito mais problema trabalhando com o system em centímetros!!!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 593

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.