Bom dia Gera! Obrigado por finalmente alguém trazer algo de concreto sobre a diferença entre os dois sistemas. :D
O André ainda não me respondeu mas eu acredito que ele tenha sugerido isso para facilitar a vida de quem está começando. Mas pra mim isso é irrelevante pq a primeira coisa que eu faço quando crio uma porta é alterar seus parâmetros, seja em polegadas, seja em centimetros. Apesar de eu não estar no ramo, eu sou formado em arquitetura, e sei que os dois valores que vc mostrou estão errados. Veja que na imagem que vc diz normal, a vista da porta tem 5,08cm de largura e 2,54cm de espessura. Da mesma forma que a folha da porta tem 5,08cm de espessura, tudo isso pode estar visualmente correto, mas se vc pegar um arquiteto mais chato ele vai pedir para trocar todos esses valores, pq o normal de uma porta é ter em torno de 3cm de espessura, a vista varia bastante mas é difícil ter mais que 2cm de espessura enquanto a largura vai pra casa dos 7cm. Isso tudo pode variar, mas pra mim esses valores ficam estranhos, com vistas muito finas. Além do que, se quero detalhe eu uso vistas criadas com o sweep para ter os cantos curvos e as vezes desligo o frame. E não confunda a vista com o batente, são duas partes diferentes e as portas do max é como se não tivesse batente, por isso também quando quero detalhes eu modelo o batente por conta própria. ;)
Então voltamos a questão pessoal, se o importante é usar portas com medidas default aceitáveis, ok, aí o melhor é usar em polegadas, mas para outros (o meu caso) isso é irrelevante pq eu não vou usar as medidas default. Além do mais, uma coisa que eu gosto no max é que vc só precisa alterar na primeira porta criada, a partir daí todas vão ser criadas com os parametros utilizados. E se precisar eu ainda consigo via script alterar todas as medidas de todas as portas de uma vez só. Eu sou um cara chato e detalhista, acredito que isso ajude muito a fazer um bom trabalho, pode ser que por um lado eu perca mais tempo mas por outro eu ganho na experiencia e agilidade com o software.
Portanto eu volto a dizer, respeito quem trabalha em polegadas, cada um com suas preferencias, mas ainda não foi o suficiente pra me convencer. :) Se puderem postar mais problemas eu agradeço!
E acho que a evermotion são apenas um exemplo de uma empresa Polonesa que faz as maquetes em centimetros, existem milhares de outras, cada país costuma usar a unidade local. Isso não tem nada haver com os renders absurdamente pesados que eles fazem, isso eu acho que é proposital mas eles também são extremamente detalhistas. Claro que nossa realidade é diferente, temos que otimizar muito o nosso render para caber nos prazos e orçamentos ridículos que temos, mas acho que não tem haver com a questão de trabalhar em centimetros ou metros.
Vamos então continuar nos exemplos praticos pq assim a discussão fica mais construtiva, gostei bastante desse exemplo da porta, pode ser relevante para um mas para outros não, espero que apareçam outros exemplos assim pq só dizer que alguém perde mais tempo não é algo concreto.
E Marco, não esquenta com o fator de escala, isso aí sim é que complica mais ainda as coisas, use sempre 1:1 e seja feliz! :D