Trabalhar Com Escalas Dentro do 3ds Max

Por: THEFELPS  

Em: 03/02/2010 10:15

Oi, Dudamel! Creio que não soube me expressar direito anteriormente, ou melhor, creio que fiz um "não pode" que na verdade "pode" desde que se faça a correção do unit. Como disse antes, peguei a cena já pronta, postada em grupo de estudos pelo gilback (o link é o que coloquei junto das imagens), que originalmente está com Display Units em centimetros e System Units em polegadas. O objetivo do teste era ver em que alterava o render (iluminação, GI, sombras, texturas e etc) ao se mudar o System Units original, pois, por tudo que li no post, a maioria muda apenas o Display Units, deixando o System Units no defalt polegas, que não é o meu caso (desde que inciei o max sempre trabalhei com Dysplay e System na unidade metros), e os seus resultados são os apresentados pelas imagens (que são idênticas) para cada parâmetro usado (dysplay cm x system pol, display cm x system cm e display m x system m) e o fator UNIT usado para REESCALAR O MAX que, como você disse, realmente é a questão importante. O Max originalmente usa por defalt o system unit em polegadas, só que defalt quer dizer apenas que sua configuração original (de fábrica, vamos dizer) é essa, e não que ele trabalha internamente em polegadas (ele vai trabalhar na unidade que o usuário indicar). Acontece que, como o próprio help do Max diz, se eu começar uma cena com o system unit em uma determinada unidade, depois não vou poder mudá-la (como você disse também). Isso, ao meu ver, é apenas uma meia verdade, já que a Discrette deixou a saida para se resolver isso (mas não cita no help) que é o UNITS. Respondendo agora a sua pergunta do porque dizer ao sistema que 1 unit =2,54 cm: Na cena original a configuração era Dysplay unit em centimetros e System Unit em polegadas. Se eu simplesmente for em System unit e mudá-la para centimetros com 1 Unit = 1, ao confirmar a mudança e voltar a cena, vou ver que um box que tinha 100 cm x 100 cm passou a ter 254 cm x 254 cm (se não acredita é só fazer o teste). Para que isso não aconteça eu tenho que dizer ao sistema que mudei a unidade de trabalho, e que o fator de conversão entre a unidade original (em polegadas)e a nova (em centimetros) é de 2,54 (ou seja: 1 pol = 2,54 cm) para que ele possa reescalar toda a minha cena (e, aí sim, ao voltar a cena vou ver que meu box continua sendo de 100 cm x 100 cm). O que você disse sobre o max reescalar automaticamente é verdade, porém, se aplica ao display unit mas não ao system unit. Um abraço, Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
Pesoal, acho que é isso mesmo, acabei de ver um tutorial que trata disso. A unidade interna é em polegada mesmo, ou seja 2,54 estaria certo como Gaona falou, mas tb o tutorial (americano) fal que é extremaente recomendável não mudar esta configuração, pq 99% dos usuários deixam como está e caso haja intercambio de arquivos ou trabalhos em conjunto podem haver problemas. Que seria necessário mudar unit setup quando vc trabalhar com escalas muito grandes ou muito pequenas...Quilometros, milhas ou milimetros, etc... Não disse que não pode mudar, apenas que recomenda não mudar.. O tutorial faz parte de uma série da FXPHD, sobre mr Mais lenha na fogueira.
Oi, Celso. Vc então mudou as escalas de display e system de uma cena já pronta. Na verdade, para ser um teste mais isento de variáveis, vc deveria importar a geometria em cenas virgens e reescalar os objetos com um scale, por exemplo, e não usando um recurso de readaptar as unidades da cena, usando de um artifício para mantê-las nas mesmas proporções. Veja bem que vc tirou uma conclusão própria a respeito de que poderia mudar as unidades da cena com esta já pronta, desde que (conclusão sua também) mudasse a relação entre as units do display e do system. O help não menciona este recurso, como vc disse, e usar esta "manha" não vai convencer como um teste mais fidedigno. Não vou dizer se é certo ou errado, mas não vai poder ser confiável como teste. Agora, nesta cena, se vc criar um novo box com 1 metro, veja qual o "tamanho" que ele irá ter em relação aos outros objetos. Creio que o help não menciona este recurso justamente porque ele não é válido. Estaria muito na cara para não se mencionar, caso fosse verdadeiro. Creio que a conversão nas units em cena já feita não é aconselhada - não porque não dê para deixar a cena com as medidas reais (o que vc conseguiu realmente adaptando a relação das units de display e system) e sim porque deve gerar conflitos na lógica do sistema. Veja que a discussão não é sobre a possibilidade de se mudar as units com a cena em andamento, e sim, sobre as possibilidades de se trabalhar de modo certo em unidades do system units diferentes da default, que é polegadas. Se mudar as unidades do system units já é algo que muitos acreditam poder gerar problemas, imagina então você mudar esta unidade do system, e ainda alterar a relação entre as unidades do system e do display (usando as mesmas unidades nos 2) apenas para conseguir fazer a conversão de unidades sem alterar as dimensões do arquivo original, pensando que apenas isto basta. É apenas uma abordagem minha sobre este procedimento. abrçs

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Oi, Duda! Primeiro devo dizer que não tenho intenção nenhuma de convencer alguém sobre o modo certo ou errado de se trabalhar no Max, e desde o início me posicionei como um dos poucos usuários do forum que usa system e display unit em metros, e portanto preocupado em saber se eu estava certo ou errado, pois dois profissionais do max, inclusive professores dele, tinham visões opostas. Além disso, como já diversas cenas de terceiros em que o system unit vinha em mm ou cm (inclusive da dosh e evermotion), fiquei imaginando o que seria certo ou errado. A partir dai fui eu mesmo verificar a validade ou não de se trabalhar com os sistemas iguais, e se havia diferença entre uma renderização usando o sistema default e outra usando o sistema convertido (iguais como é o meu caso, já que trabalho com a unidade metros desde que desenhava em prancheta). Também não é minha intenção provar a validade dos testes (mesmo porque, escolhi uma cena que existe para download aqui mesmo no 3D1 justamente para que quem quiser faça seu próprio teste), se olhar meu primeiro post no tópico, vai ver minha pergunta final sobre ter ou não feito nele os procedimentos corretos (em uma cena virgem que eu mesmo criei e texturizei). Quanto a "manha" do Units, não vejo como tal, e apesar do help não mencionar sua utilidade (aliás, coisa muito comum em helps de software), isso não invalida seu uso (se invalidasse ele não existiria). Só para terminar, devo dizer que segui o que você disse e criei um box de 100 x 100 x 100 cm no meio da cena já convertida, e o box apareceu exatamente como eu o havia colocado (dimensões e textura). Enfim, minha intenção era tirar uma dúvida minha e as conclusões aqui colocadas são minhas mesmo. As imagens e as conclusões foram postadas apenas para mostrar os resultados e não para criar polêmica. Abraços, Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
Oi, Celso. Tudo bem? Discutir educadamente como estamos fazendo não é criar polêmica, é criar diversidade a colaborar para o estudo e o esclarecimento de idéias, mesmo que existam pontos de vista opostos. Não temos uma posição conclusiva, então valem as diversas abordagens sobre o assunto. um grande abraço!

www.zuinn.com.br/andresgsoares
é bem confuso mesmo! Vi num dos video tutoriais do max, no site da autodesk, sobre interação com autocad, que é configurado o system unit em 1= 1cm, como o Dudamel falou... destroncou meus neurônios... Abri tb um arquivo da evermotion que vem configurado assim... Quer dizer que se está acessível, podemos mudar. mas qual será a conclusão disso? pode, mas dá problemas... tem q usar fator de escala ou não tem... Vixi!!
Olá pessoal, Continuei acompanhando o tópico já que a "polêmica" aconteceu porque resolvi dizer que não haveria problema algum em alterar o System Units para centímetros!
"Gaona" disse: O Max originalmente usa por defalt o system unit em polegadas, só que defalt quer dizer apenas que sua configuração original (de fábrica, vamos dizer) é essa, e não que ele trabalha internamente em polegadas (ele vai trabalhar na unidade que o usuário indicar). Acontece que, como o próprio help do Max diz, se eu começar uma cena com o system unit em uma determinada unidade, depois não vou poder mudá-la (como você disse também). Isso, ao meu ver, é apenas uma meia verdade, já que a Discrette deixou a saida para se resolver isso (mas não cita no help) que é o UNITS.
Concordo plenamente com a citação do Celso, acredito sim que o Default está em polegadas por se tratar de um software americano, além do mais se não pudessemos alterar o System Units, ele viria bloqueado. No AutoCAD funciona assim, não existe uma unidade do sistema, lá existe a Unidade de Medida, quem indica que 100 é centimetros, metros ou milímetros é o próprio desenhista. A maioria das cenas da Evermotion, estão com o System e Display em centímetros, já que são feitos na Europa. E ao meu ver são cenas que não possuem nenhum tipo de problema com iluminação, GI, Câmeras, etc... Acredito que essa indicação de não alterar o System Units se dê pelo fato citado por outro colega, quando houver necessidade de compartilhamento de arquivos, por exemplo, eles estariam na mesma escala. Acho também, que depois desse tópico, as assinaturas do pessoal aqui do forum, "Mental Ray User", "Vray User", vão ser substituidas por "System Units centimetros/polegadas User". :-P Abraço a todos.
www.chilli3d.com.br
Só fiquei encafifado foi com o fato de se usar 1+1cm ou usar o fator de escala 2,54= 1cm. Pelos testes que fiz seria mais correto usar o fator de escala, mas vi nos modelos da evermotion, que usam1=1, tb no video tutorial que falei está assim. Neste cas me parece que um deles seria menos exato (pra não dizer errado e criar mais polêmica)
Marco, acho que isso vai causar mais confusão ainda, deixa o fator de escala em 1 e o resto da conversão se precisar vai pelo display units. Então, o André ainda não deu uma resposta, mas pra mim continua sendo uma questão de preferencia: eu trabalho com o system em cm e não tenho problema nenhum com isso. É uma questão regional, como falaram a evermotion é Polonesa e, como quase todos os trabalhos que eu vejo vindo de Europa, o system é em centimetros. Eu nunca peguei um max na versão em frances ou alemão, mas se bobear o system deles deve vir default em centimetros também. Fiz uma pequena busca no cgtalk e um dos caras que mais entende de max é o Bobo (Borislav Petrov), e ele próprio fala em um tópico sobre escala e precisão: [i:fd7108b3a3]If you have to model a building with details like door handles a people inhabitating it, you would have to use 1 GU = 1 cm or 1 GU = 1 inch depending on your country or preference. Se você tem que modelar um prédio com detalhes como maçanetas e pessoas ali habitando, você deve usar 1 GU (General Units) = 1 cm ou 1 GU = 1 polegadas dependendo do seu país ou preferência[/i:fd7108b3a3]" Mais detalhes aqui: http://forums.cgsociety.org/showpost.php?p=4930921&postcount=3 Então se um cara como o Bobo fala que é uma questão de preferência, quem sou eu pra discordar? :) Por isso eu digo: cada um com suas preferências! ;) edit: quem usa o system em polegas, não esqueçam de arrumar a grid caso queiram usa-la como referencia... o default virá com espaçamento de 2,54cm. Com o system em cm, o default fica em 10cm. edit2: para quem se interessar, nessas buscas achei uma explicação boa sobre os limites do max que de certa forma tem ligação com a unidade escolhida: http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=6&t=698696
É importante entender bem estas nuances, pra não fazer confusão. O importante é entender para que cada coisa serve pr não fazer "nhaca". ficou claro que vc pode escolher como usar o system unit, desde que mantenha uma relação de proporção com o que vai fazer em escala, do micro ao macro, e tb manter a relação com os diversos recursos como o André fala no curso. Prá quem não tiver intimidade ainda com o max, talvez seja mais seguro não nudar o system, só mudar no display. Mas ainda fica a dúvida: fica mais preciso usar o system unity de 1 pra 1 ou com fator de escala?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 712

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.