Trabalhar Com Escalas Dentro do 3ds Max

Por: THEFELPS  

Em: 03/02/2010 10:15

Que bug esquisito esse do cloth, tentou fechar e abrir o max depois de mudar o system units pra ver se não resolve? Testei aqui no max 2010 com o units em centimetros e a roupa simulou perfeita. Fui pro 2009 pra ver se não era algo corrigido no 2010 e o resultado foi o mesmo. Depois dei uns 2 resets, troquei para polegadas e o resultado ficou um pouco diferente mas bem próximo. Então pelo menos aqui esse bug não me pegou, felizmente! :D Se tiver outro teste manda ver! Porque modificadores eu também não lembro de ter visto algo pq a maioria vem zerado. Agora lembra o que eu falei do grid? Coincidentemente teve um tópico ontem sobre isso: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=59726 Mas como eu falei ali, eu não quero que ninguém mude a forma de trabalhar, minha unica intensão aqui é mostrar outra forma de trabalhar que pra mim não é problema algum. Eu nunca usei portas nas medidas default, nem quando trabalhava em polegadas. Eu nunca consegui simulação boa do cloth com presets e configuração default, por isso que nesses caso apresentados até agora eu não vi problema e nem achei mais difícil, 3D ja é difícil por natureza, mas também gostaria de ver outros problemas para evitar uns tropeços no meio do caminho. ;) edit: fiquei fazendo mais uns testes com o cloth e tanto em polegadas como em centimetros aconteceu do plano passar reto dependendo do valor do offset do box. Como aconteceu nos dois eu não sei se é problema com a escala.
É Fla3DMadness, eu testei no max 2010 e não deu o problema, apesar da simulação não ficar tão boa em centímetros do que em inches, mas vou continuar testando pq já tive muitas provas que é melhor trabalhar em inches, não só pelos problemas, mas principalmente por ter que configurar menos coisas em tudo que for usar. Eu disse nas duas mensagens anteriores que não é só a questão de usar os valores padrões das portas ou não, eu falei várias vezes que todos os valores padrões de todos os recursos ficam mais próximos do ajuste certo trabalhando em inches do que trabalhando em centímetros, até shaders do mental ray, mas cada um entende o que lhe convém. Quem quiser evitar dor de cabeça e preferir que as coisas saiam mais fáceis eu indico para usar inches que não tem erro, principalmente se for novo no max. Quem tem experiência e quiser testar, vai da cabeça de cada um.
Acho que chegamos em um consenso, teu último paragrafo resumo tudo, polegadas pode facilitar para quem esta começando, agora pra quem sabe o que esta fazendo fica a escolha, alguns escolhem manter polegadas outros preferem centimetros, vai de cada um. Só não acho que polegadas fica mais facil, 3D é complicado por natureza, se tentar facilitar perde a graça. :D :D :D
Ola pessoal. Eu acompanhei os comentários e vi que no geral o que foi dito tá de acordo com o que diz no help do Max. Ele recomenda não trocar o system units, diz que não precisa trocar, mas pode trocar caso necessite. Mas o que eu gostaria de saber é se não tem como salvar todos os ajustes de unidades feitos no decorrer de um trabalho em um custom UI. Porque o que eu faço geralmente é criar um arquivo template com tudo já configurado, e uso sempre ele pra iniciar um trabalho no mesmo padrão.
Algumas coisas dá sim, como eu comentei em outro tópico vc pode salvar um arquivo chamado maxstart.max na pasta raiz do max no arquivos de progrmas, aí quando abrir o max ele vai partir desse arquivo com as configurações ali setadas. O problema é que nem tudo fica salvo nos arquivos do max, então isso resolve apenas parcialmente o problema dos defaults.
fiz um teste aqui, que eu não sei se vcs ja fizeram ou não - configurei o autocad para trabalhar em centimetros depois fui no max e configurei o display para 'centimetros' e system units para 'inches' ai criei uma nova cena e coloquei um box , com as dimensões 100cm x 100cm x 100cm e exportei em DWG voltei no autocad , abri este box e fui em dimension linear para ver o tamanho resultado a dimensão apresentou a seguinte medida = 39.3701 ou seja o 3d max exportor em 'inches' 39.3701 x 2.54 = 100.00005 (aproximadamente 100cm) neste caso houve uma imcompatibilidade entre a escala dos dois softwares agora se vc fizer o mesmo box no max, com a mesma medida e usar o system units como ' centimetros', quando vc abrir o box no autocad e usar o dimension liner, vera que ira aparecer 100.000, ou seja trabalhando na mesma escala
reogerio o importante é o cerebro do max funcionar direitinho...quando vc trouxer a planta do autocad e configurar direito a importação não haverá problema de escala...o fato de se fazer o caminho inverso max>autocad, não bater a escala é irrevelante para os recursos do max...o importante e importar o desenho arquitetonico vindo do autocad corretamente.
sabe pq eu coloquei isto? ficar fazendo portas, janelas no max e facil, mais pra posicionar elas no lugar certinho ai ja é mais chatinho, ai se eu fizer uma porta no max e depois exportala pro cad, la é facinho ir posicionando elas, ai depois vc exporta de volta para o mas toda a maquete ja com as portas prontinhas em seu devido lugar ai se estiver em escala diferente, talves não fique do mesmo tamanho, ainda não testei isso, então não sei se esta correto o que estou dizendo, mais foi uma idéia que tive hj

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 516

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.