Trabalhar Com Escalas Dentro do 3ds Max

Por: THEFELPS  

Em: 03/02/2010 10:15

O que o Marco Rocha falou é muito pertinente. Eu também deixo meus arquivos .dwg na origem, 0,0,0, pois isso facilita muito o max. Para o trabalho, eu crio os desenhos no cad em cm e configuro meu max como o Osiris indicou. Na importação indico que o desenho no cad foi feito em cm e marco REESCALE. Marco.
Marco.
Galera, alterar somente o Display Unit faz com que todo o sistema continue trabalhando em polegadas, aí sim, na minha opinião, pode gerar confusões. Sempre antes de começar um trabalho eu verifico as unidades do sistema (não sempre pq já fica configurado). Em Display Units, trabalho em centímetros. Em System Units, a mesma coisa, centímetros. Desta maneira o que eu crio e o que o max mostra, são a mesma coisa. THEFELPS, com certeza você terá problemas com objetos "maiores" e "menores" quando aplicar um Merge. Mas isso você tira de letra com o Scale. Abraços.
www.chilli3d.com.br
Felipe, sinto informar, mais vc esta equivocado! Não existe confusão nenhuma, pois o max faz a conversão automáticamente! Se assim não fosse, não haveria a necessidade do "Display Units". Além do mais, fazendo como vc esta afirmando, vc terá problemas de cameras, atenuação das luzes, nas sombras area, nas sombras shadowmap, em todos os mapas procedurais do max, na GI, na intensidade das luzes, ou seja nada irá funcionar corretamente! Para seu proprio bem reveja seu pipeline de trabalho que vc estará melhor!
Eu sempre deixo o meu Display uni em Metros e o System Unit em Centimetros, e quando importo DWG do scale para Metros.
A.maneira correta de configurar é não mexer no System Units, deixar em polegadas e configurar o Display units em cm ou deixar no Generic units mesmo, eu uso assim e é super tranquilo, tudo funciona como deveria.
nakan14, eu disse que "pode gerar confusões", principalmente para quem está começando com o Max (como o THEFELPS), que são as pessoas com quem estou acostumado, já que sou professor. Colocar na cabeça das pessoas que elas não devem mexer no System Units porque ele é um "bixo-papão" está errado! Como o Fla3DMadness comentou, o Max utiliza as unidades que estiverem setadas, só não pode mudar no meio do processo. Em momento algum disse que as técnicas de vocês estão erradas. Trabalho profissionalmente desta maneira a 5 anos, nunca tive problemas com GI, cameras e outros. Acredito que isso é uma questão de costume, o pessoal que aprendeu pelas dicas do forum, pelo que percebi, não mexe no System Units. Só quis mostrar uma outra forma de trabalho, que também funciona! Abraços.
www.chilli3d.com.br
acho que aconfusão acontece se vc não concerter no unit setup, 1 polegada pra 0,0254, 0,00254, etc.. Ou seja, polegada pra unidade métrica, não é isso?
"nakan14" disse: A.maneira correta de configurar é não mexer no System Units, deixar em polegadas e configurar o Display units em cm ou deixar no Generic units mesmo, eu uso assim e é super tranquilo, tudo funciona como deveria.
Eu até tinha ficado em duvida se ia comentar algo sobre isso ou não pq sei que é um assunto polemico. São duas formas de trabalhar e as duas funcionam corretamente. Tem muita gente que trabalha com o system do max em centimetros e não há nada de errado nisso, felizmente apareceram outros usuários que também trabalham assim, achei que aqui eu era o único. :D Então vamos respeitar a opinião dos outros pq eu também trabalho há muito tempo assim e nunca tive problemas, não afirmem que apenas uma forma de trabalhar é a correta.
Bom galera, pra quem tiver ainda alguma dúvida de como funcionam o System e o Display Units, segue abaixo definição da própria Autodesk, encontrada no Help (F1) do próprio Max. A tradução é minha, para que diver qualquer dúvida, acesse a informação diretamente na fonte. Units Setup Customize menu > Units Setup > Units Setup dialog O Unit Setup estabelece o método de mostrar a unidade, dando-lhe a escolha entre as unidades de genéricos e de unidades-padrão (pés e polegadas, ou métricas). Você também pode criar unidades personalizadas, que são usadas sempre que você criar um objeto. As unidades que você configurar são usadas para medir a geometria em sua cena. Além dessas unidades, o software também utiliza unidades do sistema (System Units) como um mecanismo interno. O System Units só deve ser alterado antes de criar sua cena ou importar um arquivo sem unidade. Não mude a unidade do sistema em um cenário existente. Você também pode definir as unidades de iluminação usando esta caixa de diálogo. System vs. Display Units É importante notar a distinção entre sistema e as unidades de exibição. O Display Unit só afeta a forma como a geometria é exibida na viewport. O System Units determina a dimensão real da geometria. Por exemplo, se você importar um arquivo DXF (sem unidade) contendo uma caixa de 1 x 1 x 1, o 3ds Max poderia importar as dimensões da caixa em polegadas ou milhas, dependendo da unidade de sistema. Isso pode ter um impacto significativo sobre a sua cena, é por isso que você sempre deve configurar a unidade do sistema antes de importar ou criar geometria. System Unit Setup Customize > Units Setup > Click System Unit Setup. Este diálogo aparece quando você clica em System Unit Setup na caixa de diálogo Units Setup Aviso: Você só deve alterar o valor unitário do sistema antes de importar ou criar geometria. Não mude a unidade do sistema em um cenário existente. Devido à natureza dos cálculos, distâncias que são muito grandes ou muito pequenas podem causar erros de arredondamento. Sintomas de erros de arredondamentos incluem problemas de navegação (zoom e pan se tornam demasiadamente rápidos ou lentos), indesejáveis cortes (clipping) nas viewports e inesperada inversão das normais. Aqui estão algumas diretrizes gerais para evitar estes problemas: * Certifique-se de sua cena está mais ou menos centrada em torno da origem (0,0,0). O erro de arredondamento aumenta a grandes distâncias da origem. * Certifique-se de nenhum detalhe importante na cena é menor do que uma unidade genérica do 3ds Max. Abraços.
www.chilli3d.com.br
Fla3D, daria para voce postar o print de como voce seta as suas janelas do Units Setup e System Units Setup, para eu setar aqui, e ver como funciona. E, por favor pessoal, vamos manter o bom nivel da discussão

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 496

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.