Oi, prg, boa tarde!
Bem, o que posso dizer sobre sua dúvida é que apenas com a área quadrada dos cômodos, fica quase impossível saber-se a dimensão que da figura geométrica que o compõe, salvo se for um quadrado (coisa que raramente é). Nestes casos, em que tenho uma planta e não tenho a escala ou medidas, parto sempre de alguma coisa nela de que tenho certeza, e a partir dela consigo as medidas que desejo.
Eu, por exemplo, sempre uso as portas de dormitórios ou de entrada que tem, por padrão, 0,80 m de abertura, portanto, a partir dela você pode descobrir as medidas que faltam da seguinte forma: Se a medida que eu fizer de uma destas portas der 1,20 cm, isso quer dizer que minha escala é de 1,20 / 0,80 = 1,5 e a partir dai, pegando-se todas as medidas que você fizer na planta e multiplicando-se por 1,5 você terá o tamanho exato dos cômodos (se você medir uma parede e ela tiver 5,4 cm, isso quer dizer que a medida da parede é 5,4 x 1,5 = 8,10 m.
Espero ter ajudado, um abraço
Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar.
Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com