Medidas de uma planta de AP.

Por: prgdesign  

Em: 06/02/2010 15:09

Salve galera! Estou com uma dúvida, mas tenho certeza que alguém pode me ajudar. Comprei um AP na planta aqui na minha cidade, Campinas - SP, e resolvi fazer umas cenas, exemplos de como poderia ficar a decoração pra poder mostrar pra minha noiva. Queria usar medidas exatas pra ter a certeza de qual movel cabe em qual espaço. Empolgado com esse projeto, peguei a planta, iniciei o Max, e ao bater o olho na planta, veio a dúvida que travo o projeto inteiro. Por exemplo, a sala tem 8,42 metros quadrados, tá, mas consigo saber a medida exata de cada parede? Não sei nada de arquitetura, eu sou publicitário, mas creio que existe várias formas de se chegar a 8,42m2, certo?. O quarto tem 8,10m2, mas como vou saber a medida da parede da janela, e assim por diante? Talvez esse problema, os arquitetos de plantão possam me ajudar..rss.. Se for necesário eu posto um print da planta pra entenderem melhor. Abraços pessoal.
Se eles conseguem, eu também consigo.

http://pauloarteblog.blogspot.com/
Oi, prg, boa tarde! Bem, o que posso dizer sobre sua dúvida é que apenas com a área quadrada dos cômodos, fica quase impossível saber-se a dimensão que da figura geométrica que o compõe, salvo se for um quadrado (coisa que raramente é). Nestes casos, em que tenho uma planta e não tenho a escala ou medidas, parto sempre de alguma coisa nela de que tenho certeza, e a partir dela consigo as medidas que desejo. Eu, por exemplo, sempre uso as portas de dormitórios ou de entrada que tem, por padrão, 0,80 m de abertura, portanto, a partir dela você pode descobrir as medidas que faltam da seguinte forma: Se a medida que eu fizer de uma destas portas der 1,20 cm, isso quer dizer que minha escala é de 1,20 / 0,80 = 1,5 e a partir dai, pegando-se todas as medidas que você fizer na planta e multiplicando-se por 1,5 você terá o tamanho exato dos cômodos (se você medir uma parede e ela tiver 5,4 cm, isso quer dizer que a medida da parede é 5,4 x 1,5 = 8,10 m. Espero ter ajudado, um abraço Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
Obrigado pela ajuda Celso. Pude observar em outra planta que a medida da parede da janela tem 2,40m. A partir desse raciocício que vc me falou, vou tentar descobrir o resto das medidas. Não sei se vou conseguir, nao me dou muito bem com números..rss...mas eu vo tentar... Valeu mesmo heim!!

Cara é fácil agora se você sabe que está parede tem 2,40 pega uma régua comum e mede e observa se deu 2,4 cm se foi esse o resultado você já sabe que a escala da planta é 1 para 100, está parede tem 2 metros e 40 centimetros, ai basta medir as outras paredes e ir colocando as medidas que der na régua dessa forma você vai ter a medida precisa de todas as paredes portas e janela inclusive a espessura da parede. Se você encontrar muita dificuldade se a escala estiver em uma medida que não é muito comum, existe nas papelarias uma régua que tem escalas diferentes na mesma régua, se não me engano o nome dela é régua triangular de escala ai basta você comprar uma e você mede a planta inteira sem dificuldade depois você transforma tudo na escala 1para 100 para facilitar o entendimento e a distribuição dos moveis que geralmente estão na escala 1 para 100 vc nem vai precisar ser bom em matemática a régua já vai calcular para você basta você mudar a escala dela e ir convertendo para um valor conhecido a minha por exemplo tem 6 escalas 1:125, 1:100, 1:75, 1:50, 1:20, 1:25. Qualquer dúvida mede com a régua comum está parede e posta a medida que deu na régua.
Pede na construtora a planta em Autocad. Eles sempre disponibilzam para os arquitetos que vão fazer os projetos. Daí dá pra vc pegar exatamente as medidas.
Oi, prgdesign, boa tarde! Acho que dei uma mancada em minha resposta. A resposta em si está correta, mas a aplicabilidade não. O que eu disse sobre tomar uma medida que se sabe padrão e assim se descobrir o fator escala está correto, mas ficar medindo parede por parede e aplicando a escala para depois desenhas é algo desnecessário na era digital (rsrsrs.. isso eu fazia quando ainda desenhava a lapis e nanquim). Hoje, no max ou no autocad, eu desenharia a planta com as mesmas medidas que que eu fizesse com uma régua comum (isto é, sem escala definida), mas depois que tivesse terminado de desenhar eu pegaria o desenho todo e reescalaria aplicando a escala da forma que indiquei acima (se for no max é só ir em ferramentas, rescale e colocaria lá o fator que quisesse), lembrando-se que, neste caso, a conta que indiquei seria inversa (isto é, para que meu desenho ficasse em uma escala 1:100 eu dividiria os 0,80 da porta padrão pelos 1,20 encontrados e colocaria o resultado, 0,66667, no fator rescale). Agora, o mais fácil seria fazer o que a laura disse e pedir a planta em autocad para a construtora. Um abraço, Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
O melhor é pedir a planta baixa com as medidas certinhas em vez de só as áreas. Mas se não tiver essa planta e a imagem com as áreas estiver em escala, usa a régua que vc pega as medidas. Não vai ser tão preciso mas fica bem próximo. Se a imagem está na escala de 1:100, cada 1 cm na imagem corresponde a 1 metro na realidade.
oohh galera valeu pelas dicas. Celso - nao se preocupe cara, obrigado mesmo, vc me deu uma pequena aula..rss Luciano - ja tinha visto essa regua por ai, agora eu sei pra que ela serve..=]..otima dica Laura - simples não?!..rss...obrigado mesmo..vou tentar Gera - obrigado pela contribuição Com essas dicas eu já posso retomar o projeto e fazer umas cenas bacanas pra mostrar a futura decoração do AP pra minha noiva..rss.. obrigado a todos.

Olha, você pode calcular as medidas sabendo só a área, se tiver como medir o desenho com alguma precisão. Por exemplo, se uma área tem 10m², e você mede com a régua e dá 10cm e 15 cm os lados, basta fazer o seguinte sistema de equação pra achar a escala (0,1X) x (0,15X) = 10 (área em m² , usar as medidas em metros) 0,015 X² = 10 X² = 10/0,015 X² = 666,67 X = 25,82 escala aproximada 1:26 Então como as medidas eram 10 e 15, na realidade medem 10x26 e 15x26, ou seja 2,6m e 3,9m 2,6m x 3,9m = 10,14 m² , aproximadamente 10, devido aos arredondamentos da conta que eu fiz

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 409

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.