tamanho de escada

Por: rogeriodilima  

Em: 07/02/2010 23:26

pessoal to precisando de uma ajuda ai com umas medidas... na minha casa tem uma edicula, só que esta edicula foi construida com estrutura para sobrado, a laje é treliçada, o alicerce é mais profundo, mais reforçado...enfim todos os requisitos necessario para levantar um sobrado...pedreiro que entende dessas coisas...rsrs então eu to montando a planta agora pra montar a parte de cima, só que to com um probleminha em relação a escada que vai dar acesso a parte superior.. vou tentar explicar o problema do piso até a laje eu medi e esta com 290 cm ... a garagem vai ficar com 380cm profundidade x 342cm largura a escada vai ficar la no fundo da garagem como vcs veem nesta imagem ai o que eu queria sabe que tamanho que eu deixo a escada, quantos degraus...etc.. minha ideia era fazer a escada começando na marcação azul e terminar na outra marcação em azul mais sei la se não vai ficar muito inclinada.. ou se eu devo fazer outro tipo de escada, tipo em duas etapas.. ou se faço ela cumpridona assim do jeito que ta.... na imagem em 3D aonde tem um x amarelo será a garagem que eu disse, e do lado onde tem o x em vermelhor ser a cozinha (falta fazer a parede ali do lado pra separar a garagem da cozinha) ai resumindo em baixo ficaria 1garagem, 1cozinha, 1lavanderia, 1banheiro e em cima 1 quarto, 1sala, 1 suite a area total é 11 metros x 5,5 metror,, então vai ficar um sobradinho com 110 metros quadrados, tem que ser tudo bem divido e obvio que vai ficar meio pequeno.. deem uma sugestões ai...
um up com com todas as paredes
Tem uma regra basica que aprendemos na faculdade de arquitetura que é a proporção entre a altura (espelho) e o comprimento do degrau (patamar), que é 2E + P = 63 ou 64. Por isso é muito comum termos a distancia entre os pisos de 2,80m, com 16 degraus de 17,5cm de espelho e patamar de 28cm, que fica dentro dessa regra. Tentando manter a proporção, como a tua diferença entre os pisos é de 290cm, se colocarmos 16 degraus como é comum, o espelho fica com 18,125cm e patamar de 26,75cm, que multiplicado por 15 (ja que o ultimo degrau ja é no nivel do piso) vai dar um comprimento de escada de 401,25cm, ou seja, não cabe naquele espaço que vc queria. Qualquer alteração vai ficar com o espelho muito alto, o que não é legal, então se quiser ter uma escada dentro dos padrões de conforto, teria que faze-la em L. Faça alguns testes com essa regra do 2E + P = 63 ou 64 e veja as combinações possíveis para o teu espaço. Nessas horas que eu lembro que a faculdade serviu para alguma coisa. :D
Falou tudo! E eu ainda diria q seria melhor colocar um patamar no meio da escada para a subida não ficar tão cansativa. Fazendo a escada em "L" vc consegue resolver mesmo!
se tiver espaço disponivel faz ela em U vai aumentar a largura mais diminui o comprimento
fiz a escada em L, espelho com 18,125cm e patamar de 26,75cm e deu certo..
Ficou melhor, mas eu tentaria colocar o piso um pouco mais largo, tipo 28cm para ficar mais confortável.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 636

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.