HDRI no mental Ray

Por: Bruno  

Em: 10/04/2010 13:01

Beleza? Estava fazendo estudos sobre o HDRI do mental Ray. O Objetivo era conseguir iluminar uma cena Interna com o HDRI entrando pela Janela. Uma cena externa fica mais facil de se iluminar, mas uma interna apenas com os recursos padrões no Mental Ray se torna impossível. (Iluminar apenas com HDRI) A idéia seria conseguir o mesmo nível de iluminação com a luz HDRI do mental Ray que conseguimos com o V-Ray. (Pois no V-ray se consegue iluminar perfeitamente uma cena interna com um HDRI no background) Deve haver algum plugin ou configuração de Mental Ray para obter essa intensidade de iluminação. Estou a 3 semanas procurando informação sobre isso e não achei nada que me desse uma qualidade de iluminação decente. Alguem já usou esse recurso no mental Ray? Abração.
Pra iluminar interior somente com hdri é complicado. Até mesmo no vray onde vc tem o GI Override. Eu fazeria assim. usaria um sistema daylight com uma mr sun e com uma skylight em vez do mr sky. E colocaria o hdri na skylight, mas mesmo assim, tenho quase certeza que a intensidade luminosa não seria suficiente e vc precisaria de mais luzes. Tem que ir testando parametros para conseguir um resultado bom. Abraco.
É exatamente como o 11hank11, mas nas janelas coloca a skyportal para jogar a luz do environment para o interior. Com a skyportal fica bom e rápido de render.
Eu ja fiz vários testes para comparar, não sei se é permitido colocar aqui mas é bem difícil conseguir o mesmo resultado. O HDRI no mental ray é gerado pelo final gather, então basicamente vc precisa do FG com samples bem altos. O mais comum é usar um HDR menor e desfocado e complementar a iluminação com luzes normais pra não ficar tão dependente do FG.
Pois é. O ideal seria saber se existe um plug in para o Mental Ray que melhore o uso do HDRI;
"bRUNO mARCHESE" disse: Pois é. O ideal seria saber se existe um plug in para o Mental Ray que melhore o uso do HDRI;
Vc não entendeu o que eu disse? Não precisa de plugin e fica perfeito se souber usar. No lugar da mr sky coloca a skylight com a HDRI e a skyportal nas janelas. As duas imagens acima estão com a mesma configuração, mas trocando a HDRI a iluminação muda comprovando que funciona.
Então nessas imagens você não usou nenhum luz interna para ajudar? Vou fazer os testes.
"bRUNO mARCHESE" disse: Então nessas imagens você não usou nenhum luz interna para ajudar? Vou fazer os testes.
Não tem nenhuma luz no interior. Só o daylight do lado externo, a skylight com HDRI e a skyportal, todas do lado externo.
Muito massa eim Gustavo, vou fazer uns testes desse tb!
Nesse caso o daylight da uma ajuda pra iluminação, mas se ficar só com o hdri vai precisar de mais samples provavelmente. Um teste interessante é pegar um objeto e colocar 5 skyportals em volta dele como as faces de um cubo e usar um HDRI pra iluminar, vai funcionar como um brute force, só vai pesar um pouco no render.... :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 328

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.