Dicas para dar realismo

Por: lemanoelsilva  

Em: 26/04/2010 17:15

Boa Tarde Galera Estou começando no 3d max e preciso fazer uma maquete de uma casa popular, muma cena externa, com alguns tutoriais e do forum, muito excelentes por sinal aqui do site, criei a cena da imagem anexada, pois sei que tenho muito ainda oque melhorar, gostaria de algumas dicas para eu poder tornar minha cena mais real. Desde já muito obrigado
Leandro M. Silva
Eu acho que um rodapé, cortinas nas janelas vão ajudar um pouco, a grama não está muito boa e o acabamento do piso na porta também não está muito legal de um lado está sobrando piso. Tutorial grama - http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=61075 Tutorial iluminação - http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=57520
Maçanetas nas portas,janelas um telhado + convincente http://www.3dallusions.com/201001021999/Tutorial-3D-Software/Creating-Simple-Roof-Tiles-Part-1.html telhado
Espero aprendersempre..Meu Pai e minha mãe obrigado.
Portifolio em construção: http://3dartistinside.carbonmade.com
Olá lemanoelsilva, estes links que o luciano indicou vão te ajudar muito. Mas eu sugiro adquir o Curso de Modelagem de Maquete aqui da 3d1. Voce vai aprender desde como modelar qualquer tipo de terreno, até colocar uma colcha dobrada em cima de uma cama. E claro passando pela modelagem da mansão, arvores, moveis, gramados, telhados complicadissimos, e até umas pinceladas de como se modela um carro. Ah, voce vai aprender animar portas e janelas. Vale o investimento
Beleza? Para você ter uma imagem foto -realista tem que entender algumas coisas. Modelagem: 1) Tem que fazer todo o seu projeto em medidas reais. Porque se não fizer vocçe não vai conseguir iluminar. Após modelar tudo em medidas reais, as coisas devem estar dentro da proporção correta. por exemplo, o acento de um banco, ou sofá, tem que estar a 45 centimetros do chão. Se não tiver, as pessoas que estão vendo podem até nao perceber, mas vao achar "algo estranho". A modelagem precisa ser super detalhada, como o pessoal falou, colocar trinco nas portas, fechadura, fazem a diferença. Materiais: Você precisa entender a diferença de Material x Textura. Texturas são epans aquelas figuras que você acha pela internet (.jpg, .png), ou seja, a foto de uma madeira, a foto de um tecido qualquer. Entendido isso, você tem que procurar texturas em alta-resolução, ou seja, com alto nível de detalhes. Materiais o negócio fica mais complicado. Material é a forma como a luz se comporta na superfície de um objeto. Ou seja, a luz se comporta na superficie de uma madeira, de forma diferente que aluz se comportaria na superficie de uma borracha. Pois a madeira tem o seu reflexo proprio, rugosidade propria, etc... Você terpa entaão que aprender a configurar corretamente ps materiais na cena, para fazer uma madeira parecer madeira e não uma madeira parecer metal. Só ap´s vocÇe fazer uma madeira parecer madeira, que voce procura uma textura de alta resolução de madeira. Iluminação: Aqui tambpem não é facil, porque se você quiser algo foto-realistico, sugiro iluminar com luzes foto-metricas, pois as luzes foto-metricas imitiam o comportamente de uma luz física no mundo real. As luzes stanrds do 3ds max passam longe disso. Então ao usar uma luz fotometrica, vocesentirá mais dificuldade na configuração delas, uma vez que você precisa de bem mais luzes dentro da cena do que se fosse iluminar apenas com uma Omni Standard. Isso se dá por causa da atenuação natural que as luzes fotometricas tem. Isso significa que ao colocar uma luz fotometrica no canto de uma sala, apenas aquela regiao ao redor da luz estara iluminada. Ao colocar uma luz standard, toda a sala fica iluminada, ou seja, é muito mais facil iluminar com luzes standar. Aqui na 3d1 tem bastante tutorial de luzes photosmetricas. Render: Aí você vai ter que escolher entre os 2 principais render do mercado: Mental- ray e V-ray. Os dois são ótimos, basta você ficar com um deles que estará bem. Acho que isso é o inío dos seus estudos. Boa sorte.
"bRUNO mARCHESE" disse: Beleza? Para você ter uma imagem foto -realista tem que entender algumas coisas. Modelagem: 1) Tem que fazer todo o seu projeto em medidas reais. Porque se não fizer vocçe não vai conseguir iluminar. Após modelar tudo em medidas reais, as coisas devem estar dentro da proporção correta. por exemplo, o acento de um banco, ou sofá, tem que estar a 45 centimetros do chão. Se não tiver, as pessoas que estão vendo podem até nao perceber, mas vao achar "algo estranho". A modelagem precisa ser super detalhada, como o pessoal falou, colocar trinco nas portas, fechadura, fazem a diferença. Materiais: Você precisa entender a diferença de Material x Textura. Texturas são epans aquelas figuras que você acha pela internet (.jpg, .png), ou seja, a foto de uma madeira, a foto de um tecido qualquer. Entendido isso, você tem que procurar texturas em alta-resolução, ou seja, com alto nível de detalhes. Materiais o negócio fica mais complicado. Material é a forma como a luz se comporta na superfície de um objeto. Ou seja, a luz se comporta na superficie de uma madeira, de forma diferente que aluz se comportaria na superficie de uma borracha. Pois a madeira tem o seu reflexo proprio, rugosidade propria, etc... Você terpa entaão que aprender a configurar corretamente ps materiais na cena, para fazer uma madeira parecer madeira e não uma madeira parecer metal. Só ap´s vocÇe fazer uma madeira parecer madeira, que voce procura uma textura de alta resolução de madeira. Iluminação: Aqui tambpem não é facil, porque se você quiser algo foto-realistico, sugiro iluminar com luzes foto-metricas, pois as luzes foto-metricas imitiam o comportamente de uma luz física no mundo real. As luzes stanrds do 3ds max passam longe disso. Então ao usar uma luz fotometrica, vocesentirá mais dificuldade na configuração delas, uma vez que você precisa de bem mais luzes dentro da cena do que se fosse iluminar apenas com uma Omni Standard. Isso se dá por causa da atenuação natural que as luzes fotometricas tem. Isso significa que ao colocar uma luz fotometrica no canto de uma sala, apenas aquela regiao ao redor da luz estara iluminada. Ao colocar uma luz standard, toda a sala fica iluminada, ou seja, é muito mais facil iluminar com luzes standar. Aqui na 3d1 tem bastante tutorial de luzes photosmetricas. Render: Aí você vai ter que escolher entre os 2 principais render do mercado: Mental- ray e V-ray. Os dois são ótimos, basta você ficar com um deles que estará bem. Acho que isso é o inío dos seus estudos. Boa sorte.
Putz cara, valeu pela ajuda mesmo !!! Mesmo não tendo criado o tópico, essas informações abriram minha cabeça. São o básico do básico, mas, quem aprende correr sem andar?! Hehehe... Valeu mesmo e parabéns pela paciência conosco (novatos).
só não entendi o lance dos 45 centimetros do chão, procede? =\
Ele deu um exemplo de algo que estamos acostumados no dia-a-dia, dai ao ver isso feito em 3D, achariamos estranho se não estivesse na mesma proporção do mundo real. Acho que foi isso que ele quis dizer. Por exemplo: Na vida real temos normalmente uma porta de uns 2m de altura mais ou menos. Caso agente veja alguma porta maior ou menor que isso, achariamos estranho, fora do normal, estranhando.
É exatamente isso. Exitem certas regras de arquitetura que tem que serem seguidas. Por exemplo: A altura de uma porta é 2,10, podendo ser de até 2,30. A largura é 90cm (porta externa) O pé direito (altura) de um ambiente é 2,80m. Claro que existe pé direito duplo (mais de 5 metros) isso é coisa de rico. Mas então, para começar o certo é fazer uma porta com 2,10 e mais 70 centimetros acima de concreto, ou gesso, ou seja, parede. E o teto tem 20 centimetros. No total isso da 3 metros, mas o espaço interno é de 2,80 (por causa do teto de 20cm). Se você fixer uma sal de 2,50, ou de 3,15 já vaio ficar estranho, e muitos nem saberão dizer o porquê. Eu não sou arquietto, existem muitas coisas que eu gostaria saber sobre aquitetura para fazer maquetes legais. seril legal se algum arquiteto aqui no forum nos desse uma ajuda tipo: Tudo que vc precisa saber de arquitetura para fazer uma maquete eletronica... heuehuehuehue
Valeu Bruno muito obrigado pelas dicas, só uma dúvida em qual unidade é melhor para se trabalhar no 3d max?? pois este projeto eu importei do cad, este excepcionalmente está em mm, mas é uma excessão pois minha preferência é trabalhar em m.
Leandro M. Silva

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 894

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.