Dúvida render grande com vray

Por: MagalhaGoro  

Em: 05/08/2010 20:17

Boa noite pessoal. Me inscrevi no fórum porque vi que aqui o pessoal é dez e sempre colabora ajudando os mais perdidos como eu. O meu problema é o seguinte, uso 3ds max 2009 64, vray 1.5 sp2 no Windows 7 64. A maioria dos renders que eu preciso fazer são pra impressão e as imagens são grandes, lá pelos 4000x3000 pixels. Acontece que eu sempre tenho que passar uma imagem pra aprovação que eu renderizo em 800x600, e nesse tamanho fica tudo ok, o contraste, as cores e a nitidez. Quando eu gero a imagem grande, mesmo tentando todos os ajustes possíveis que já me aconselharam fazer, ou mesmo deixando na qualidade máxima possível e esperando 40 horas pra terminar, a imagem sempre fica lavada, perde o contraste e fica meio nublada. No geral uso umas configurações aceitáveis pra me renderizar as imagens numa média de 4 horas, e não me incomodaria de deixar os renders em 6 ou 8 horas, desde que ficassem melhores, mas a diferença é pouca. Alguma dica pra fazer essa imagem ficar igual no render pequeno e no grande?
uma dica!? estude.
é assim mesmo cara... não tem receita de bolo... você vai ficar bom daqui um ano mais ou menos. isso se estudar.
"TiagoAM" disse: é assim mesmo cara... não tem receita de bolo... você vai ficar bom daqui um ano mais ou menos. isso se estudar.
Bom dia TiagoAM. Concordo contigo que estudar sempre é o melhor caminho, e na verdade se faz necessário pra melhorarmos cada vez mais o nosso trabalho. Eu sei que antes eu fazia as coisas mais no chute, usando configurações padrão pra não perder muito tempo, mas acontece que já faz uns 4 anos que eu tenho criado imagens me baseando nas teorias que fui aprimorando ao longo do tempo e sempre deu certo. Consegui ao longo do tempo obter boas imagens com menores tempos de render, o que pra mim é importante pela quantidade de material que tenho que gerar em certos momentos. A minha dúvida é sobre a mudança de comportamento das configurações que eu tenho usado quando a imagem passa dos 2000x1500 pixels por exemplo, porque abaixo disso não tem problema. Achei muito estranho e até pensei ser algum problema com o software, pois as alterações que eu vou fazendo nas configurações dos renders funcionam proporcionalmente até um certo tamanho de imagem, depois não fazem mais efeito. Por exemplo, como citei anteriormente, crio uma imagem preview em 800x600, com boa qualidade, um render de 10 minutos. Depois altero as configurações pro render final de 4000x3000 e confiro o preview de uma área da imagem que tenha muitos detalhes, até nesse preview ta tudo ok, nítido, com definição, contraste, etc. Com isso conferido eu renderizo a imagem inteira e fica diferente. Quando eu falo em adaptar as configurações ao tamanho da imagem, pode considerar que eu já testei várias possilidades, calculando samples, salvando irradiance map e light cache em todos os tamanhos, usando a cena em várias escalas diferentes, etc. O comportamento é sempre o mesmo, no preview de uma parte da imagem dá tudo ok e na imagem inteira não dá.
Vc poderia postar imagens mostrando essa diferença :?: ..
Vc sabe fazer composição no ps? as vezes nem sempre no render vc consegue um bom resultado, e é por isto que é bom vc conhecer bem o photoshop. Eu também apanhei muito para conseguir apresentar um bom trabalho, mais só consegui depois de me aprimorar no ps. É como o TiagoAM disse, nesta área de maquete não existe uma receita de bolo, para mim cada trabalho que apare é uma batalha, porque nem sempre eu consigo o mesmo resultado do trabalho anterior, sempre tenho que ir buscar mais conhecimento.
http://www.ribamarcad.blogspot.com
tenta fazer a interpolação da imagem no photoshop. Recomendo usar o print size assistante, salvando a imagem em tiff e sem compressão, com 300dpi. Leva ao photoshop, clica em imagem(1), depois coloca em porcentagem(2), depois em 110(%) e a opção de enlargment, lá em baixo. Vai ampliando sempre com 110% aos poucos. Na verdade, vc está aumentando as dimensões em 10% acada processo. Com isso o cálculo dos pixels pra completar os espaços fica mais suave e a imagem menos distorcida. Você pode tb, mandar gravar uma action, fazer uma só vez o processo e depois ir clicando na tecla de função que ativa a action. Espero ter ajudado.
...
Concordo com o Douglas, o PS é o recurso que todos usam para fazer o pos-produção de maquetes, esse (http://cg.tutsplus.com/tutorials/vray/compositing-v-ray-render-layers-in-photoshop/) tutorial publicado aki na tresd1 tem me ajudado muito nos meus renders; ainda não dominei a técnica completamente, mas eu sempre vi esse tipo de problema de perca de contraste (ou nitidez) o povo resolvendo no ps mesmo pra economizar tempo de render, e como nosso lema é "tempo é dinheiro". Fica ae a dica.
Um aprendiz em busca de conhecimento.
Pra ajudar, nada melhor que postar as imagens nos dois formatos citados e alguma configuração para comparar.
Messenger: [email protected]
Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 335

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.