Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
damorim1   Diadema-sp - AC
Alexandro   Cascavel - PR
rabellogp   São Carlos - SP - SP
Joao   Itapetininga-SP - SP

Portfólios Ver Mais

duni   São Paulo - SP
luanakarlla   Brasil - AC
samupedrosa   Rio Verde - AC
RV3D   Presidente Venceslau - SP

Dúvida - Cena externa - Gamma 2.2

Por: Thiagosf  

Em: 21/09/2010 16:28

Pessoal, gostaria de críticas para buscar mais realismo nesta cena. Estou usando mental ray. A minha pergunta incide sobre a questão do gamma e Lut. Neste caso estou usando 2,2. Queria saber se devo sempre usar e o quanto ele influencia na minha cena! Obrigado desde já.
Está com 2.2 no imput bitmap e no output bitmap? Tb está com o affect material e affect color selector marcados? Os materiais são arch&design? Ligou o AO nos materiais? A iluminação é daylight com mr sun e mr sky? Está usando exposure control?
Deixe o meu max configurado dessa maneira e nunca tive problema com o gamma
Oi Júlio, minha configuração de gama está exatamente igual a esta. MRsky e MRsun com exposure value de 14 e os materiais arch&design. Não liguei o AO nos materiais, a diferença seria grande se ligasse?como faço? A perspectiva parece estar um pouco pálida.
A iluminação externa é fácil, não tem segredo, é isso ai que vc fez. Mas o realismo depende mais dos materiais do que da iluminação, tem que criar materiais realistas e isso demora para aprender, tem que testar bastante e comparar com os materiais reais. Os vidros não estão realistas, a textura de cimento armado tb não, a calçada, a rua, a grama..... Ligar o AO ajuda muito nos detalhes das sombras e na união dos objetos, ele está no menu special effects do arch&design, mas tem que configurar diferente em cada material. Os materiais nas partes maiores precisam de max distance maior e mais samples, os materiais nas partes menores que aparecem menos podem ter max distance menor e menos samples. Aqui tem vários materiais configurados que vc pode usar para estudar http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=43005
Obrigado pelas informações Júlio.
Obrigado pelas dicas Júlio, baixei alguns materiais e estou aplicando na minha cena. Então dessa forma, eu posso carregar os materiais pré configurados e usar qualquer textura no canal diffuse, correto?
"Darfferson" disse: Obrigado pelas informações Júlio.
De nada. :)
"Choco" disse: Obrigado pelas dicas Júlio, baixei alguns materiais e estou aplicando na minha cena. Então dessa forma, eu posso carregar os materiais pré configurados e usar qualquer textura no canal diffuse, correto?
Isso, se vc tiver um material legal de parede por exemplo, é só trocar a cor ou a textura que sempre vai ter um material legal de parede. Se tem um tecido bem configurado, é só trocar a textura pra ter outro tecido bem configurado. E vai salvando os materiais que ficarem legais, daqui um tempo vai ter tantos materiais que nem precisa criar mais, só ajustar! :)
Valeu Júlio, estou testando em outra maquete os materiais com o AO ligado e já notei a diferença. Vou postar em seguida algumas imagens!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711284.

Total de membros registrados: 138814

Últimos membros registrados: Gaga 1905, Evergreen, Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500.

Usuário(s) on-line na última hora: 615, sendo 3 membro(s) e 612 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Evergreen, Gaga 1905.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.