Problema na sombra(borrado)

Por: Studio A3  

Em: 20/10/2010 14:51

Kornlu, ainda estou perdido com esses valores heheheh, -3,-2/ -4,-1 , o minimo qto menos o valor não deria melhor o resultado e o max o inverso? mas vou dar uma pesquisada, e testar com esses novos valores que me passou! abraço e obrigado
www.studioa3.arq.br
nao catraca, o valor de 0 no irradiance o VRay calcula a iluminacao com a resolucao da imagem, se usar -1, 0 ele calcula o primeira passe, o -1 com a metade da resolucao, por isso vai mais rapido, o passe do 0 com a resolucao normal, ai ele so coloca mais samples onde for preciso, assim vai indo, o -2 ele calcula com 1/4 da resolucao da imagem final, com -3 calcula com 1/9 da resolucao normal, -4 1/16 da resolucao normal se usar valores positivos no ultimo, tipo -3, 1, ou -3,2 ele vai calcular o ultimo passe com o dobro da resolucao, ou 4 vezes a resolucao da imagem, vai ficar muito, mas muito lento e so e recomendado em imagens muito complexas, nao vi uma ate agora em q foi preciso.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
é meio confuso assimno começo ne hahaha, mas vou dar uma estuda, ptocurar um tutoriais, ai achu q vo começa a entender esses numeros, mas muito brigado pela sua ajuda, mas se eu usar no caso -3,-1, o render vai fica muito mais devagar que o -4,-1? e em questão assim de qualidade é uma qualidade perceptivel de um para outro? pq ai calcularia metade da resolução e 1/9 dela tbm,mas esses valores não vai fazem tipo milagre se os valeres de hemispheric subdivision e os samples tiverem muito baixo ne? abraço e obrigado pela ajuda
www.studioa3.arq.br
eu sempre quando usava VRay usava -5, -2 pra teste e -4, -1 pra render final, na verdade -4, -1 e -3,-1 nos dois vai haver o calculo de 1/9 da resolucao, so q no -4,-1 antes ele vai fazer com 1/16 da resolucao, ai no proximo passe ele vai colocar samples onde precisar somente, no passe de 1/4 da resolucao tbm, ele vai colocar samples onde fro preciso somente, e assim por diante.
Utilizar tutoriais nao adiantam em nada pra entender o software, nos tutoriais eles usam o setup correto pra cena do tutorial, mas, cada cena e uma cena e precisa de um setup diferente, essa e a parte ruim dos renderizadores por aproximacao como VRay e Mental Ray, no Maxwell por exemplo nao e preciso isso, mas em compensacao o tempo q leva um render nao compensa usa-lo pra fins comerciais, apenas pra se fazer um bom portfolio mesmo. Entao, o bom e ler a parte tecnica do VRay, entendendo como ele funciona vc vai conseguir trabalhar bem mais rapido, pois sao muitos parametros, sabendo o q cada um faz e meio caminho andado. To procurando pra ver se te mando o link de um PDF q me ajudou muito a entender o vRay, se chama "Critical VRay Settings" E muito bom
Achei o link, e muito bom esse pdf. http://www.cgarchitect.com/upclose/VI/Week14/Critical_VRay_Settings_Part_I.pdf
Vou dar uma olhada Muito obrigado Abraço
www.studioa3.arq.br
Vou dar uma olhada Muito obrigado Abraço
www.studioa3.arq.br
"Kornlu" disse: o hemispheric subdivision se estiver muito alto acaba borrando um pouco a imagem, ao menos eu li isso quando estava aprendendo VRay, embora nunca tenha notado algo, so q colocando menos subdivisoes da pra conseguir uma otima qualidade com menos tempo de render, colocando o Irradiance em -4, -1 tbm acelera, pois na primeira passagem ele faz uma aproximacao com 1/16 do tamanho da imagem, e no ultimo, -1, com metade da resolucao da imagem, ao contrario de -3, -2, q comeca com 1/9 da resolucao e termina com 1/4 da resolucao, 1/4 da resolucao e muito pouco pra se ter um render de qualidade e obviamente ira causar borroes da imagem, principalmente onde se tem muitas quinas e detalhes, caso tenha muitos detalhes na imagem tera q calcular com -4,0, ou ate -3,1 para se ter a qualidade necessaria, mas nao e o caso de sua imagem. Irradiance map do VRay e meio complicadinho de aprender, mas depois q vc dominar fica muito facil.
Acho que tem que cuidar um pouco com as recomendações para quem está começando e sempre entender bem o que faz cada parametro. O hemispheric subdivision não borra a imagem, quem faz isso é a interpolação. Ele controla o numero de raios de vai ser disparado por cada sample para calcular a irradiancia da superficie, com um irradiance de baixa qualidade e poucos samples esse parametro até pode borrar um pouco se for alto por jogar muitos raios para poucos samples, ja valores baixos pode gerar manchas por disparar poucos raios. Tudo é questão de balancear os settings, não adianta recomendar só trocar -3/-2 por -4/-1 sem alterar os thresholds de cor, normal, e distancia ou mexer só no hsph. subdivs. Na verdade eu prefiro quem quem está começando no vray nem mexa nesses valores, os presets estão ali pra ajudar e funcionam muito bem balanceando todos os parametros, acho mais prudente que ele comece testando os presets pra ver qual funciona melhor. Eu na maioria dos casos também uso os presets e só altero algum parametro quando vejo algum problema específico. Eu não costumo fazer trabalho de maquete mas o preset medium funciona na maioria das cenas, uso o high quando quero pegar detalhes finos ou até brute force pois chega um ponto que o irradiance deixa de ser eficiente para detalhes muito pequenos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711269.

Total de membros registrados: 138799

Últimos membros registrados: hierbasaludus, angelaeng, lumileanresultpriceuk, loku, jakesbmx, arthromd, Coving, Devernth026.

Usuário(s) on-line na última hora: 364, sendo 9 membro(s) e 355 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Allen Anderson, Luan, GuiToma, hierbasaludus, Antonio, CNC, guigui14, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.