Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
An3dre   Araras / SP - SP
Alexandro   Cascavel - PR
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

carloshmaximo   R. Arlindo Sardanha, 28
Rolnei   São Paulo - AC
PETRAGLIA   florianópolis-sc - AC

Apresentação - Primeiro trabalho

Por: cham3br  

Em: 04/12/2010 01:23

UP! o new deu belas dicas!
Depois posta aí no tópico o resultado da cena.
Oi gente boa! Desculpa a demora pra postar hehe Vejam só, vou colocar duas imagens novas, uma com a mesma iluminação, porém com textura corrigida e diferente, esta do piso eu mesmo montei e a outra imagem é do wire e a posição das luzes. Vou ler os tutoriais que o new me indicou e vou postar as novidades o mais breve possível! Muito obrigado galera, pessoal tem sido receptivo, valeu mesmo ai!
Renato Oliveira CHAM3 D
opa, seja bem vindo. ! aqui no site vc encontra muita coisa pra estudo, outra sujestão seriam os cds da 3D1 também.
www.maquetes3d.weebly.com
Cara, uma coisa que ainda está muito notória é a questão do brilho das janelas que está muito forte. A claridade está escapando pelo lado da janela da direita (está mais intenso que na 1ª imagem). Outra questão é no canto entre as duas paredes e o lado direito do piso, parece ser uma mancha em forma de lista. Esses são os dois principais problema que ainda permanecem. Aproveitando que vc irá reconfigurar novamente a cena (e se quiser ter imagens com excelentes resultados é fundamental dominar o photons map GI e nesses tutoriais que passei é justamente o que irá aprender), então vou dar uma dica de posição das luzes. veja se sua cena está dessa forma: uma luz mr omni com sombra ray traced suave dentro da sala (mais ou menos no meio dela), uma luz target com sombra ray traced dura para fazer o papel do sol (troque o direcional para direct, assim não terá curvas nas sombras). Se a cena ficar muito clara ou escura é alterar o valor da intensidade das luzes, principalmente da mr omni. Faça os testes sem essa luz sky. A sua cena em geral só está faltando mesmo é um reconfiguração das luzes e retirar as manchas.
já está bem melhor! continua ai cara, estou acompanhando ! parabéns pela iniciativa!
blog: http://marcel3d.arteblog.com.br site: http://mcub.site.com.br jobs: http://mcub3d.tumblr.com/
Fala gente, obrigado pelos posts nos tópicos, principalmente ao new que tem dado aquela força. Segue atualização, eu creio que melhorou quanto aos problemas apontados, luz forte nas janelas e aquela bendita sombra rsrs, agora ficou menos realista do que antes, não acha? abrs
Renato Oliveira CHAM3 D
Agora melhorou e muito em questão das manchas e iluminação na janela. Tem somente algumas manchas claras no canto entre as duas paredes, possivelmente por causa do GI que não foi fechado na cena totalmente. Vc vai ver nos tutoriais que te passei que, no Gi, os photons são aquelas bolinhas que aparecem no render. Vc deve colocar photons o suficiente para cobrir toda a cena, sem deixar nenhum espaço, nem uma frestinha sequer. Do contrário o Final Gather não vai conseguir suavizar o mapa de photons corretamente, e o problema s ocorrem justamente onde há alguma parte que não foi totlamente coberto pelos photons. Uma outra questão que também é importante, raio do final gather. Ele ajuda muito no detalhamento do FG (Final Gather) e na imagem geral. Para habilitá-lo marque a opção "Use Radius Interpolate Method (instead of num. FG points). Radius e Radius min. também deve estar marcado (deixe o radii in pixel desmarcado mesmo). Radius vc vai colocar um valor que seja mais ou menos igual a medida da espessura do menor objeto da cena. No caso da sua cena há alguns objetos que a espessura é parecida (tv, o detalhe da parte de baixo da janela e o movel). Possivelmente a espessura deverá ser 2 ou 3 cm, aí coloque esse valor no radius. Provavelmente o tempo de render irá subir bastante. Caso ocorra aumente um pouco o tamanho do raio de modo que não perca o detalhamento do FG. Mas para o valor do raio depende também se vc quer que um determinado objeto fique com bom detalhamento do FG ou não, pois há um custo de tempo de render. Então vai depender de vc para o valor do raio. Caso opine por deixar o raio um pouco maior para ganhar tempo de render, não deixe muito grande para não perder detalhamento dos objetos maiores, aí neste caso é melhor desabilitá-lo. O Min. Radius normalmente é um valor que seja 10% do valor do Radius. A cena está mais escura do que antes e com sombras um pouco duras. Deixe as sombras um pouco mais suaves e, já que o teto não está aparecendo, deixe a luz um pouco mais alto (quase no teto) para que a sombra fique um pouco mais para baixo dos objetos. Uma boa maneira de deixar a cena mais real é adicionar alguns objetos nela com bons materiais. A melhor forma de deixar a cena bem real é usar luzes photometrics na cena (são luzes de iluminação com comportamento das luzes reais - 60w, 100w, etc, fluorescente , incandecente, etc.). Aqui na tresd1, seção de tutoriais há um tutoriail ensinando os seus parametros.
Cara? Esqueci de dizer. A questão das sombras duras ou suaves depende do seu gosto, mas na realidade, as sombras da luzes são duras quando o objeto está proximo do outro onde está sendo projetada a sombra. As sombrs ficam mais suaves a medida que o objeto está se afastando do outro onde está sendo projetada a sombra.
"new" disse: Cara? Esqueci de dizer. A questão das sombras duras ou suaves depende do seu gosto, mas na realidade, as sombras da luzes são duras quando o objeto está proximo do outro onde está sendo projetada a sombra. As sombrs ficam mais suaves a medida que o objeto está se afastando do outro onde está sendo projetada a sombra.
Oi New, não entendi muito o que você disse não. Venho trazendo novidades, já li aqueles tutoriais umas 3x ou mais vezes e ainda não entendi tudo por completo, tudo é meio novo ainda pra mim com relação a iluminação, mas creio que isto será questão de costume. Estava fuçando nas funções e dentre elas a que mais ajudou na eliminação daquelas falhas na quina da parede foi o "Average GI Photons per Light" que fica em Light Properties do Global Ilumination, coloquei logo 100000 rsrsrs, com 80000 ainda ficam pequenos rastros, mas como no tutorial foi dito o tempo do render aumentou... coisa de 2 minutos ou mais. Segue uma screen atual, estou pensando em colocar duas photometrics em forma de retangulo nas janelas para simular a luz externa, não gostei muito desta luz que coloquei, pelo menos do jeito que configurei. Vou ir fazendo os testes. Mudando de assunto... estava lendo uns tópicos ai e vi gente veterana reclamando da precariedade em avaliações de trabalhos, estou procurando avaliar dentro do que sei e criticando algo que não gostei ou achei errado dentro da razão. Comentei isto porque não estava muito atento ao fórum em si e preocupado apenas com o meu problema e vi que isto não é a real função do fórum, todos tem que se ajudar, e aproveitando, new obrigadão mesmo, você tem me dado uma força tremenda para meu aperfeiçoamento neste enorme universo chamado 3D. Abrs a todos. ---------------------------------------------------- edit: Ahhh, já ia esquecendo, esta cena está mais escura porque o FG está 1,0 e na anterior estava 2,0. Fuii
Renato Oliveira CHAM3 D

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711234.

Total de membros registrados: 138768

Últimos membros registrados: cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco.

Usuário(s) on-line na última hora: 813, sendo 9 membro(s) e 804 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cito, Victor Mendonça, Rn1234, Michelazzo, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.