Valeu pela ajuda amigos, consegui resolver o problema, era simplesmente a configuração do min e max rate do irradiance map.
Eu estava usando os presets padrão do irradiance, por exemplo, eu colocava a imagem para 2000x1290 e selecionava o preset hight, só que fiquei sabendo em um tutorial de um cara que trabalha só com interiores, que os presets do irradiance são para o tamanho 640x480, sendo assim quando colocar em hight é só verificar o valor que ficou no min e max rate do irradiance então passa para custom e aumenta propocionalmente os valores.
O min e max rate no modo hight para 640x480 é respectivamente -0,3 - 0,
se eu aumentar a resolução para o dobro do tamanho por exemplo também terei que dobrar (negativamente) os valores de min e max rate do irradiance(pode não ser exatamente o dobro, mas, tem-se a necessidade de fazer esse ajuste pelo que notei.)
Assim que eu fiz essa pequena configuração depois de quebrar tanto a cabeça, incrívelmente eu estou renderizando a mesma imagem em tamanhos de 2000x1290 no mínimo, e levou 34:09 minutos de render, antes eu não conseguia renderizar em 2000X1290 e ainda levava em torno de 1:30hs.
obs: claro que fiz outros pequenos ajustes como no DMC sampler por exemplo, mas o fatal mesmo foi o do irradiance.
Assim que concluir a imagem eu posto para avaliação, desde já muito obrigado pela colaboração amigos, um grande abraço.
Jessé