Conf baixa e tempo altíssimo de render

Por: Mayara  

Em: 12/04/2011 09:35

Bom dia, gnt! Eu fiz uma cena, bem completa e nos renders de teste, numa imagem pequena, o render ficava pronto em 5 min. Quando terminei a cena e aumentei a configuração, ele aumentou tanto o tempo de render, que deixei a imagem fazendo ontem às 16h30, fui pra casa e hj quando voltei às 7h30, só tinha 25% da imagem pronta. O estranho é que já usei a mesma configuração em outras cenas e isso nunca tinha acontecido. Agora diminuí novamente a configuração, porém ele ainda está extremamente demorado. Alguém sabe como resolver isso? Preciso de ajuda, pois não tenho mais ideia alguma de como resolver. Cena: 1 daylight 3 photometrics Free 1 sky portal materiais arch design Exposure: present indoor daylight Máquina: Intel Core i5 2.80 GHz Memória 4G S.O. Windows 7 64 bits Max 2011 Gostaria de pedir sugestão de melhora na máquina para otimizar o tempo de render, não sei se essa parte cabe a outro fórum, ou se pode ser aqui mesmo. De repente aumentar a memória, ou até mesmo comprar um processador melhor, pq vcs sabem que chefe não tá interessado em saber como funciona o seu trabalho, ele só quer resultados. Ae é q eu entro em desespero, ahahahahhah. Obrigada pela atenção de vcs, qq ajuda é mto bem vinda. Abs,
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo
Deve ser algum problema no arquivo. Salve com outro nome e faça uma tentativa. Marco.
Marco.
ou algum material em específico.. vc deixou tudo padrão nos A&D ou modificou algo?
Marco, mudei o nome do arquivo agora e estou renderizando outra imagem, mas de acordo com a evolução do render, não parece ter feito nenhuma diferença. chthome, Na vdd, acho que só inox é padrão, geralmente eu altero as configurações, acrescento A.O, diminuo brilho, como o foco das imagens são as peças em madeira que eu vendo, então trabalho mto com o brilho borrado, será que é isso? Segue a imagem que ficou pronta em 56 min, com a configuração baixíssima que eu postei. Obrigada,
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) Shixa: oi Shixa!! tudo bem?? sobre o seu problema com o render não se preocupe que não é as configurações de setagem do Mental Ray não. Pelo que vi nas suas configurações, tudo está bem baixo mesmo, estas configurações são para imagens TESTES mesmo. Pode ter certeza que é as configurações dos seus materiais. Se estiver usando os materiais Arch & design do Mental Ray pode ter certeza que tem algum highlights bem alto ou então os samples de ambient oclusion, ok?? Porque pelo que vi olhando as suas configurações do Mental Ray, sua cena está com o Initial FG per point density= 0,1 que é o padrão. O Final Gather reuni e dispara raios na sua cena. Para cada pixel (ponto da superfície na geometria, como paredes) ele dispara muitos raios muitos na cena. Ele mede o brilho dos raios para calcular quanta luz chega a um ponto da superfície determinada. O Interpolate FG Points é um dos mais fáceis de entender dos parâmetros do Mental Ray. Ele determina quantos pontos do FG são usados ​​para calcular o resultado final. Por padrão o valor do parâmetro é de 30, que faz 29 vizinhos para ser combinado com cada ponto de FG. Os oito pontos mais próximos FG estão dentro de um contorno vermelho. Se Interpolar Over Num. FG Points é definido como 8, o mental ray terá estas oito pontos para interpolar. A grande notícia é que o aumento Interpolar Over Num. FG Points tem custos de desempenho muito pouco: Configurando-se a 200, no máximo, só mais alguns minutos para renderizar do que com uma configuração um pouco menor,mesmo com cenas grandes e complexas que levam um longo tempo para renderizar. Então porque não usar sempre 200 no Interpolate ? Como a interpolação remove detalhes locais. Por exemplo, em detalhes como o teto perto da janela com 200 no Interpolate Over Num. FG Points. Interpolação é a melhor escolha quando você precisa de uma imagem com noise, mas os tempos de processamento não são muito práticos. Densidade O próximo parâmetro que discutimos é Initial FG Point Density. Esta é a densidade dos pontos do grid do Final Gather, que abrange toda a imagem. Densidade especifica o espaçamento dos grids. Vc pode fazer testes do densidade variando de 0,01 a 4,0. Como o valor aumenta, faz assim o número de pontos verdes (recolhimento de pontos do Final Gather) nas imagens de diagnóstico. Com o Diagnostic do Mental Ray vc pode ver qualquer erro na sua imagem, ok?? O Density do Mental Ray mostra os detalhes perfeitos com altos valores como 0,8, mas também introduz alguns noises na imagem. Aumentar o valor do Interpolate para mais de 30 e diminuir o Initial FG per Point Density é uma forma de resolver o barulho. Uma forma alternativa é mostrada abaixo. Maior densidade mostra mais detalhes. Sempre que você precisar de mais detalhes em uma cena, aumentar a densidade, poré, aumenta bastante o tempo de render. Rays Per Point: Cada ponto do Final Gather dispara um feixe de raios para a cena. Você pode especificar o número de raios com o parâmetro Rays Per FG Point . Usando um valor baixo é mais rápido, mas pode gerar noise. Um valor alto pode reduzir ou eliminar o noise, mas demora mais tempo para calcular. Para mostrar como isso influencia no render, comece com o baixo valor programado e desligar interpolação definindo Interpolar Over Num.. FG Points para 1. Defina os raios do FG Ponto a 1 e depois renderize. Density (Densidade) versus Rays (Raios): Quando se deve aumentar o Density do grid, e quando você deve aumentar o número de Rays per FG per point?? Por que não ter um único controle? E quando você deve modificar o número de Rays per FG per point?? Mais raios são necessários para as cenas com uma pequeno brilho na janela (alto contraste dentro da cena). Menos raios são necessários para uma cena com iluminação uniforme, como um escritório branco, com muitas fontes de luz durante a noite (sem luz). Os valores típicos são: * Menos de 50 raios para uma iluminação uniforme (baixo contraste) * 100-500 para cenas médias * 1.000-10.000 para cenas de alto contraste. Portanto reveja e coloque todas as configurações dos seus materiais aqui na 3d1 pra gente ver, porque é quase 100% de certeza que vc esteje usando altos valores de highlights nos seus materiais, ou então de ambient occlusion. Espero ter ajudado com algumas dicas. Um grande abraço e boa sorte. __________________________ [i:7d6f92f4ab]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:7d6f92f4ab]
Se ñ for nd disso, tenta ver se teu win7 esta configurado p/ suspender as operações depois de um certo tempo de ñ uso. ;)
https://www.facebook.com/Virgula3dArquiteturaEComputacaoGrafica?fref=ts
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Sieben.Sieben: oi Sieben!! tudo bem?? como é que faz para ver se o Windows 7 está configurado para suspender as operações depois de um certo tempo de não uso?? Vc pode nos dizer, por favor?? Posta um pequeno tutorial aqui nesse tópicos com umas imagens e um pequeno passo-a-passo de como ver isso?? pode ser?? Um grande abraço e muito obrigado por esta dica. Abraços e sucesso. ___________________________ [i:c1f38624b3]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:c1f38624b3]
Parece bobeira mas deve acontecer com muita gente. Va no Menu INICIAR e digite: SUSPENS ou Painel de Controle - Hardware e Sons - Opções de Energia - Alterar quando o comp. é suspenso Abraços!!
https://www.facebook.com/Virgula3dArquiteturaEComputacaoGrafica?fref=ts
danilo_icf: Oi tudo bem? Danilo, MUITO obrigada pela aula!!!! Entendi o funcionamento dos parâmetros e alterei na minha cena, mas o tem de render dobrou, vou ter que manter a configuração baixa e assim que terminar o render eu posto do materiais, dei uma revisada em tudo e realmente não sei como configurar melhor, mas agradeço demais sua ajuda, muita gentileza dispor tempo pra explicar detalhadamente a minha dúvida, me ajudou muito mesmo! Obrigada! Sieben.Sieben: Realmente é uma bobeira que estava atrapalhando bastante e eu nem imaginava! Obrigada pela dica, alterei a configuração que estava programada pra suspender as atividades mesmo. Muitíssimo obrigada!
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo
olá Shixa... resolveu com a dica do Sieben?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 690

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.