Conf baixa e tempo altíssimo de render

Por: Mayara  

Em: 12/04/2011 09:35

Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) Shixa: oi Shixa, tudo bem?? na minha mensagem anterior, veja bem, eu não pedi e nem disse para vc mudar as configurações do render no Mental Ray. Essa demora no seu tempo de render, é claro e óbvio que NÃO é as configurações do Mental Ray, e sim as CONFIGURAÇÕES dos seus materiais. Eu suspeitava até antes do comentário do nosso amigo e colaborador "Ruberscss" que fosse os samples das shadows das suas luzes, pode até ser também. Só posso descartar esse hipótese quando ver as suas configurações de luzes. Mas agora que vc postou as configurações dos seus materiais, a minha hipótese estava certa mesmo, o problema todo na demora do seu render é nos seus materiais. O material do seu piso em mármore está com a configuração de Glossy samples muito alta Shixa, o Glossy samples está com 64 samples, isso significa que o sampleamento de cada brilho specular do seu mármore terá 64 samples para a surface do mármore. Está muito alto este valor. Nas configurações do seu material de mármore, diminua o Glossy Samples para 16 no máximo, ok?? no parâmetro Glosiness que é o brilho specular em pontos concentrados diminua para 0,5, ok?? Como vc diminuiu bastante as configurações do Glossy Samples do mármore de 64 para 16 o tempo de render será bem mais rápido, ok?? Uma dica que lhe dou é vc controlar o parâmetro de Glossy Samples do mármore bem menor que 64, coloque valores múltiplos de 8. No campo do Glosiness vc poderia controlar o brilho specular com uma imagem feita no Photoshop, criando um gradient color na imagem e um reflect na mesma, mas isso é assunto para uma outra ocasião. Porém o mais importante é que controlando o "Glossiness" por um mapa no Photoshop, o parâmetro de 0,5 samples que tinha antes, que eu pedi pra vc mudar, deixa de ser considerado, porque o 3ds Max da preferência para a imagem que vc colocou clicando naquele quadradinho do lado do Glosiness. Veja bem que tem uma opção de "Fast (interpolate)", para otimizar o material de mármore do Arch & Design, assim o render vai mais rápido porém vc perde uma certa qualidade no aspecto do material. Não precisa habilitar ele por enquanto. Ainda nas configurações do material de mármore do Arch & Design, como vc diminui consideravelmente os valores de Glossy Samples de 64 para 16 samples, vc pode aumentar agora os samples de Ambient occlusion. Coloque 64 samples (no máximo) de ambient occlusion em Special Effects. Agora a meu ver o que está demorando mais no seu tempo de render, é as configurações dos materiais em vidro, ok?? Primeiro começe desabilitando a opção de "Advanced Reflection options". Desabilite o "Visible area lights cause no highlights" e desabilite a opção "Skip Reflections on inside. Ainda nas configurações do vidro, no campo "Advanced Transparency options" coloque a opção Thin- walled para renderizar somente uma única face do vidro, mas só habilite essa opção se a câmera pegar o vidro bem de frente, do contrário não habilite ela. Ainda em "Advanced Transparency options" no campo "When Caustic are Enable, transparent objects" coloque a opção "Use Transparency shadows". Nos materiais das paredes, forro, tapetes se vc tiver, configure os shaders para não refletir de verdade, emitindo apenas o brilho specular do material. Essa opção se chama “Highlights+FG only”. Dessa forma, o material é mais rapidamente renderizado e, no seu caso, pode não afetar tanto a aparência por serem materiais foscos. Pronto, as configurações dos seus materiais estão prontas para serem renderizadas. Agora para cenas TESTES, coloque no Mental Ray a opção de GI+FG para cenas internas, ok?? Os bounces do GI fazem a "nuvem de pontos" bem melhor que os bounces do FG. Vc pode até fazer uma iluminação interna com HDRI no Mental Ray, mas lembre-se: o uso de um arquivo vindo do AutoCAD é importante nesse caso, pois um dos objetivos é exatamente usar dimensões reais para trabalhar o modelo 3d. Com o uso de dimensões e escala real para o arquivo, o processo de configuração da iluminação fica bem mais simplificado, inclusive no uso de opções avançadas como luzes IES (fotométricas). Já que vc está trabalhando com uma sala, ou seja, um ambiente interno de uma maquete, prefira usar Photons para gerar o GI e o Final Gather para suavizar o efeito dos photons, dando um efeito de nuvem de pontos na imagem. IMPORTANTE: Se usar photons com sistema daylight e luzes photometrics, e não usar controle de exposição (Exposure Control), aparecerão photons super claros que criarão defeitos na iluminação como manchas luminosas após o Final Gather. Portanto NÃO ESQUEÇA DE HABILITAR o Exposure Control teclando "8". Portanto para cenas TESTES ainda configure o Mental Ray da seguinte forma, anexei as imagens para te ajudar, estão lá em cima. Bem, é isso ai, espero ter lhe ajudado de alguma forma. Abraços e boa sorte Shixa!! ___________________________ [i:43cecf50c9]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:43cecf50c9]
Madeira cinza, home. Arch & Design, present satin varnished wood. Alterei alguns parâmetros como na imagem, tirei o bump.
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo
Qual a configuração do seu computador, por exemplo, o processador conta muito no render, cada Núcleo do processador é um quadradinho a mais no seu render. Si o seu Computador for um Núcleo só vai ficar meio lento pois vai fazer 1 de cada vez. Si for um Dual Cor já são 2, Triple cor 3 quadradinho, Quadri Cor 4 quadradinho e assim vai. O novo da Intel I7 tem 6 Núcleos com ele fica 6 Quadradinho de cada vez ajuda muito só q é um processador meio caro ainda. Tem o concorrente dele da AMD MUITO mais barato tbm com 6 Núcleos si naõ me engano é o Phenos II X6 sexcore. O da AMD é mais fraco mais já tem os 6 núcleos q da para o render 6 quadradinhos. Com um processador desses, e mais 4GB de memoria Ram o seu tempo de render com certeza seria muito rapido. O ideal é um processador desses com 8GB de memoria ram, e 1GB de placa de video. Com esse tipo de computador acho q o render não passa de meia hora, com sua setagem.
Blog 3dsonicmaquetes.blogspot.com
danilo_icf: Bom dia, Danilo. Tudo bem e vc? Então, eu entendi sim que vc não tava dizendo pra eu alterar essas configurações, mas eu entendi que se melhorasse um pouco essas setagens, teria uma imagem melhor sem muita interferência no tempo de render, por isso optei por testar =D. Sobre o que vc estava dizendo sobre o piso, não apareceu tudo, o que vc ia dizer? Obrigada Danilo!!
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo
ap_sonic: Tudo bem? Então, dá uma olhadinha na minha primeira mensagem, ali eu coloquei a configuração do meu computador, ele tem 4 núcleos, eu não sabia que o i7 tem 6, deve ser bem melhor mesmo. Talvez seja uma boa opção, a empresa já vai comprar uma máquina nova, então queria umas dicas pois ele me pediram pra escolher. Obrigada, ap_sonic!!! =D
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) Shixa: oi Shixa, tudo bem?? terminei de escrever toda a minha mensagem. Faça exatamente como eu coloquei lá nos mínimos detalhes que acho que vc irá conseguir renderizar a sua cena em um tempo bem menor de render, ok?? Qualquer coisa que vc precisar, é só nos dizer, o que nós soubermos, teremos o maior prazem em ajudá-la. Fique a vontade. Um grande abraço e boa sorte. ___________________________ [i:53848364af]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:53848364af]
Tem o novo I7 de 6 nucleos q foi lançado a pouco tempo mais é meio carinho. E tem o concorrente da AMD tbm de 6 núcleos é um pouco mais fraco mais o preço as vezes vale a pena. E caso não tenha problemas com valores tem tbm um Apple de 12 núcleos esse é o sonho de consumo de qualquer um mais é bem carinho. ainda mais sendo um Apple.
danilo_icf: Danilo, mais uma vez ...muito obrigada! Que vc tenha sempre essa boa vontade, ótima disposição para passar seu conhecimento, acrescenta muito pra mim! Vamos lá....eu não colocava 64 samples no glossy samples, mas minhas imagens começaram a ficar com uns pontos brilhantes nos materiais de brilho fosco, e esses dias mesmo postei esse problema aqui no fórum e a galera deu a dica de aumentar os samples pra 64, então eu saio de um problema e entro em outro =/. Vou iniciar uma cena agora, se me permitirem, gostaria que vcs acompanhassem tudo. É uma cozinha, pra mesma cliente, e ela mto mto espcial, por isso queria acertar esses detalhes. Como é uma cozinha, na ambientação vai bastante vidro, farei as alterações que vc indicou e usarei as setagens de testes tb. Eu estou concluindo a parte do cad, desenho em metros e a escala do max está em inches mesmo, não mudei nada. Antes usava centimetros, mas tive mto problema com iluminação, passei pra metros, não resolveu ae desisti e me dei melhor com a escala do max mesmo. Quanto ao exposure, eu sempre uso no present indoor daylight :) Obrigada Danilo!!! ap_sonic: na vdd o preço não é mto problema, não. A empresa está disposta a investir. Aqui tem 2 apple, mas são dos chefes, o problema é que não roda auto cad né, a base toda do meu 3d é no cad, trabalho muito com ele. Mas é um sonho de pc mesmo. :D
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo
Uma dica tbm e ajuda baixa muito o tempo de render é aumentar o valor do R G B no Samples deixe com 0,05 em todos os canais assim vai renderizar bm mais rapido porem a precisao do AA sera um pouco menor onde ha mais contraste
No Apple da para vc instalar o Windows 7 pelo q sei não tenho certeza, com ele vc roda tudo. Não tem q usar o sistema Mac, apesar de existir versão de 3D max e provavelmente de cad para Mac.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 468

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.