Iluminação Vray

Por: rodrigo10fonseca  

Em: 09/05/2012 16:56

Boa Tarde Galera, estou com uma pequena dúvda aqui, quem puder me ajudar ficarei muito grato =)

Então, é o seguinte:

Há uns meses atrás eu fiz uma maquete no 3ds max, porém não ficou uma maquete dessas super realistas, foi apenas para entregar um trabalho e eu estava aprendendo ainda, por isso não utilizei nada de especial, nenhum tipo de pluggin renderizador como o vray, etc, renderizei pelo padrão do 3ds max msm. Iluminei com OMNI light, ficou tudo normal, aspecto de maquete msm, sem realismo, sem aquelas sombras que o Vray dá.

No entanto de uns tempos pra cá venho aprendendo um pouco sobre Vray e feito umas maquetes melhores usando a Iluminação target direct, usando sombras Vray, certinho e sempre tem ficado bom. Daí tive a ideia de tentar melhorar essa maquete antiga e ver como ficaria se eu tivesse renderizado com Vray. Deletei todas as Omnis criadas, e fiz a iluminação com o target direct, ajustando todos os padrões de iluminação como tenho feito, mas o resultado saiu desastroso.....Essa é uma modelagem que eu fiz há pouco tempo com iluminação certinha...e essa outra é a da escola antiga, que a iluminação ficou péssima mesmo renderizando com Vray.... Por favor, alguém sabe o que pode ter dado errado????? Ou alguma idéia para me ajudar??

Sem contar que a sombra das telhas fica péssima, toda granulada, não sei porque disso...Por favor ajudem ae....

Abração [:D]
Eae Rodrigo blz cara?
Então pra começar, uma iluminçãop externa é um pouco mais complicado, pq não depende somente da target direct, pra ajudar vc teria q fazer uma especie de cúpula de varias luzes para auxiliar uma iluminação global, sem falar tambem que você teria que usar um HDRI, para um bom relfexo nos objetos, e um fundo de céu na maquete, feito isso ai vem a parte das iluminações pontuais, que também são importantés exemplo um poste na rua, ou uma iluminação dentro da residencia, bom é isso.

Abraços!
Dae Galera BLzz,

Existem vários metodos de criação interna e externa, mesmo usando o vray que é o render mais Rapido com qualidade Alta, esse metodos variam em seus tempos de render.
Eu preso muito o tempo de render, pois se ganhar tempo de render, posso usar esse ganho para aumentar a resolução, criar um efeito adcional, ou deixar rapido e boa.

Usar Dome light + HDR é uma o´tima combinação para interna e extermas, mais o tempo de render eleva demais, Se uso Vraysky o Vray sun é indispensavel, sem problemas,

Usar um shader Branco 200, para a composição da cena ajuda, pois vc consegue balancear melhor a luz e ver as variações de cores , lembrando de criar um Render elements de GlobalIlumination para arrumar os estouros de luz externa.

Quando a esses defeitos na telha e tal, Pode ser baixa qualidade no render, as vezes vc esta tentando criar um bump e o render naum gera os raios necessários para tal.

Vou jogar umas imagens pra vc entender melhor um dos metodos mais rapidos que existe
Na imagem eu tmb estou usando VrayPhysicalCamera com 30 de shutter speed e 5.6 Fnumber.
O render está claro pois quando as cores certas forem habilitadas a cena vai se balancear e criar detalhes de oclusão.

NO color mapping estou usando o gamma com 1 pois naum usei FrameBuffer nessa cena. Como meus Output está com 1 entaum 2.2 ali eu teria de na hora de salvar o render ter de trocar o gamma na caixa de saida.

Isso ae
Se é pra fazer, que seja bem feito.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 310

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.