Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rodrigo   Salvador, BA - BA
Nabucodonossor   Porto Alegre - RS
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
mdpontes   Macapá - AP
Colli   Maringá - AC

Portfólios Ver Mais

Rebecacs86   Garça - AC
Roger   Pinhais PR
Jaobrother   Santa Catarina

Duvida Batzel Roff Desing e Setagem Vray

Por: SONIC  

Em: 30/08/2012 10:33

Primeira duvida minha é em relação ao plugin Batzel Roff Desing.
Eu gostaria de saber se tenho como criar telhados com telhas personalizadas, tipo usando uma telha modelada, e como fazer isso?

Minha segunda duvida é em relação a setagem do Vray.
Sempre nos meus renders eu tenho q deixar o botão sRGB ativado para clarear a imagem, eu gostaria de ter esse mesmo resultado sem ter q ativar esse botão, oq tenho q mudar na minha setagem para fazer isso?

Obrigado.
Blog 3dsonicmaquetes.blogspot.com
Aeou Sonic.

Naquele meu teste deixei o gamma do max (customize> preferences> gamma and LUT) com 2,2 em tudo, somente na opção output gamma que deixei com 1,0.
Aí na janela do v-ray (F10)> aba v-ray> v-ray color mapping, deixei o gamma com 2,2 e nas opções da direita mantive somente o Affect background ativado

Não sei se é o certo, mas mantive assim.

Esse tal de sRBG dá um efeito de correção de gamma meio falso (parece que o efeito fica somente na visualização na janela de render . Eu fiz uns testes aqui e, na hora de salvar, a imagem ficava mais escura. Sei lá! Parece ser algo assim.
Editei seu tópico, ok?
O sRGB serve para trabalhar com o método linear, assim vc renderiza e salva a imagem em modo linear e aplica a correção de gamma na visualização do render. Se salvar em linear (gamma = 1.0) ele vai ficar escuro mesmo, serve para quando se salva em EXR ou HDR.

Não vejo problema em usar o VFB com o sRGB ligado, é só salvar corretamente que não tem erro, como eu mostrei uma vez eu deixo o output do gamma do max em 2,2 e uso esse mesmo valor na hora de salvar do VFB:

Agora fiquei na duvida, o sRGB ativado faz ou não diferença?
O meu problema com ele ativado é o seguinte.
Eu regulo minha luz solar, usando um overide tudo branco para ajustar força e posição.
Só q depois q esta tudo certinho e tiro o branco geral, meu render fica muito escuro, mesmo com ele ativado ai eu tenho q clarear geral pelo photoshop, e isso esta me incomodando bastante pq não acho isso normal.
O render fica escuro antes mesmo de salvar, não muda a cor do render para a salva.
Vlw.
Pensei como fica escuro eu queria deixar o max mais claro sem essa opção para depois dos meus ajustes eu ativar essa opção para chegar no resultado de iluminação q chego com o photoshop, não sei se daria certo tbm.
Engraçado. Eu usei exatamente aquela opção \"Use system default gamma\" na hora de salvar.
De qualqeur forma, agora sei a utilidade do sRGB.

Valeu!
Deu certo vlw mesmo^^.
Agora só me resta resolver o problema do Batzel Roff Desing, eu tenho telhas modeladas e gostaria de usar elas, com o plugin, é possível, pois não gosto dos modelos, e vem com ele, só se alguém tiver alguma setagem desse plugin q fique com uma telha mais realista.
Nunca mexi com o Roof designer, então não poderei ajudar nessa duvida.

Agora uma dica é não usar um material branco na hora de setar a iluminação, use um material com 50% de cinza. Inclusive nunca devemos usar nenhum material 100% branco, pois isso significa um material ideal que reflete 100% da iluminação, o light cache por exemplo fica mais lento com materiais assim. Talvez seja por isso que fica tudo muito claro, ja que ele devolve muita cor para o ambiente no GI.
É normal usar branco para setar iluminação e posição?
Eu gostei dessa tecnica mais usava exatamente o branco 100% apenas nesse teste de luz, para ver onde a luz estoura mais e onde estoura menos e vou ajustando.
Eu acho que o ideal não é usar 100% branco mas cinza 50% branco e 50% preto, fica uma cor mais neutra.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 702, sendo 12 membro(s) e 690 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: hosixi4, Daniel Monteiro, Thiago Couto, Sergio1987, Renatto, klogg, Luan, Joao Barreto, TadeuB79, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Eng Damasceno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.