Fala cara....blza... então,ambos renderizadores muito bons, e ambos foram usados em filmes no cinema e tal...o vray é mais popular e se encontra mais tutoriais pela internet, com o vray é mais fácil chegar a resultados impressionantemente, já o mantal ray é mais pratico para iniciantes no quesito materiais e algumas outras coisas, mas para resultados bons exige mais tempo e mais experiencia...vou dar um pequeno exemplo de como escolho algum software (quando eu ia começar a mexer com CG tinha vários softwares que eu podia escolher, uns eram mais bonito que outro visualmente, e com varias facilidades de uso, assim como Cinema 4D que era o melhorzinho dos que me foram apresentados, dae em todo lugar me aconselhavam a mexer com esses softwares mais fáceis e intuitivos, pensei comigo mesmo \"não vou usar um software que é mais fácil de começo porque talvez me dê limitações no futuro\" dae procurei o software mais fo**, independente de sua interface ser feia ou algo assim (max 2005 \"baixei em 2009 kkkkkk\") mas ele é o melhor do mundo, em relação a CG é claro... \"opinião\") depois e um tempo larguei o max, pelo motivo de ainda não ter achado nenhum site como o 3D1 (tutoriais), depois de um tempo retornei a mais ou menos 1 ano e meio... talvez esse exemplo te ajude escolher, independente de um falar uma coisa e outro falar outra, você deve escolher um software ou render ou oque for, não pelo seu chamarisco e sim pelo seu alcance, até onde ele chega, qual é seu limite...
abraço cara