Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Cleto.Padua   Porto Alegre
rogercart10   São Caetano do Sul - SP
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

lndr272   Rio de Janeiro - Brasil
nd   Sumaré, São Paulo - SP
Fernando   São Paulo
juniormaccedo   rio de janeiro - AC

Refração estranha

Por: Leandrus  

Em: 12/09/2012 11:53

Ola, gostaria de saber porque fica assim no Vidro solido do Mental Ray. Já mexi em Sampling Quality e no Performance Tuning do material Solid Glass e nada mudou. O que pode ser?

Obrigado
o que vc quer saber é porque dos granulados que estão ocorrendo aí?
Exatamente!
cara! Eu vou fazr uns testes aqui quando tiver um tempinho e posto aqui. Vc está usando é o solid class físico né?
é Solid Glass sim, o do Mental Ray
fiz 3 tipos de testes diferentes para tentar achar o possível problema aí com o seu vidro.
1 - deduzi que vc esteja usando skyportals na cena, e por padrão elas veem com configuração de sombras baixa. Então usei uma luz qualquer aqui e diminuí a suavização da sombra. Veja o tipo de granulado que ocorreu nas partes sombreadsas atrás do vidro (e ali no seu projeto é parte sombreada).

as skyportals vem com configuração de 16, o que é muito baixo. Só começa a ficar bom com valores a partir de 64 para a suavização das sombras.
2 - voltei o valor de suavização da sombra da luz para 32 (valor padrão para as photometricas e em muitos casos já fica bom) e diminuí o valor da suavização das sombras na janela de render. Ocorreu um problema parecido.

É mais improvável, mas pode ser que vc sem querer mudou a configuração ali da janela de render (o padrão é valor 1).
3 - agora deixei o soft shadows da janela de render com 1x (padrão) e também a suavização da sombra da luz no padrão (32). No material do vidro aumentei o valor do cutoff threshold. No render deu um tipo de granulado um pouco diferente. É como se naqueles pontos não haver refração. Verifique nesse parametro do material do vidro e diminua bastante o seu valor.


Se sua cena não for rápida no render aconselho a isolar as paredes, luzes, vidro, piso e o que o vidro está refratando para não perder muito tempo nos tstes de render.
Olhei aqui, e eu ja tinha setado os Shadow Samples para 256, agora setei para 512 e nao mudou nada. E o Soft Shadows Precision está em 1x mesmo.
Veja em outro angulo
256? Eita! Nunca usei valor tão alto assim. Bom! Então só restou a possibilidade de ser o cutoff threshold do material do vidro.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138745

Últimos membros registrados: [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow.

Usuário(s) on-line na última hora: 731, sendo 12 membro(s) e 719 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, Roberto Movanni, Leonardo, Claudio Nichollas, Daniel Monteiro, Sergio1987, [email protected], Felipe Duarte, [email protected], Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.