Esse problema eh uma das coisas que me barra na tentativa renderizar com mais realismo, isso me incomoda muito, porque já passei por tantos problemas com o 3d max e o vray que só eu sei, mas parece que isso não vou dar conta sozinho, oque parece eh que não eh um problema do max propriamente dito, porque depois que a imagem sai assim eu coloco no photoshop e capturo a cor e pinto com um pincel, mas não muda muito, posso pintar até a mão esquentar no mouse pad e nada, esso eh quando capturo a mesma cor, mas quando pinto de outra cor ou tonalidade qualquer, ok ai muda...a unica coisa que vi que muda na hora do render eh mudar o contraste do output do vray, mas isso deixa a cena fisicamente irreal segundo o site spot3d (manual do vray), e confirmo oque o manual diz fica irreal mesmo, logo isso não eh uma solução, Outra coisa que noto eh que isso acontece quando minhas cenas estão de tardezinha e o sol eu coloco a uns 15m do chão (vray sun), outro detalhe eh que eu uso um plugin para atmosfera dai deixo a vrayphisycalcam bem sensivel porque esse plugin vem configurado para viewport padrão, ai deixo o F-number para 2,7, shuter speed para 70 e iso para 100.Outra coisa que percebi eh que fica umas camadas tipo arco ires. Pessoal que intende de imagem, cores, photoshop e vray... please man... vai me ajudar muito mesmo ... obrigado
Duas imagens abaixo, de uma cena mas ja aconteceu em muitas cenas minhas, percebi que quando tiro o contraste as manchas some e quando aumento o contraste e o brilho para poder ver a cena aparece mais ainda...deem uma olhada.
Obs: uso gamma 2,2 entrada e 2,2 saida e vray frame buffer no color mapping Don\'t affect colors (adaptation only) e exponential ou Reinhard e para ver a imagem tenho que ligar o sRGB.
Obs2: No photoshop percebi que tem a ver com o brilho e não contraste, quanto menos brilho eu ajusto nos ajustes do photoshop, mais o efeito fica evidente, mexendio no contraste pouco muda, e quanto mais brilho menos visivel, quando uso muito brilho desaparece esse efeito, mas não quero cena de dia e sim tardezinha então não posso usar muito brilho, percebo tambem que se renderiso de sia no max nem consigo ver direito esse efeito...aguardo
obrigado