Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
ti_roc   Mauá, SP - AC
silvaserik   São Paulo - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

paulo999   Manaus-AM - AM
tomfrias   Belo horizonte - MG
Fguassu   São Paulo

Iluminação Global (GI)

Por: 3DER  

Em: 28/08/2013 13:03

Olá. Gostaria de saber para que diabos serve o GI. Quando eu habilito o trender fica completamente branco ou preto ou ficam os fotons bem demarcados por toda a imagem e qualquer valor que se coloque, a imagem não fica com um acabamenbto bom, por isso sempre só utilizo o Final Gather. Afinal, para que serve e como posso deixar as imagens perfeitas utilizando este mecanismo? (E não adianta vir com link de tutorial pq já vi tutoriais, exemplos, mas comigo não rola) Obrigado!
Melhor que ontem, não tão bom quanto amanhã.
passa um print da sua configuração da tela do GI
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
cara!

o que iria lhe explicar seria da mesma forma que está explicado nos tutoriais que já fiz. distribuição de photons, regular intensidade controle de exposição). Não faz muito sentido eu explicar aqui novamente fazendo um mini tutorial, mas pelo que vi aí vc pode tentar resolver de algumas formas:
1 - aumente o valor no EV do controle de exposição caso esteja usando-o.
2 - diminua na intensidade das luzes, pois a intensidade dos photons depende da intensidade das luzes por onde estão sendo emitidos.
3 - diminua a intensidade dos photons aumentando o valor do DECAY e/ou diminuindo no INTENSITY.

obs: verifique o tamanho do raio dos photons. Caso não esteja habilitado esta opção, habilite-a. Deixe o raio num tamanho relativamente peque no em relação a cena.

na quantidade dos photosn emitidos coloque um valor até que a distribuição por toda a cena fique parecido com algodão (não pode haver espaços sem que acha completados por photons).

Vou verificar estes detalhes NEW e posto aqui como ficou...vou fazer uns testes. Realmente, sei que o segredo está nos valores trabalhados, porém nunca consigo chegar num valor adequado, por isso pedi ajuda rrrrssssss.

VOU POSTAR UM PRINT DA CONFIGURAÇÃO QUE ESTAVA QUANDO RENDERIZEI A 4º OPÇÃO NA IMAGEM ACIMA.
Print da tabela mostrando os últimos valores praticados. Só pra esclarecer, eu uso AutoCAD e não 3D Max, porém este tipo de configuração é igual, a interface muito parecida.
ixi, cara! Eu num vou saber ajudar não porque não sei o qaunto que esses valores equivalem aos que estão no mental ray do 3ds max.

habilite o USE RADIUS
em RAIDUS deixe num valor que equivale a 10cm numa cena interna uma sala por exemplo)
MAX DEPHT, REFLECTION e REFRACTIONs deixe com valor 10 para que ocorre 10 rebatimentos dos photons nas reflecções e refrações.

me parece que a configuração de PHOTONS emitido por cada luz é apenas 2 ou então esse 2 é um multiplo (por exemplo 2 x 50.000).

esses valores tu vai ter que descobrir aí o quanto vale realmente para a cena.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711142.

Total de membros registrados: 138642

Últimos membros registrados: samurossi, ruirjcj, djzecarlos, rafabittencourt, João_naoseuoqbotar:(, dineh, Fadden, Leod.

Usuário(s) on-line na última hora: 443, sendo 8 membro(s) e 435 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Sergio1987, TadeuB79, Daniel Monteiro, marcelo de moraes, Rodrigo, samurossi, Roberto Movanni.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.