Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

resident11   Piracicaba - SP
Moisés Fracalossi   Rio Grande do Sul - RS
RHD3sign   Rio de Janeiro
GuzzSoares   Tatuí-SP - AC
Marcfighter   Santos SP - SP

Portfólios Ver Mais

caio   fortaleza - CE
Borges   Quedas do Iguaçu - PR
graciano   Indaiatuba
aurelio   Rio de Janeiro - RJ

Realidade da Imagem

Por: le0jarjar  

Em: 21/11/2013 09:16

Olá pessoal do 3D1

Seguinte... estou em um emprego novo, fazendo imagens de escolas, e salas de aula.

O problema, é que não estou conseguindo um resultado satisfatório, não estou conseguindo deixar a foto com um aspecto real.

Isso acontece mais em ambientes fechados, do que em aberto, mas ainda assim acontece em externas.

Segue algumas imagens dos últimos trabalhos:

A última imagem, foi a mais real que eu consegui fazer.
Só não estou entendendo por que eu consigo deixar algumas mais reais, e outras não. Nas internas, não sei se é pelo uso excessivo de branco.

Se puderem me dar alguma dica, ou o motivo pelo qual não estão ficando reais, agradeço.

Estou usando o V-Ray.
"Frase bonita, e impactante" - Eu
É basicamente a iluminação e uns detalhes.. Veja q nas internas, por exemplo, não tem as luzes no teto, mas o ambiente está iluminado.. É sempre bom fazer o objeto que na cena real emitiria luz, q assim vc vai ter a base de onde posicionar a luz.. Use decay invertido ao quadrado nas luzes, pra lampadas proximas à parede tente usar IES nas luzes.. Também reduzir a intensidade das luzes e renderizar com global ilumination (GI) e oclusão.

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cara eu uso vray tbm, e posso te dar algumas dicas para melhorar seu trabalho, vamos começar da primera:

Imagem 1 -Primeiro mudaria o angulo da camera, não esta favorecendo o lugar e nem os monitores dos computadores, a unica textura que passa um certo realismo é do tampo de marmore, vc consegue realismo com luz e textura bem configurada, as cores estão muito estouradas, e vc precisa ver aonde vão ser pintadas isso, em madeira, alvenaria, adesivo, pois cada superficie tem uma configuração diferente.
Não tem pontos de luz nem projeto d iluminação você poderia incrementar com isso.

Imagem 2, 3 e 5 - Parece q esse lugar ta no meio do deserto, vc precisa preencher o background com vegetação ou predio, vc poderia uasr tbm HDRI do vray, q da muito realismo e novamente falando estuda mais essas cores e a superficie aplicada. os pinheirinhos do lado direito estão muito estranhos.


Imagem 4 -Tenta fazer tudo isso q eu falei e faz o controle de white balance pela camera do vray, segue o link do tuto:

http://www.workshop.mintviz.com/tutorials/white-balance-setup-with-v-ray-physical-camera-and-3ds-max/

E cara umas das coisas mais importantes, não sei se vc sabe mexer com photoshop, se não sabe te aconselho a aprender o mais rapido possivel, pq tudo isso q eu t falei sem pós produção não adianta muita coisa.

Espero ter ajudado, e vou acompanhar o topico para ver a evolução.


Estou a disposição para tirar duvidas..


Abraços!


Filipe Reis
Obrigado por todas as dicas, explicadas detalhadamente.
Agora estou no trabalho, como viram é na inFlux - Escola de Inglês, então todo dia basicamente eu faço um projeto novo. Vou ver se consigo re-renderizar a imagens anteriores com as dicas que me passaram, senão, posto outras imagens de projetos novos que estou fazendo.

Em relação às cores estouradas, a inFlux tem um padrão de cor, RGB, e não posso mudar isso, então é tudo por causa da iluminação mesmo. Nas cenas internas, eu estou usando uma VRayLight - Plane, para poder iluminar a cena toda. Se usar spots de luz separados, ou uma VRayLight - Dome/Sphere ajuda a dar realidade pra cena?
"Frase bonita, e impactante" - Eu
Ô!

Faz o seguinte pra experimentar.. Imagine onde iriam estar as luzes na sala real.. E então, crie uma omni (luz standard) e ponha num lugar desse (onde estaria uma das luzes), regule a intensidade, atenuação, deixe com decay, regule a sombra e a qualidade da sombra.. E então renderize uma vez.. Se vc achar que essa primeira luz está boa, clone ela e marque como \'Instance\' (assim, mexendo no parametro de uma, vc mexe no parametro das que são clones dela, alem disso, usando instancias nesse tipo de coisa torna mais rapido o calculo de iluminação) e ponha num outro ponto de luz (aí vc vai clonando e pondo nos lugares onde teria uma lampada, por exemplo..).. Vá testando a iluminação dessa maneira q já vai ficar muito melhor.. E então, quando achar bom o posicionamento e intensidade das luzes, vc pode substituir por luzes V-ray similares ou até ficar com essas mesmo..

Quando estiver mais familiarizado com essas luzes, tente usar fotometricas e vrayIES..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
brother!

pegue referencias (fotos) do local e tenta reproduzir a iluminação. Olhaí:

interna
http://www.blogizazilli.com/wp-content/uploads/INFLUX.jpg
http://www.influx.com.br/Fotos-escolas/23/grd/IMG_3670-20120224160133.JPG
http://www.influx.com.br/Fotos-escolas/41/grd/INFLUX%20HOUSE%2010-20110120090727.JPG
http://www.influx.com.br/Fotos-escolas/22/grd/influx_123_2012-11-28-15-26-32.jpg
https://d1vqadlphs7x9h.cloudfront.net/592L2XGR_2234107770887681_l.jpg

externa
http://ec.i.uol.com.br/economia/2012/08/07/franquia-influx-1344375298315_956x500.jpg
https://localphoto.s3.amazonaws.com/influx_portao_-_cursos_de_ingl_1812463538386090_l.jpg
http://www.anuncipar.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Influx_grande.jpg
http://www.serranossa.com.br/upload/news/09255_2-1361814389.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-K2IpQU7kbdc/UfFSoR5p9vI/AAAAAACWg0k/rwrOboa6xZM/s1600/photo.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-FmVagtrKUog/T_Mkb610RTI/AAAAAABH-7Q/tvHsWnK5ELI/s1600/Influx%2BLondrina%2BDom%2BBosco

repare que nas imagens externas não há pessoas. Faça o mesmo aí. Tire esses modelos da área externa.
outra coisa. Tente manter a iluminação de forma mais natural possivel. Para externas use somente Vray sun e Vray sky.

para internas use as luzes que seriam do ambiente mesmo (luzes artificiais). Posicione-as da mesma forma que seria no ambiente real. Não é regra, mas pode ajudar
Matando trabalho, peguei um tempinho pra mudar as cenas
xD

Foto 01 - Sem White Balance

Foto 02 - Com White Balance.

As duas iluminei com luzes Omni. Vou ver o que mais eu mudo.

OBS: esqueci de tirar a esfera do centro que fiz pra colocar o White Balance na hora do render! =p
"Frase bonita, e impactante" - Eu
Ah cara ta ficando legal!!

Agora controla o iso da camera, pq ta estourando o branco põe 80 de iso, deve estar com o default de 100.
só uma pergunta; porque vc num posiciona essas luzes nos mesmos locais onde seria no ambiente real?

para inserir luzes internas é bom vc modelar e posicionar no teto também. Assim fará mais sentido.

olha o exemplo da foto:
http://www.influx.com.br/Fotos-escolas/23/grd/IMG_3670-20120224160133.JPG

o piso, os materiais e iluminação podem melhorar.

se precido, pegue outras referencias de ambientes internos parecido, mas que sejam fotos com boa aparencia e tenta reproduzir a iluminação. Vai ajudar.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 722, sendo 2 membro(s) e 720 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo , atilagripp.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.