Imagem de fundo

Por: Fernando Cunha  

Em: 17/01/2014 21:27

Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

freenando: oi freenando!! tudo bem?? Puxa, muito obrigado pelas suas palavras... =] , fico realmente muito feliz em saber que você adora os meus posts.

Procuro escrever todos eles com o maior carinho e a maior atenção possível que tenho a todos vocês leitores, pois são vocês nossos leitores que realmente movimentam e fazem a \"verdadeira 3d1\". Muito obrigado por tudo o que fazem pela 3d1.

As dicas do nosso amigo e colaborador \"Stenionet\" são ótimas, Parabéns pelas suas ótimas dicas e pelas suas ideias, \"Stenionet\".

\"Freenando\", tenta fazer pelo que o nosso amigo e colaborador \"stenionet\" falou, pelo uso do object ID e material ID, você nomeia cada elemento da sua cena 3d separado com um \"ID\" diferente, e na hora de selecionar só o fundo pra retirar fica fácil, pois o 3ds Max renderizou pra você só os \"elements\" separados.

O mestre André Vieira tem um maravilhoso tutorial aqui na 3d1 sobre \"render elements\" usando o poderoso renderizador \"Mental Ray\" do 3ds Max. Tenta dá uma olhadinha no tutorial dele, \"freenando\", vale muito à pena mesmo.

Se você tentar pelo object ID ou material ID e sentir muita dificuldade, você pode renderizar a imagem só com fundo ( paisagem ) sem o vidro normal, e depois você seleciona só o vidro, clica no modo \"isolate\" do 3ds Max e renderiza só o vidro normalmente.

Depois no Photoshop você irá abrir duas imagens: uma com o fundo ( paisagem ) sem o vidro da janela, e a outra imagem ( .tga ) só com o vidro. Ai você joga um layer sob o outro e coloca o vidro na frente da paisagem.

Se quiser mudar a paisagem que você tinha renderizado por outra paisagem, é só selecionar a varinha mágica ( magic wand ) do fundo e apertar \"delete\" pra deletar o fundo que tinha saído no seu render anterior.

Ai você pega qualquer imagem de outro fundo que lhe agrade, e você joga de novo no Photoshop e depois coloca o layer do vidro em cima do layer do fundo ( paisagem ).

Essa pode ser uma opção bem viável pra você, modéstia parte.

Boa sorte, \"freenando\".

Forte abraço e sucesso.

Boas danilo, eu o object e o material id já domino (também não preciso ser cientista da nasa para perceber eheh)vi uns exemplos e foi fácil, o meu problema é que com o trabalho que felizmente tem aparecido os estudos ficam um bocado parados, então é um compromisso entre o dinheiro e a sabedoria, se tivesse muita grana pode crer que só estudava.
Vou dar uma olhada no tuto do André, sem dúvida que vai ser excelente como é habito no mestre.

Abraço e obrigado pela dica
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!

freenando: oi freenando!! tudo bem?? Você nem precisa se preocupar em ainda \"procurar\" aqui pela 3d1 o tutorial do mestre André Vieira...rsrs.

Já peguei os dois tutoriais dele ( mestre André Vieira ) de \"render elements\" e já vou colocar os dois links aqui pra você, direto, tudo bem?? =]

1.0- http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-variados/edicao-e-composicao-de-video/render-elements-e-composicao-parte-1 ( Edição e composição de vídeo - Render Elements e composição - parte 1 )

2.0- http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-variados/edicao-e-composicao-de-video/render-elements-e-composicao-parte-2 ( Edição e composição de vídeo - Render Elements e composição - parte 2 )

======================================================================================

Se mesmo assim ainda sentir dificuldades pela ótima técnica do \"Render elements\", você pode tentar fazer como eu te falei nas minhas mensagens anteriores, lá em cima.

É só você selecionar somente o vidro, isolar ele pela ferramenta de \"isolate\" do 3ds Max, e renderizar somente o vidro no 3ds Max.

Depois você joga somente o vidro salvo pelo 3ds Max no Photoshop e você compõe a sua imagem do vidro da janela com a paisagem ao fundo, só isso. =]

Ou então você pode fazer mesmo como você citou. Colocando um plane ao fundo da sua cena, aplicar um material nele meio auto iluminado e uma textura de natureza externa, e desabilita no plane a opção de \"cast shadows\" ( gerar sombras ).

Bem, é isso ai.

Espero ter ajudado você de alguma forma.

Forte abraço e sucesso.

freenando nesse caso eu acho legal você ter ele no render mesmo que seja só para reflexo não tenho certeza mais pela posição da câmera e com esse reflexo do piso ele apareceria. faz um teste.
Arquiteto & Urbanista
É Apoema essa era outra dúvida que tinha pois com a imagem colocada num plano ela seria reflectida no resto da cena ficando mais real, e sempre que vejo tutos com o vray a maioria utiliza as imagens colocadas num plano mesmo.

Obrigado pela dica, grande abraço
Danilo desculpa, acabei esquecendo de agradecer ter disponibilizado os link para mim eheh

Muito obrigado, grande abraço
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

freenando: oi freenando!! tudo bem?? Como o nosso amigo e colaborador \"Apoema\" disse, para você ter reflexos na sua cena gerados pelo vidro, você pode gerar um pass de \"render elements\" com a opção só de \"reflect\" que guarda informações do canal de reflexão para sua cena 3d.

Se você gerar todos os passos de \"render elements\" ficará muito mais fácil pra você, pois na pós edição da sua cena, todos os efeitos de \"diffuse\", \"specular\", \"reflect\", \"refract\", \"lighting\", \"lighting gi\", \"z-depth\", \"self-illumination\"...etc.

Você pode alterar todos os parâmetros desses efeitos rapidamente usando o Photoshop ou o Gimp para fazer isso, sem ser preciso renderizar novamente sua cena. =]

Espero ter ajudado você, \"freenando\".

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716984.

Total de membros registrados: 143011

Últimos membros registrados: SX66Kapseln466, JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx.

Usuário(s) on-line na última hora: 680

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.