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Vidro dourado

Por: woshngton  

Em: 14/02/2014 14:18

Boa tarde pessoal!

Preciso de ajuda para fazer este tipo de vidro.
Ele é suavemente dourado. Mudei várias vezes a configuração, mas nenhuma deu esse resultado.
Uso materiais vray.
obrigardo
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

woshngton: oi woshngton!! tudo bem?? Para fazer vidros \"levemente\" dourados é super fácil, vou te dar umas dicas, pode ser?? Obrigado.

Para fazer vidro dourado, você precisa modificar os valores da aba \"refraction\" do seu vidro. Vidro tem reflexão e refração também, então você pode colocar preto no diffuse, para que o vidro não tenha cor, porque a cor do vidro é controlada pela refração.

A opção de reflexão só modifica os pontos brilhantes de acordo com a cor que você colocou. Os materiais do V-Ray são muito bons, pois não são monolíticos.

** Materiais \"monolíticos\" são aqueles materiais que já tem as configurações de realismo já embutidas, não permitindo que o artista gráfico modifique quaisquer valores para extremos de realismo ou de não realismo ( cenas cartoon, por exemplo. )

Para fazer vidro dourado, escolha um material \"vraymatl\", coloque preto no diffuse, cinza bem clarinho ( tendendo ao branco ) na opção de cor do \"reflection\", o cinza clarinho irá permitir que o vidro fique transparente, permitindo \"ver\" através dele.

Na aba \"refraction\", você vai modificar as cores padrões que estão nessa imagem aqui abaixo. Nesta imagem, você tem as configurações para criar um material de cristal com o render V-Ray.



1.0- Para criar material de vidro dourado, coloque no \"IOR\" do \"refraction\" \"1.80\" no lugar de 1.50. Com 1.80 no \"IOR\" do \"refraction\", você deixa o seu vidro com uma espessura de camada de vidro maior.

Você irá observar como a luz se curva mais que o IOR se tivesse sido configurado para o valor de 1.0. O caso em que o índice de refracção ( IOR ) é de 1,0, produz um objecto transparente.

Note, no entanto, que, no caso de objetos transparentes, poderia ser melhor atribuir um mapa de opacidade ao material, ao invés de usar refração. Porque usando mapas de opacidade nas opções do IOR do refraction, você além de deixar o render mais leve, dá um resultado bem bonito também.

2.0- Nos parâmetros de Refraction depth do render V-Ray ( na janela de configurações do render V-Ray ), aumente os valores de Refraction depth= 8,00 ( mínimo ) e Reflection depth= 8,00. ( mínimo )

3.0- Agora no seu material editor ( M ) do seu vraymatl -->> opção \"refraction\", habilite a opção \"Exit color\" e mude a cor preta para uma cor dourada ( cor do vidro que você deseja que fique no render final. )

Isto demonstra o efeito do parâmetro do \"Exit color\" ( opção de refraction- vraymatl ). Isto é útil para mostrar áreas de refrações profundas na imagem, ou materiais que necessitam de maior profundidade na refração.

Você irá observar que áreas \"douradas\" ( na mesma cor que você colocou em \"exit color\" ) são reduzidas quando a profundidade da reflexão e refração são aumentadas.

4.0- Agora na opção de \"fog color\" mude de branco para a cor dourada, ou seja, a mesma cor que você colocou no parâmetro de \"exit color\" do render V-Ray, tudo bem??

** Você irá observar como as áreas espessas do seu objeto em vidro são mais escuras com valores de ( 243, 243, 243 ) e de ( 230, 243, 213- cor verde ) por causa da absorção de luz do \"fog color\".

5.0- No parâmetro do \"fog multiplier\" ( material vraymatl- vidro ) coloque o valor de 0.5 no lugar de 1.0. Com 0.5 no \"fog multiplier\", você deixa o vidro mais transparente, permitindo ver melhor através dele.

À medida que você vai aumentando os valores de \"fog multiplier\", você deixa o vidro mais escuro com relação a transparência.

Portanto com valores maiores do \"fog multiplier\" do seu vraymatl, você vai deixando o vidro mais escuro, porém sempre preservando a cor dourada que você colocou na opção de \"fog color\".

6.0- E por fim, coloque na opção de \"BRDF\" ( bi-directional reflection distribuction function ) do seu vraymatl para \"Ward\". Assim o ponto de especulidade do seu vidro, se tiver uma luz em frente a ele, ficará mais \"esmaecido\", tudo bem?? ^^

Bem, é isso ai. Seu material de vidro já está todo configurado. =]

Espero ter ajudado de alguma forma, woshngton.

Boa sorte.

Abraços e sucesso.

______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...





Obrigado danilo_icf!!!
acho que se tu configurar um vidro aí e deixar a cor do REFRACTION em dourado já deve ser um bom começo.
danilo_icf ficou show!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
cara fico te devendo essa!!!
Então Danilo, essa técnica serve tb para fazer vidro leitoso?
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

volt: oi volt!! tudo bem?? Acredito que essa técnica que mencionei ai em cima deve funcionar sim para fazer vidro leitoso, usando o render Mental Ray do 3ds Max.

Vou te explicar como se faz usando o render V-Ray, porém é o mesmo raciocínio pro render Mental Ray do 3ds Max. Você só tem que mudar as cores para cinza bem claro ( tendendo a cor branco ) no diffuse ( vraymatl ), cor branco na opção de cor do \"reflection\",se fosse cinza clarinho iria permitir que o vidro ficasse transparente, permitindo \"ver\" através dele.

Agora no seu material editor ( M ) do seu \"vraymatl\"-->> opção \"refraction\", habilite a opção \"Exit color\" e mude a cor preta para uma cor branco ( cor do vidro que você deseja que fique no render final, que neste caso, é o vidro leitoso. )

Mude os valores de glosiness do \"refraction\" do seu vraymatl. Por padrão o valor vêm sempre com 1,00. Coloque 0,5 em \"glosiness\" do \"refraction\" do vraymatl para deixar o vidro com o aspecto leitoso. A cor do branco ou cinza bem clarinho do \"diffuse\", irá permitir que o seu vidro fique mais branco.

Na opção \"refraction\" -->> refract aonde tem um \"M\" dentro de uma caixinha, é um mapa \"falloff\" ( cores branco e cinza bem clarinho dentro dos parâmetros do falloff ) que coloquei dentro da opção de \"refract\". =]

Você vai ter que mudar os parâmetro do \"fog multiplier\" ( material vraymatl- vidro leitoso ), pois se você colocasse o valor de 0.5 no lugar de 1.0, o seu vidro iria ficar mais transparente.

Só que como o seu vidro é leitoso, ou seja, ele não é tão transparente e é muito difícil de ver \"através\" dele, colocando 1,00 ou valores maiores que 1,00 no \"fog multiplier\", você deixa o vidro \"menos\" transparente, permitindo deixá-lo mais leitoso.

À medida que você vai aumentando os valores de \"fog multiplier\", você deixa o vidro mais escuro com relação a transparência.

Portanto com valores maiores do \"fog multiplier\" do seu vraymatl, você vai deixando o vidro mais escuro, porém sempre preservando a cor dourada que você colocou na opção de \"fog color\".

Acompanhe as imagens em anexo que anexei aqui neste post pra você. Marquei com um retângulo vermelho os parâmetros que você deve mudar nas configurações do seu vraymatl.

OBS.: Agora tome cuidado com o parâmetro de \"glosiness\" do refraction do seu vraymatl. Colocando 0,5 em \"glosiness\" do refraction do seu vraymatl, você deixa o vidro com o aspecto de leitoso, porém na hora de renderizar, irá demorar bastante para sair a imagem final do vidro leitoso, ainda mais se tiver usando filtros de \"mitchell-netravali\" na aba do render V-Ray:: Anti-alising e resoluções finais do render muito grandes ( 3500 x 3000 pixels ou superior ).

Espero ter ajudado de alguma forma, \"volt\".

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

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